Coronavírus: por que o Peru não consegue conter a covid-19, apesarcbet training methodsquarentena e investimentos:cbet training methods

Crédito, AFP
Até agora, 80% dos cidadãos aprovam a gestãocbet training methodsVizcarra,cbet training methodsacordo com uma pesquisa realizadacbet training methodsmaio pela consultoria Ipsos Apoyo.
No entanto, pouco maiscbet training methodsdois meses após o início das restrições, o Peru é o segundo país da América Latina com mais casoscbet training methodscovid-19cbet training methodstermos absolutos depois do Brasil,cbet training methodsacordo com a Universidade Johns Hopkins, que monitora o progresso da pandemia no planeta.
Segundo dados desta segunda-feira (25), o Peru já havia registrado 119.959 casoscbet training methodscovid-19 e 3.456 mortes. Os novos números colocam o Peru como o país da América do Sul com maior númerocbet training methodscasoscbet training methodscovid-19 per capita.

Crédito, Reuters
Esse cenário é explicado,cbet training methodsparte, porque o Peru aplicou mais testescbet training methodsrastreamentocbet training methodscovid-19 que outros países da América Latina com uma população maior. Até sexta-feira, o Peru havia coletado 750.526 amostras, enquanto até quinta-feira o México havia feito 193.589, por exemplo. Até quarta-feira, a Colômbia havia realizado 214.536 testes. Já o Brasil se aproximava dos 500 mil testes feitos.
Mas isso não explica, por si só, o maior númerocbet training methodscasos no Peru ou o fatocbet training methodso governo não ter achatado a curvacbet training methodscontágio tanto quanto gostaria.
Especialistas consideram que alguns problemas preexistentes da economia e da sociedade peruanas ajudam a entender por que o país ainda não conteve o surto.
Veja, a seguir, cinco fatores:
1. Informalidade
Muitos peruanos concordaramcbet training methodslimitar suas saídascbet training methodscasa, disse à BBC News Mundo, o serviçocbet training methodsespanhol da BBC, Hugo Ñopo, principal pesquisador do centrocbet training methodspesquisa peruano Grade.
Mas as condições econômicas e a obrigaçãocbet training methodsir a lugares lotados, entre outras circunstâncias, impediram o objetivo mais importante da luta contra o novo coronavírus: maximizar o distanciamento social.

Crédito, Reuters
Cercacbet training methods71% da população ativa no Peru vive da economia informal ou trabalhacbet training methodscom atividadescbet training methodsque obtémcbet training methodsrenda dia a dia.
"Estamos falandocbet training methodsfamílias onde a renda é diária e, portanto,cbet training methodslogística operacional também é diária", diz Ñopo.
"Os peruanos que tiveramcbet training methodssair para trabalhar (nos setores formal e informal) foram a estaçõescbet training methodstransporte, ou os peruanos que foram fazer compras (ou vender) foram a mercados muito movimentados, onde a distância não foi respeitada", diz Ñopo.
"Então, minimizamos as saídas, mas esquecemoscbet training methodsmaximizar a distância social. Parte dos contágios se deve a isso", acrescenta.
2. Logística para abastecimento
Uma das dificuldades que explicam essa necessidadecbet training methodssair com frequência é o fatocbet training methodsque apenas 21,9% das famílias pobres no Peru têm uma geladeira (ou seja, pouco maiscbet training methodsumacbet training methodscada cinco famílias pobres),cbet training methodsacordo com a última Pesquisa Nacionalcbet training methodsFamílias do Peru,cbet training methods2019.
Essas casas "não contam com logística que lhes permita estocar alimentos por muitos dias", disse Ñopo à BBC News Mundo. "Eles precisam sair para se abastecer com alguma frequência e principalmente ir até os mercados", acrescenta.

Crédito, Reuters
Muitas outras pessoas estão indo ao mercado com frequência porquecbet training methodsum país onde há o costumecbet training methodscomer produtos frescos.
"Não há um diacbet training methodsque as pessoas não saiam para comprar um poucocbet training methodscoentro, um poucocbet training methodscebola, os ingredientes para ceviche", disse o jornalista peruano Harry Gordillo ao podcast La Encerrona, no finalcbet training methodsabril, sobre a situação no distrito onde ele mora na regiãocbet training methodsLambayeque, o segundo com mais casos depoiscbet training methodsLima e Callao.
3. Aglomerações nos mercados
Os mercados foram identificados pelo próprio presidente Vizcarra como "os principais focoscbet training methodscontágio".
Por exemplo, no mercadocbet training methodsfrutas La Victoria,cbet training methodsLima, 86% dos fornecedores estavam infectados com a covid-19, segundo dados oficiais.
"Identificamos que os problemas estavam ocorrendo nas zonascbet training methodscontágio mais concentradas, que eram os mercados. Dissemos: vamos trabalhar diretamente com os municípios para reverter a situação e estamos começando a ver os resultados", disse Vizcarra na semana passada. "Se não diminuirmos o nívelcbet training methodscontágio nos mercados, não conseguiremos diminuir a infecção desta doença", acrescentou.
Pablo Lavado, professorcbet training methodseconomia da Universidad del Pacífico, disse à BBC que muitas pessoas com renda mais alta também se aglomeram nos supermercados para estocar e consumir nos dias e horascbet training methodsque os mercados fechariam, como feriados.
O pesquisador social peruano Rolando Arellano disse à BBC que "o horário restritocbet training methodsaberturacbet training methodsmercados e armazéns (incluindo fechamentos durante o fimcbet training methodssemana) favoreceu a aglomeração".
Mas os mercados não foram as únicas fontescbet training methodscontágio no Peru durante a pandemia.
cbet training methods 4. cbet training methods A cbet training methods glomeração nos bancos
Paralelamente às restrições, o Peru destinou entre 9% e 12%cbet training methodsseu PIB para ajudar as pessoas que perderam seus empregos (ou que trabalham por conta própria) e as empresas que perderam receita devido à pandemia.
Esses pacotescbet training methodsajuda fizeram do Peru um dos países latino-americanos que mais gastaram na luta contra a pandemia.

