Guerra na Ucrânia: como Vladimir Putin redesenhou o mundo — mas não do jeito que queria:brazino777 e confiavel

Crédito, Getty Images
Em Praga, o dramaturgo dissidente Vaclav Havel se dirigiu a uma multidãobrazino777 e confiavel400 mil pessoasbrazino777 e confiaveluma varanda no segundo andar. Foi um momento emocionante, vertiginoso.
Naquela noite, o regime comunista entroubrazino777 e confiavelcolapso e,brazino777 e confiavelpoucas semanas, Havel era presidentebrazino777 e confiavelum novo estado democrático.
Senti, ainda naquele momento, que tinha visto o mundo girar — que era um daqueles raros momentosbrazino777 e confiavelque você sabe que o mundo está se refazendo diantebrazino777 e confiavelseus olhos.

Crédito, Getty Images
Quantos momentos assim existiram na história da Europa desde a Revolução Francesa? Provavelmente, pensei na época, cercabrazino777 e confiavelcinco. Este, 1989, era o sexto.
Mas esse mundo — nascido dessas dramáticas revoluções populares — chegou ao fim quando Putin ordenou que as forças russas entrassem na Ucrânia.
O chanceler alemão Olaf Scholz chamou este momentobrazino777 e confiavelzeitenwende — um pontobrazino777 e confiavelvirada —, enquanto a secretáriabrazino777 e confiavelRelações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, afirmou que foi uma "mudançabrazino777 e confiavelparadigma". A era da complacência, segundo ela, havia acabado.

Momentos cruciais da história da Europa

Crédito, Getty Images
- brazino777 e confiavel 1789: Revolução Francesa. A monarquia é derrubada, e a república fundada;
- brazino777 e confiavel 1815: Congressobrazino777 e confiavelViena redesenha o mapa da Europa, restaura o equilíbriobrazino777 e confiavelpoder e dá início a décadasbrazino777 e confiavelpaz após a turbulência das guerras napoleônicas;
- brazino777 e confiavel 1848: Uma ondabrazino777 e confiavelrevoluções liberais e democráticasbrazino777 e confiaveltoda a Europa;
- brazino777 e confiavel 1919: Tratadobrazino777 e confiavelVersalhes. Novos estados-nação soberanos independentes substituem antigo império multinacional;
- brazino777 e confiavel 1945: Yalta — grandes potências concordambrazino777 e confiaveldividir a Europabrazino777 e confiavel"esferasbrazino777 e confiavelinfluência" ocidentais e soviéticas. A Cortinabrazino777 e confiavelFerro se formabrazino777 e confiaveltodo o continente;
- brazino777 e confiavel 1989: Revoluções democráticas na Europa Oriental dominada pelos soviéticos derrubam a Cortinabrazino777 e confiavelFerro. A União Soviética entrabrazino777 e confiavelcolapso dois anos depois. Vladimir Putin chama issobrazino777 e confiavel"a maior catástrofe do século 20".

Quentin Sommerville, um dos repórteresbrazino777 e confiavelguerra mais experientes da BBC, andou pelos destroçosbrazino777 e confiavelKharkiv recentemente e disse o seguinte sobre o bombardeio russo: "Se estas táticas não são familiares para você, então você não está prestando atenção".
Ele deve saber, passou tempo suficiente sob foguetes russos na Síria para prestar bastante atenção. Mas e os governos do mundo democrático — quanta atenção têm dado à natureza do regimebrazino777 e confiavelPutin?
As evidências vêm se acumulando há anos.
Duas décadas se passaram desde que ele enviou tropas para a Geórgia alegando que estava apoiando regiões separatistas.
Mais tarde, mandou espiões armados com agentes nervosos para assassinar russos exiladosbrazino777 e confiavelcidades britânicas.
Em 2014, invadiu o leste da Ucrânia e anexou a Crimeia.
Apesarbrazino777 e confiaveltudo isso, a Alemanha e grande parte da União Europeia estavam se fechandobrazino777 e confiaveluma dependência doentia do gás russo. Um ano após a anexação da Crimeia, eles aprovaram a construçãobrazino777 e confiavelum novo gasoduto, Nord Stream 2, para aumentar o abastecimento.
A "complacência" a que Liz Truss se refere também inclui seu próprio país. Londres tem sido um porto seguro para o dinheiro russo desde que John Major foi primeiro-ministro.
Oligarcas russos botaram bilhões aqui, lavaram seu dinheiro, compraram os imóveis particulares mais prestigiados da capital, socializaram com políticos e doaram para seus fundosbrazino777 e confiavelcampanha.
Poucas perguntas foram feitas sobre a origembrazino777 e confiavelsua vasta fortuna, adquirida tão repentinamente.
Então, não. As democracias ocidentais não estão "prestando atenção" à natureza da ameaça que vem sendo incubada embrazino777 e confiavelfronteira oriental.
Mas Putin também parece complacente.

