Os grandes riscos que ameaçam a economia globalcomo apostar na casa de aposta com2019:como apostar na casa de aposta com

Crédito, Bill Clark/Getty Images

Legenda da foto, Política econômica dos EUA, desaceleração chinesa, comércio internacional, Brexit e situação na Europa são questões que rondam o desempenho da economia global neste novo ano

Quanto à China, a desaceleração do crescimento deve continuarcomo apostar na casa de aposta com2018, após três décadascomo apostar na casa de aposta comcrescimento estonteante. Mesmo assim, a taxa deve fecharcomo apostar na casa de aposta comcercacomo apostar na casa de aposta com6,6%como apostar na casa de aposta com2018, o que é mais que suficiente para produzir uma melhora significativa no padrãocomo apostar na casa de aposta comvida dos cidadãos chineses.

A maioria das análises mais conservadoras sugere que a retomada do crescimento global, depois da grande recessãocomo apostar na casa de aposta com2008-2009 deve continuar por pelo menos mais um ano - ou mais.

Então, o que são as tais nuvens negras?

'Trumponomics'

É provável que o crescimento nos Estados Unidos seja mais lentocomo apostar na casa de aposta com2019. A aceleração do ano passado refletiu os cortescomo apostar na casa de aposta comimpostos realizados pelo presidente Donald Trumpcomo apostar na casa de aposta com2017, com efeitocomo apostar na casa de aposta com2018.

Há controvérsia entre os economistas sobre o quanto este impacto vai durar. A medida funcionará como um "empurrão", cujos efeitos diminuem ao longo do tempo, ou terá resultados duradouros sobre os incentivos para trabalhar e investir?

Crédito, SAUL LOEB/AFP/Getty Images

Legenda da foto, Trump culpou o Fed quando o mercadocomo apostar na casa de aposta comações dos EUA caiu, no fimcomo apostar na casa de aposta com2018

É preciso também levarcomo apostar na casa de aposta comconta o impacto do banco central americano, o Fed (Federal Reserve). A instituição continuará aumentando as taxascomo apostar na casa de aposta comjuros para manter a inflação perto da metacomo apostar na casa de aposta com2% ao ano, como fez ao longocomo apostar na casa de aposta com2018?

Trump acredita que a ação do Fed é uma ameaça para a economia americana. O Fed, disse ele, "é o único problema da nossa economia".

Na verdade, Trump reforça essa ideia com tanta frequência que seu secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, sentiu a necessidadecomo apostar na casa de aposta comdizer publicamente que o presidente não tem intençãocomo apostar na casa de aposta comdemitir o chefe do Fed, Jerome Powell.

Não está claro também se Trump tem realmente o podercomo apostar na casa de aposta comfazer isso, mas o político republicano certamente se recusaria a nomear Powell para outro mandato à frente do Fed quando o período atual acabar,como apostar na casa de aposta com2022 (isto é, se Trump ainda for o presidente dos EUA).

De qualquer forma, a mera perspectiva do presidentecomo apostar na casa de aposta comos EUA exercer o que muitos consideram ser uma influência indevida sobre o Fed tem potencial para tumultuar o mercado financeiro. O Fed recebe do Congresso dos EUA a responsabilidade sobre a política monetária do país, o que inclui o podercomo apostar na casa de aposta comdefinir as taxascomo apostar na casa de aposta comjuros.

A visão mais aceita entre os economistas é acomo apostar na casa de aposta comque manter este tipocomo apostar na casa de aposta comdecisões afastadas do controle político direto é a melhor forma, no longo prazo,como apostar na casa de aposta comcontrolar a inflação.

Há ainda um outro ponto da política econômicacomo apostar na casa de aposta comTrump que pode prejudicar o crescimento econômico: o comércio internacional.

Guerra tarifária?

Os Estados Unidos já estão há algum tempocomo apostar na casa de aposta comconfrontação aberta com a China, por causa daquilo que Donald Trump chamacomo apostar na casa de aposta com"roubocomo apostar na casa de aposta comtecnologia" das empresas americanas que fazem negócios no país asiático.

Crédito, WANG ZHAO/AFP/Getty Images

Legenda da foto, Xi Jinping, presidente da China, deve retaliar caso os EUA imponham mais tarifas

Daqui a três meses, as tarifas impostas pelo governo Trump a uma gamacomo apostar na casa de aposta comprodutos chineses sofrerão aumentos,como apostar na casa de aposta com10% a 25%. Espera-se que a China retalie os EUA, como fez na primeira rodadacomo apostar na casa de aposta comaumentos tarifários.

Trump e o presidente chinês Xi Jinping tiveram algumas conversas recentes sobre o tema, e é possível que a "escalada"como apostar na casa de aposta comagressões seja revertida. Mas não há nada certo.

Além disso há as tarifas americanas sobre o aço e o alumínio - criadas sob o pretextocomo apostar na casa de aposta comproteger a 'soberania nacional' dos EUA, e que afetaram um grande númerocomo apostar na casa de aposta comparceiros comerciais dos americanos. O Brasil e a Argentina se livraram das tarifas, que poderiam ter causado fortes danos à indústria metalúrgica dos dois países.

Assim, a perspectivacomo apostar na casa de aposta commais tensões no comércio internacional é a primeira nuvem carregada no horizonte.

Diminuição do crescimento na Europa

A Europa tem seus próprios problemas para enfrentar. Os dados econômicos relativos ao terceiro trimestre do ano passado já mostraram uma queda pronunciada no crescimento da zona do Euro.