Crédito, AFP
Uma das medidas foi o pagamentocbet training methods760 soles (cercacbet training methodsUS$ 222 ou R$ 1.215) para cercacbet training methods6,8 milhõescbet training methodsfamílias vulneráveis, pobres, extremamente pobres e com trabalhadores autônomos.
Mas apenas 38,1% dos peruanos adultos têm conta bancária,cbet training methodsacordo com o último relatóriocbet training methodsinclusão financeira da Superintendênciacbet training methodsBancos e Seguros do Peru,cbet training methodsjunhocbet training methods2019.
Embora o governo tenha oferecido opções virtuais para receber os pagamentos, muitos dos beneficiários tiveram que ir pessoalmente aos bancos para sacá-los e, portanto, formaram filas e aglomerações.
Vizcarra também reconheceu os bancos como um dos "pontos críticos" do contágio, junto com os mercados e o transporte público.
"Outro lugar [de contágio] são, como estamos fazendo os pagamentos, também os bancos. Lá também temos que melhorar a distribuição, a transferênciacbet training methodsrecursos, mas sem gerar as multidões que estávamos vendo", disse o presidente no dia 13cbet training methodsmaio.
Depois, o governo ampliou o horáriocbet training methodsfuncionamentocbet training methodsbancos, centros comerciais e farmácias.
Dessa forma, as pessoas "têm mais tempo durante o dia, então há menos concentraçãocbet training methodspessoas", disse Vizcarra sobre a medida.
5. Superlotaçãocbet training methodscasa
Mas os peruanos não apenas tiveram que "sair" para lugares lotados. De acordo com a Pesquisa Nacionalcbet training methodsFamíliascbet training methods2019, 11,8% das famílias pobres no Peru ocupam casas superlotadas, dificultando o distanciamento socialcbet training methodscasa.
"Ou seja, [essas famílias] têm cinco ou mais pessoas vivendocbet training methodscasas que não têm espaço para dormir, ou seja, apenas um quarto ou algo assim, ou que têm apenas um quarto para quatro ou mais pessoas", explica Ñopo.

Crédito, AFP/Getty Images
Além desses problemas, Lavado, da Universidad del Pacífico, disse à BBC News Mundo que faltou implementar um sistema para rastrear contatoscbet training methodspessoas infectadas.
Olhando para o futuro, Arellano acredita que é necessário "educar sobre as formascbet training methodscuidado e distanciamento dos cidadãos (responsabilizando-os por suas ações) e melhorar os sistemascbet training methodscomércio, transporte etc., para facilitar a assepsia e o distanciamento".
O ministro da Defesa do Peru, Walter Martos, disse na sexta-feira que "a Polícia e as Forças Armadas não se cansarãocbet training methodstrabalhar nas ruas, mercados, bancos para ajudar a criar essa nova culturacbet training methodsrespeito às regras para aprender a conviver com o vírus".
Ñopo diz quecbet training methods16cbet training methodsmarço, quando a quarentena começou, as medidas tomadas pelo governo foram "o melhor cursocbet training methodsação, dadas as circunstâncias".
"O problema é que as condiçõescbet training methodsque nos encontrávamos já eram muito precárias", lamenta.
Sobre a extensão das restrições e a retomada paralelacbet training methodscertas atividades, Ñopo acredita que é "a coisa mais sensata" que pode ser feita.
"Esse vírus é desconhecido. O mais sensato é prolongar a quarentena por um longo período, porque ainda não sabemos como isso vai evoluir. Deixe quem pode ficarcbet training methodscasa ficar, mas precisamos começar a permitir que quem precisa trabalhar saia, porque existem muitas famílias incapazescbet training methodsgerar renda ", diz ele.
"Mas é necessário transmitir mensagens claras, precisas e poderosas à população para maximizar a distância social", acrescenta.
No iníciocbet training methodsmaio, Vizcarra disse que, como a covid-19 é uma doença nova, "o que poderia ter sido a melhor decisão há um mês, à luz dos resultados, requer os ajustes necessários para obter melhores resultados". Ele acrescentou que "isso não acontece apenas no Peru, mascbet training methodstodo o mundo".
Ele também disse que "se os resultados não forem exatamente o que esperávamos, eles terão sido bons, dependendo do que foi evitado".


- COMO SE PROTEGER: O que realmente funciona
- COMO LAVAR AS MÃOS: Vídeo com o passo a passo
- SINTOMAS E RISCOS: Características da doença
- 25 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Tudo que importa sobre o vírus
- MAPA DA DOENÇA: O alcance global do novo coronavírus


cbet training methods Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube cbet training methods ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscbet training methodsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacbet training methodsusocbet training methodscookies e os termoscbet training methodsprivacidade do Google YouTube antescbet training methodsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecbet training methods"aceitar e continuar".
Finalcbet training methodsYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscbet training methodsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacbet training methodsusocbet training methodscookies e os termoscbet training methodsprivacidade do Google YouTube antescbet training methodsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecbet training methods"aceitar e continuar".
Finalcbet training methodsYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscbet training methodsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacbet training methodsusocbet training methodscookies e os termoscbet training methodsprivacidade do Google YouTube antescbet training methodsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecbet training methods"aceitar e continuar".
Finalcbet training methodsYouTube post, 3