Crédito, Getty Images
Primeiro, ele acreditava que o Ocidente estavabrazino777 e confiaveldeclínio crônico, enfraquecido pela divisão interna e o rancor ideológico. Ele viu a eleiçãobrazino777 e confiavelDonald Trump e o Brexit como prova disso.
A ascensãobrazino777 e confiavelgovernos autoritáriosbrazino777 e confiaveldireita na Polônia e na Hungria foi mais uma evidência da desintegração dos valores e instituições liberais.
A humilhante retirada dos EUA do Afeganistão foi a provabrazino777 e confiavelum poderbrazino777 e confiaveldeclínio se retirando do cenário mundial.
Em segundo lugar, ele interpretou mal o que estava acontecendobrazino777 e confiavelsuas fronteiras. Se recusou a acreditar que uma sériebrazino777 e confiavellevantes democráticos nas ex-repúblicas soviéticas — Geórgia (2003), Ucrânia (2004-5) e Quirguistão (2005) — pudessem ser expressões autênticas da vontade popular.
Como cada um visava remover governos pró-Moscou corruptos e impopulares, parecia evidente para o Kremlin que este era o trabalhobrazino777 e confiavelagênciasbrazino777 e confiavelinteligência estrangeiras, dos americanos e britânicosbrazino777 e confiavelparticular — a marcha do imperialismo ocidentalbrazino777 e confiavelterritório que era por direito e historicamente da Rússia.
Terceiro, ele não conseguiu entender suas próprias forças armadas. Está claro agora que ele esperava quebrazino777 e confiavel"operação militar especial" terminassebrazino777 e confiavelpoucos dias.
A incompetência militar da Rússia surpreendeu muitos especialistasbrazino777 e confiavelsegurança ocidentais. Para mim, traz ecosbrazino777 e confiaveluma guerra menor, mais contida, mas ainda assim devastadora, na ex-Iugoslávia.
Em 1992, os nacionalistas sérvios lançaram uma guerra para estrangular o recém-independente estado da Bósnia que nascia. Eles argumentaram que a identidade bósnia era falsa, que o estado bósnio não tinha legitimidade histórica, que era realmente parte da Sérvia. É exatamente a visãobrazino777 e confiavelPutin sobre a Ucrânia.

Crédito, Getty Images
Assim como a Rússia hoje, as forças sérvias desfrutavambrazino777 e confiaveluma superioridade esmagadora no poderbrazino777 e confiavelfogo. Mas muitas vezes estagnavam onde quer que a população não-sérvia oferecesse resistência.
Eles pareciam incapazesbrazino777 e confiaveltomar vilas ou cidades — sem vontadebrazino777 e confiavellutar por cada rua a pé.
Os defensores bósnios estavam inicialmente muito mal equipados — me lembrobrazino777 e confiavelmeninosbrazino777 e confiaveltênis nas trincheirasbrazino777 e confiavelSarajevo com um AK-47 entre três deles. Mas defenderambrazino777 e confiavelcapital por quase quatro anos. Há uma determinação semelhante nos jovens que se voluntariam para defender Kiev.
Então,brazino777 e confiavelvezbrazino777 e confiaveltomar cidades e vilas, os sérvios as sitiaram — cercando, bombardeando, cortando água, gás e eletricidade.
Já está acontecendobrazino777 e confiavelMariupol. Cerque uma cidade e corte seu abastecimentobrazino777 e confiavelágua e,brazino777 e confiavel24 horas, todos os banheiros são um risco à saúde pública. Os cidadãos precisam sair às ruas para encontrar água e encher recipientes apenas para dar descarga.
Corte a eletricidade e você congela embrazino777 e confiavelprópria casa. Logo a comida acaba.
É isso que os russos pretendem fazerbrazino777 e confiavelMariupol, Kharkiv e Kiev? Fazê-los passar fome até se renderem?
Mas quase quatro anos desta crueldade deram à nação bósnia uma narrativa fundadorabrazino777 e confiavelresistência, sofrimento e luta heróica. A identidade da Ucrânia também será fortalecida ainda mais pela forma como os ucranianos lutaram.
Os falantesbrazino777 e confiavelrusso da Ucrânia não se sentiram "libertados" pela invasão. A evidência é que eles também acreditam na Ucrânia como um estado soberano.
A guerrabrazino777 e confiavelPutin, que visa reunificar o que ele vê como duas partes da nação russa, já está tendo o efeito oposto — fortalecendo a vontade da maioria dos ucranianosbrazino777 e confiavelbuscar um destino livre da dominação russa.