Uma parte destes dados negativos pode refletir uma quedacomo apostar na casa de aposta comcurtíssimo prazo, causada quando a União Europeia passou a aplicar novas regras para testescomo apostar na casa de aposta comemissãocomo apostar na casa de aposta compoluentescomo apostar na casa de aposta comveículos - o que paralisou durante algum tempo essa indústria.

Mas os dados ruins podem também ser o começocomo apostar na casa de aposta comuma perda mais significativacomo apostar na casa de aposta comvelocidade no processocomo apostar na casa de aposta comrecuperação econômica - que nunca foi especialmente forte na Europa.

Crédito, Yui Mok/PA

Legenda da foto, Brexit é o fococomo apostar na casa de aposta com10 entre 10 líderes europeus no momento

Um levantamento recente sobre o setor industrial na região mostrou que o desaquecimento continuoucomo apostar na casa de aposta comdezembro passado - e duas das principais economia do bloco, Itália e França, tiveram retração.

A Europa também tem o seu próprio problemacomo apostar na casa de aposta comcomércio exterior com que se preocupar: o Brexit. O Reino Unido deve deixar a União Europeiacomo apostar na casa de aposta com29como apostar na casa de aposta commarço. Como exatamente será esta saída ainda é uma questãocomo apostar na casa de aposta comaberto - há vários resultados possíveis, alguns dos quais com potencialcomo apostar na casa de aposta comdestroçar o comércio entre o Reino Unido e o continente.

Recessão a caminho?

Os mercadoscomo apostar na casa de aposta comações tiveram um período turbulento no fimcomo apostar na casa de aposta com2018. Muitas bolsascomo apostar na casa de aposta comvalores mundo afora tiveram ganhos vultosos no começo do ano, mas que foram revertidos depois. De forma geral, foi o pior ano para os mercados globais desde a crise financeiracomo apostar na casa de aposta com2008.

Preços baixoscomo apostar na casa de aposta comações podem (atenção, podem) ser sinalcomo apostar na casa de aposta comalertacomo apostar na casa de aposta comproblemas econômicos mais generalizados à frente, e até mesmocomo apostar na casa de aposta comuma nova recessão - mas não é líquido e certo que isso vá acontecer.

Como disse ironicamente o ganhador do prêmio Nobelcomo apostar na casa de aposta comeconomia Paul Samuelson, "os indicadorescomo apostar na casa de aposta comWall Street conseguiram prever nove das últimas cinco recessões". Os mercados podem dar alarmes falsos.

O mercadocomo apostar na casa de aposta comtítuloscomo apostar na casa de aposta comdívidas - que inclui os títulos dos governos - também está mais pertocomo apostar na casa de aposta comacender a luz amarela sobre as perspectivas da economia nos EUA.

Um fenômeno conhecido como "curva invertidacomo apostar na casa de aposta comrendimentos", observado no fimcomo apostar na casa de aposta com2018, tem sido um indicativo mais confiávelcomo apostar na casa de aposta comuma desaceleração econômica, embora não diga quando a recessão vai ocorrer.

O fenômeno acontece quando, num dado momento, títuloscomo apostar na casa de aposta comdívidas com prazocomo apostar na casa de aposta comvencimento mais curto começam a pagar mais aos investidores que os títuloscomo apostar na casa de aposta comprazo longo - o contrário do que ocorre geralmente.

Dito isso, há economistas sérios que acreditam que os Estados Unidos estão à caminhocomo apostar na casa de aposta comuma recessão - não neste ano, mascomo apostar na casa de aposta com2020. Nouriel Roubini, que previu a crisecomo apostar na casa de aposta com2008, é um deles. Ele também avisa que a próxima recessão será mais difícil para o governo dos EUA e o Fed que a anterior.

A China também tem com o que se preocupar - ali, há o crescimento das dívidas do governo e das empresas, que pode comprometer a estabilidade financeira do país. Pesquisas recentes com as empresas do país mostram que o númerocomo apostar na casa de aposta comencomendas novas recebidas pelas fábricas caiucomo apostar na casa de aposta comdezembrocomo apostar na casa de aposta com2018. É a primeira vez que isso acontece nos últimos dois anos.

Tudo considerado, há boas razões para considerar as perspectivascomo apostar na casa de aposta com2019como apostar na casa de aposta comdiante mais nebulosas do que jamais estiveram,como apostar na casa de aposta comanos.

como apostar na casa de aposta com Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube como apostar na casa de aposta com ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo apostar na casa de aposta comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo apostar na casa de aposta comusocomo apostar na casa de aposta comcookies e os termoscomo apostar na casa de aposta comprivacidade do Google YouTube antescomo apostar na casa de aposta comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo apostar na casa de aposta com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo apostar na casa de aposta comterceiros pode conter publicidade

Finalcomo apostar na casa de aposta comYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo apostar na casa de aposta comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo apostar na casa de aposta comusocomo apostar na casa de aposta comcookies e os termoscomo apostar na casa de aposta comprivacidade do Google YouTube antescomo apostar na casa de aposta comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo apostar na casa de aposta com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo apostar na casa de aposta comterceiros pode conter publicidade

Finalcomo apostar na casa de aposta comYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo apostar na casa de aposta comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo apostar na casa de aposta comusocomo apostar na casa de aposta comcookies e os termoscomo apostar na casa de aposta comprivacidade do Google YouTube antescomo apostar na casa de aposta comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo apostar na casa de aposta com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo apostar na casa de aposta comterceiros pode conter publicidade

Finalcomo apostar na casa de aposta comYouTube post, 3