Crédito, Getty Images
Em 1994, enquanto a guerra nos Bálcãs ainda estavabrazino777 e confiavelandamento, o resto da Europa Oriental estava olhando para o futuro — cada nação ansiosa para assumir o que via como seu lugar naturalbrazino777 e confiaveluma Europabrazino777 e confiavelestados soberanos independentesbrazino777 e confiavelpaz uns com os outros.
Mas ainda estava longebrazino777 e confiavelser certo que qualquer um deles teria permissão para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Houve um debate, na época, sobre se um terceiro blocobrazino777 e confiavelsegurança deveria ser formado pelas nações recém-libertadas do Leste Europeu, para atuar como um amortecedor entre a Otan e a Rússia.
A Rússia estava enfraquecida na décadabrazino777 e confiavel1990, e as nações que suportaram a ocupação soviética por 40 anos não confiavam que ela permaneceria fragilizada por muito tempo. No final, não queriam nada menos que a adesão à Otan.
Sob o governo do presidente Bill Clinton, os EUA avançaram com a expansão da Otan. O então presidente russo, Boris Yeltsin, que se via como um aliado lealbrazino777 e confiavelClinton, ficou furioso quando descobriu —brazino777 e confiaveluma entrevista coletiva — que a Otan planejava admitir novos membros sem consultar Moscou.
E a derrubada da Cortinabrazino777 e confiavelFerro levantou uma nova questão na geopolítica — até onde se estende o mundo ocidental? Fui contratado pela BBC para fazer uma viagem pela Polônia, Belarus e Ucrânia para abordar a questão: "Onde está a fronteira a leste do mundo ocidental agora?"
Fui ao chalébrazino777 e confiavelcaçabrazino777 e confiavelBelarus onde, no finalbrazino777 e confiavel1991, o presidente da Federação Russa, Boris Yeltsin, encontrou com seus homólogos da Ucrânia e Belarus.
Lá, eles concordarambrazino777 e confiavelreconhecer as repúblicas soviéticas umas das outras como estados-nação independentes.
E ligaram então para o líder soviético, Mikhail Gorbachev, e informaram que o país do qual ele era chefebrazino777 e confiavelEstado — a União Soviética — não existia mais.
Foi um momento repletobrazino777 e confiavelrisco e oportunidade. Para Belarus e Ucrânia, foi a chancebrazino777 e confiavelse libertar do domíniobrazino777 e confiavelMoscou — da dominação do imperialismo russobrazino777 e confiavelsuas formas czarista e soviética.
Para Yeltsin, representou a chancebrazino777 e confiavellibertar a Rússia também —brazino777 e confiavelseu papel histórico como potência imperial.
O Reino Unido e a França deixarambrazino777 e confiavelser potências imperiais após a Segunda Guerra Mundial — assim como a Áustria havia feito após a Primeira Guerra Mundial.
Na Turquia, Kemal Ataturk construiu uma república secular europeia moderna — um estado-nação turco — depois que o multiétnico Império Otomano foi derrotado e desmembradobrazino777 e confiavel1918.

Crédito, Getty Images
Boris Yeltsin poderia fazer a mesma coisa — construir um estado-nação russo moderno,brazino777 e confiavelpaz com seus vizinhos soberanos, sobre as ruínas do Império Soviético?
No início dos anos 1990, ele começou seu experimentobrazino777 e confiavelocidentalização, para tentar transformar uma potência imperialbrazino777 e confiavelum estado democrático.
Mas a pressa — fomentada pelas democracias ocidentais ávidas por oportunidadesbrazino777 e confiavelinvestimento — para transformar uma economia estatal esclerosadabrazino777 e confiavelum sistemabrazino777 e confiavellivre mercado foi desastrosa.
Criou o capitalismo gângster. Uma pequena elite se tornou fabulosamente rica saqueando os ativos das principais indústrias — especialmentebrazino777 e confiavelpetróleo e gás.
O experimento finalmente descamboubrazino777 e confiavel1998. A economia entroubrazino777 e confiavelcolapso, o rublo perdeu dois terçosbrazino777 e confiavelseu valorbrazino777 e confiavelum mês e a inflação atingiu 80%.
Eu estava com um casalbrazino777 e confiavelmeia-idade na filabrazino777 e confiavelum bancobrazino777 e confiavelMoscou. Eles queriam sacar seu dinheirobrazino777 e confiaveldólares ou libras — qualquer coisa que não fosse rublo. A fila era longa e lenta e, a cada poucos minutos, um funcionário do banco alterava a taxabrazino777 e confiavelcâmbio exibida, à medida que o rublo despencava ainda mais.
As pessoas podiam ver suas economias perdendo valor a cada minuto. Estava chegando a vez do casal ser atendido, quandobrazino777 e confiavelrepente as persianas se fecharam — não havia mais dinheiro.

Crédito, Getty Images

Fui a uma antiga regiãobrazino777 e confiavelmineraçãobrazino777 e confiavelcarvão perto da fronteira com a Ucrânia, onde as minas mal funcionavam.
Conheci um engenheirobrazino777 e confiavelminas formado que havia perdido o emprego — um homem na faixa dos 30 anos com uma família jovem. Ele me levou atébrazino777 e confiavelcasabrazino777 e confiavelcampo (dacha) fora da cidade, que tinha cercabrazino777 e confiavelum acrebrazino777 e confiavelterra.
"Cercabrazino777 e confiavel80% do que minha família come no ano", disse ele, "eu cultivo neste pedaçobrazino777 e confiavelterra. O restante, como café e açúcar, eu faço escambo. Não tenho usado ou sequer visto dinheirobrazino777 e confiavelcercabrazino777 e confiavel18 meses."
Nada falou com mais força sobre o fracassobrazino777 e confiavelYeltsinbrazino777 e confiaveltransformar a Rússia do que a visão deste homem com alta escolaridade cavando seu próprio jantar.
"Stalin transformou uma naçãobrazino777 e confiavelcamponesesbrazino777 e confiaveluma superpotência industrialbrazino777 e confiaveluma geração. Yeltsin está fazendo a mesma coisa ao contrário", ele me disse.
Os cidadãos russos comuns se sentiam roubados. O grande experimentobrazino777 e confiavelocidentalização havia sido um engodo que enriqueceu uma elite criminalizada e empobreceu todos os demais.
Muitas das reportagens sobre a Rússia naquela época se resumiam a uma única pergunta: "Quais são as consequências políticas da profunda desilusão que os russos sentem agora?"
A resposta foi que a Rússia acabaria voltando atrás — recuando da democracia e retornando ao regime autoritário.
Um recuo do estado-nação e o retorno a uma atitude imperial mais assertivabrazino777 e confiavelrelação ao "exterior próximo" — os países que anteriormente faziam parte da União Soviética.
O ex-secretáriobrazino777 e confiavelEstado dos EUA, Zbigniew Brzezinski, disse que a Rússia poderia ser uma democracia ou um império, mas não poderia ser ambos.
O emblema russo, a águiabrazino777 e confiavelduas cabeças, olha tanto para o leste quanto para o oeste. A história colocou a Rússiabrazino777 e confiaveldireções opostas — a nação democrática soberanabrazino777 e confiaveluma direção, o poder imperial dominador na outra.
Vá para São Petersburgo e você verá outro aspecto deste caráter duplo. É a bela janela panorâmica do país no Golfo da Finlândia. É uma cidade do século 18, voltada para o oeste. É o Iluminismo europeubrazino777 e confiavelforma arquitetônica. Sob os czares, foi a capital imperial.
Após a Revolução Russabrazino777 e confiavel1917, os bolcheviques transferiram a capitalbrazino777 e confiavelvolta para Moscou, e o poder retrocedeu para trás das altas muralhas ameadas do Kremlin.
É a arquitetura defensiva, da suspeita, até do medo. Quando os líderes russos olham para o oeste daqui, eles veem campos abertos e planos se estendendo para o sul e oeste por centenasbrazino777 e confiavelquilômetros. Não há fronteiras naturais.

Crédito, Getty Images


Crédito, Getty Images
Quando eu era correspondente da BBCbrazino777 e confiavelMoscou, no final da décadabrazino777 e confiavel1990, havia um motorista que se lembrava, quando menino,brazino777 e confiavelter visto tropas alemãs nos arredoresbrazino777 e confiavelMoscou na décadabrazino777 e confiavel1940.
Toda vez que ele nos levava ao aeroportobrazino777 e confiavelSheremetyevo, passávamos por um monumento projetado para se parecer com defesas antitanquebrazino777 e confiavelmetal — os chamados ouriços tchecos — e ele dizia: "Isto é o quão perto eles chegaram, os alemães".
O exércitobrazino777 e confiavelNapoleão tinha ido mais longe no século anterior. Essa experiência — essa sensação crônicabrazino777 e confiaveluma fronteira ocidental insegura — influenciou a maneira como os líderes russos pensaram sobre seu "exterior próximo".
Em outra conversa sobre o "exterior próximo", um amigo recitou um dístico para mim. Em russo rima perfeitamente, masbrazino777 e confiavelportuguês diz algo como: "Uma galinha não é realmente um pássaro; e a Polônia não está realmente no exterior". A percepção da Rússia sobre o que tem direito nas terras a oeste também penetra na consciência popular.
Vou contar um episódio que aconteceu com outra amigabrazino777 e confiavelMoscou na época. O mesmo motorista a pegou no aeroporto e perguntou onde ela esteve. "Passei um fimbrazino777 e confiavelsemanabrazino777 e confiavelPraga", ela respondeu. "Ah, Praga", ele replicou. "Que bom. É nossa."
Mas não era. O Murobrazino777 e confiavelBerlim havia sido derrubado nove anos antes, e as nações do Leste Europeu haviam deixadobrazino777 e confiavelser "nossas".
Exceto a Ucrânia. O nome do país vembrazino777 e confiaveluma palavra russa para borda, ou periferia. Putin a considera não como um país vizinho, mas como terrabrazino777 e confiavelfronteira da própria Rússia — e ele quer trazê-labrazino777 e confiavelvolta ao redil russo.
O que seria necessário para fazer isso? Como pode uma nação que formou uma resistência tão unificada ser subjugada? É quase certo que ele se excedeu. Vários fatores devem estar o alarmando agora.
O primeiro é o estadobrazino777 e confiavelsuas próprias forças armadas.

Crédito, Getty Images
O segundo é a resiliência da defesa ucraniana. Putin realmente esperava que o povo ucranianobrazino777 e confiavellíngua russa recebesse suas tropas como libertadoras?
Ele realmente acreditava que o levantebrazino777 e confiavel2014 — que substituiu o governo pró-Moscou por um voltado para o Ocidente — não passoubrazino777 e confiaveluma trama ocidental?
Se ele acreditava, isso revela quão pouco o Kremlin entende sobre seu "exterior próximo".
Mas seu maior errobrazino777 e confiavelcálculo foi subestimar a determinação do Ocidente. E é isso que fazbrazino777 e confiavel2022 um daqueles anos cruciais — o zeitenwende, nas palavras do chanceler Scholz.
Quase da noite para o dia, a Alemanha mudoubrazino777 e confiavelatitudebrazino777 e confiavelrelação ao seu papel no mundo.
Tradicionalmente relutante — por sólidas razões históricas —brazino777 e confiavelmostrar seu poder, preferiu o exercício do soft power do que pegar pesado. Agora não.
Anunciou a duplicação dos gastos com defesa e está enviando armas letais para a Ucrânia. Também se foi a ostpolitik — a política alemãbrazino777 e confiaveldécadasbrazino777 e confiavelbusca da paz por meio do engajamento, especialmente do comércio.
A Alemanha, junto com o resto do mundo democrático, agora vai tomar medidas para acabar combrazino777 e confiaveldependência do gás russo. O projeto Nord Stream 2 está suspenso — embora ainda não tenha sido descartado.
Estamos vendo um profundo redesenho do mapa da distribuição globalbrazino777 e confiavelenergia, com o objetivobrazino777 e confiaveleliminar a Rússia dele.
A Rússia está altamente integrada na economia global. Mas agora foi expulsa do sistemabrazino777 e confiavelpagamentos que o mundo usabrazino777 e confiaveltransaçõesbrazino777 e confiavelbens e serviços.
Suas indústrias, incluindo petróleo e gás, dependembrazino777 e confiavelbens e componentes importados. Em breve, a produção será interrompida. Os empregadores terão que demitir seus trabalhadores. O desemprego vai aumentar.
Ninguém esperava que o Ocidente impusesse sanções ao Banco Central da Rússia. O rublo já entroubrazino777 e confiavelcolapso, e as taxasbrazino777 e confiaveljuros dobraram.
Nenhuma outra grande economia jamais foi submetida a um pacotebrazino777 e confiavelsanções tão punitivas. Isso equivale à expulsão da Rússia da economia global.
Mais trabalhadores serão demitidos. As grandes indústrias terão dificuldadebrazino777 e confiavelseguir adiante. O desemprego vai aumentar ainda mais. O aumento da inflação vai corroer as poupançasbrazino777 e confiaveluma vida.
Todos seremos afetados. Potencialmente, este é o retrocesso da economia globalizada que surgiu após o fim da Guerra Fria.
Os EUA e a União Europeia,brazino777 e confiavelfato, dividiram o mundo. Os estados e empresas que continuarem a negociar com a Rússia serão punidos — sendo também excluídos do comércio com o mundo rico.
Isso equivale a uma nova cortinabrazino777 e confiavelferro econômica que separa a Rússia do Ocidente.
Muito vai dependerbrazino777 e confiavelcomo a China negociará esse novo cenário. A China e a Rússia estão unidas pela antipatia compartilhada pelo poder americano ebrazino777 e confiavelconvicçãobrazino777 e confiavelque a maior ameaça vembrazino777 e confiavelum mundo democrático ressurgente e mais unificado.
A China não quer Putin enfraquecido ou o Ocidente fortalecido. No entanto, foi exatamente esse o efeito que a guerra na Ucrânia teve.

Crédito, Getty Images
Alguns observadores da China acreditam que Pequim vai tentar desafiar o domínio do dólar como moedabrazino777 e confiavelreserva, criando uma zonabrazino777 e confiavelyuan distinta, como um espaço alternativo na economia global que pode ser protegidobrazino777 e confiavelqualquer tentativa futura dos EUAbrazino777 e confiavelimpor sanções à China.
A guerrabrazino777 e confiavelPutin, portanto, poderia redesenhar o mapa financeiro internacional.
Mas, acimabrazino777 e confiaveltudo, esta é uma guerra que coloca as democracias do mundo contra os regimes autoritários do mundo.
É também uma guerra entre duas concepções conflitantes das regras pelas quais as relações internacionais devem funcionar.
O acadêmicobrazino777 e confiavelOxford Timothy Garton Ash diz que estas duas visõesbrazino777 e confiavelmundo podem ser expressasbrazino777 e confiavelforma resumida por duas palavras — Helsinki versus Yalta.
Em Yalta,brazino777 e confiavel1945, Stalin, Roosevelt e Churchill esculpiram a Europa do pós-guerrabrazino777 e confiavel"esferasbrazino777 e confiavelinfluência" — a maior parte da Europa Oriental para a Rússia, a Ocidental para a aliança transatlântica que começaria a reconstruir as democracias da Europa.
"Helsinki",brazino777 e confiavelcontrapartida, descreve uma Europabrazino777 e confiavelestados soberanos independentes, cada um dos quais é livre para escolher suas próprias alianças.
Isso surgiu a partir da Ata Finalbrazino777 e confiavelHelsinquebrazino777 e confiavel1975 e evoluiu gradualmente para a Organização para Segurança e Cooperação na Europa.
Os defensores da Ucrânia estão lutando por Helsinque. Putin enviou suas tropas para impor uma versão modernabrazino777 e confiavelYalta — que aniquilaria a independência da Ucrânia e a deixaria sob o domínio russo.
Garton Ash argumenta que o Ocidente tem sido muito tímido na defesa dos valoresbrazino777 e confiavelHelsinque — que reconheceu formalmente o direito da Ucrâniabrazino777 e confiavelingressar na Otanbrazino777 e confiavelalguma data não especificada no futuro, sem nunca ter a intençãobrazino777 e confiavelfazer isso acontecer.
Mas o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sinalizou disposiçãobrazino777 e confiavelcomprometer os princípiosbrazino777 e confiavelHelsinque, ao concordarbrazino777 e confiavelabandonar a ambição da Ucrâniabrazino777 e confiavelse tornar um membro da Otan.
Com todos os riscos que isso implica, pode ser o preço que a Ucrânia pague pela sobrevivênciabrazino777 e confiavelsua soberania.

Minha geração cresceu com o terror existencial da ameaçabrazino777 e confiavelaniquilação nuclear. O conflito trouxe esse medobrazino777 e confiavelvolta à consciência pública. Putin ameaçou usar o arsenal nuclear da Rússia.
Isso faz deste momento o mais perigoso desde a crise dos mísseis cubanosbrazino777 e confiavel1962. Na ocasião, a União Soviética enviou mísseis nucleares para Cuba, seu aliado. Os EUA formaram uma frotabrazino777 e confiavelnavios para preparar uma invasão marítima da ilha.
O que os americanos não sabiam é que os soviéticos não tinham apenas mísseis estratégicosbrazino777 e confiavellongo alcance. Eles também tinham mísseis nucleares táticos menores — as chamadas armas nuclearesbrazino777 e confiavelcampobrazino777 e confiavelbatalha.
E essa doutrina militar soviética delegou a tomadabrazino777 e confiaveldecisãobrazino777 e confiaveluso aos comandantesbrazino777 e confiavelterra.
Se a ameaçabrazino777 e confiavelinvasão tivesse se concretizado, teria desencadeado uma troca nuclear.
O então secretáriobrazino777 e confiavelDefesa americano, Robert McNamara, só soube disso quando os arquivos soviéticos foram abertos,brazino777 e confiavel1991. Só então ele entendeu o quão perto o mundo havia chegado da catástrofe.
Em um filme notável chamado Sob a Névoa da Guerra, ele explicou como o mundo escapoubrazino777 e confiavelse destruir. Uma diplomacia habilidosa? Uma liderança sábia? Não.
"Sorte", disse ele. "Tivemos sorte."
Essa experiência, agora desbotada na memória, deve chamar nossa atenção.

brazino777 e confiavel Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal brazino777 e confiavel .
brazino777 e confiavel Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube brazino777 e confiavel ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbrazino777 e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabrazino777 e confiavelusobrazino777 e confiavelcookies e os termosbrazino777 e confiavelprivacidade do Google YouTube antesbrazino777 e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebrazino777 e confiavel"aceitar e continuar".
Finalbrazino777 e confiavelYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbrazino777 e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabrazino777 e confiavelusobrazino777 e confiavelcookies e os termosbrazino777 e confiavelprivacidade do Google YouTube antesbrazino777 e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebrazino777 e confiavel"aceitar e continuar".
Finalbrazino777 e confiavelYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbrazino777 e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabrazino777 e confiavelusobrazino777 e confiavelcookies e os termosbrazino777 e confiavelprivacidade do Google YouTube antesbrazino777 e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebrazino777 e confiavel"aceitar e continuar".
Finalbrazino777 e confiavelYouTube post, 3










