Reconhecida como capitalo que significa cbetIsrael pelos EUA, por que Jerusalém é uma cidade tão sagrada e disputada?:o que significa cbet

Bandeirao que significa cbetIsraelo que significa cbetJerusalém

Crédito, AFP

Legenda da foto, O reconhecimentoo que significa cbetJerusalém como capitalo que significa cbetIsrael pelos EUA pode causar prejuízos ao processoo que significa cbetpaz no Oriente Médio

o que significa cbet Jerusalém voltou a ser pivôo que significa cbetum confronto sangrento entre israelenses e palestinos com dezenaso que significa cbetmortos - o mais letal desde a guerrao que significa cbetGazao que significa cbet2014.

Os atoso que significa cbetviolência foram motivados pela abertura da embaixada americanao que significa cbetJerusalém, que ocorreu nesta segunda-feira. Em dezembro, a decisão do presidente americano, Donald Trump, já havia enfurecido os palestinos e causado controvérsia na comunidade internacional.

Palestinos vêm protestando há semanas na fronteira com a Faixao que significa cbetGaza, mas o númeroo que significa cbetmortes aumentou exponencialmente nas manifestações durante a abertura da embaixada - ao menos 52 pessoas já haviam morrido nos confrontos até o início da tarde.

Opositores da decisãoo que significa cbetTrump dizem que ela é uma clara demonstraçãoo que significa cbetque os Estados Unidos apoiam a reivindicaçãoo que significa cbetIsrael ao domínio completoo que significa cbetJerusalém - palestinos dizem ter direito à parte leste da cidade.

Trump não esteve presente durante a cerimôniao que significa cbetabertura, mas fez uma transmissãoo que significa cbetvídeo afirmando que "Israel é uma nação soberana com o direitoo que significa cbetdeterminaro que significa cbetprópria capital, mas durante muitos anos deixamoso que significa cbetreconhecer o óbvio".

Houve confronto entre policiais e manifestantes que levantaram bandeiras palestinas. Enquanto isso, na fronteira com Gaza, o Exército israelense disse que 40 mil palestinos participaramo que significa cbet"protestos violentos"o que significa cbet13 locais ao longo da cercao que significa cbetsegurança.

O Hamas já prometera aumentar a intensidade dos protestos antes da terça-feira, quando os palestinos relembram o que eles chamamo que significa cbetNakba - quando milhares deixaram suas casas ou foram deslocados após a fundação do estado israelense,o que significa cbet14o que significa cbetmaioo que significa cbet1948.

Árabes e judeus travam uma intensa disputa desde o começo do século 20 para transformar Jerusalémo que significa cbetcapital da Palestina eo que significa cbetIsrael, respectivamente. Mas esse conflito, que faz do Oriente Médio um centro permanenteo que significa cbettensão, é apenas mais um capítuloo que significa cbetuma história que mescla confrontos por território e heranças sagradas há milênios.

Jerusalém já foi ocupada, destruída, sitiada, atacada e capturada muitas vezes por diferentes povos - entre eles egípcios, babilônios, romanos, árabes e judeus -o que significa cbetcercao que significa cbettrês mil anoso que significa cbethistória. Também foi glorificada por cristãos, judeus e muçulmanos, que veem na cidade o berçoo que significa cbetsuas religiões.

A aparente convivência harmônica entre os bairros judaico, mulçumano, cristão e armênio na Cidade Velha, cercada por muroso que significa cbetJerusalém Oriental, contudo, não é um indicativoo que significa cbetque o atual confronto esteja perto do fim.

Mas como essa cidadeo que significa cbet150 quilômetros quadrados, área pouco menor que ao que significa cbetNatal, capital do Rio Grande do Norte, tornou-se a mais sagrada e disputada do mundo por tantos milênios?

Heranças religiosas

Papa Francisco com lideranças judia e muçulmana da argentina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Jerusalém abriga locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos

Para os cristãos, Jerusalém foi o palco da paixãoo que significa cbetCristo, o local onde Jesus foi crucificado, morto e sepultado - o lugar exato, o Monte Calvário (ou Gólgota), ficava próximo da Jerusalém antiga, dentro dos limites da cidade atual.

Para os muçulmanos, Jerusalém é o lugar onde o profeta Maomé ascendeu aos céus. Já segundo a tradição judaica, a cidade foi declarada como capital do reino dos judeus pelo rei Davi e é o local onde foi construído um templo para guardar a Arca da Aliança, onde estariam as tábuas dos Dez Mandamentos.

Por isso, até hoje, Jerusalém atrai peregrinoso que significa cbetdiferentes religiõeso que significa cbetbuscao que significa cbetlugares sagrados.

Na Cidade Velha, é possível percorrer, por exemplo, as 14 estações pelas quais se acredita que Jesus passou carregando a cruz até a Igreja do Santo Sepulcro; visitar a mesquitao que significa cbetAl-Aqsa e se deslumbrar com a Cúpula da Rocha; e, ainda, depositar votoso que significa cbetfé no Muro das Lamentações, um pedaço do Temploo que significa cbetJerusalém erguido por Herodes e cercado por sinagogas.

Disputas por território

Parte das disputas na região está relacionada à crençao que significa cbetfiéiso que significa cbetque seus antepassados chegaram primeiro à região onde hoje fica Jerusalém, ou mesmoo que significa cbetque a ligação com a cidade é mais legítima.

Apesaro que significa cbethaver indícioso que significa cbetque o local já era habitadoo que significa cbet3200 a.C., ninguém sabe ao certo quem foram os primeiros a ocupá-lo.

Fachada da embaixada dos Estados Unidoso que significa cbetTel Aviv.

Crédito, AFP

Legenda da foto, Embaixadao que significa cbetTel Aviv: Trump prometeu durante a campanha eleitoralo que significa cbet2016 a transferência para Jerusalém

A históriao que significa cbetconflitos na região envolveu, no fim do século 7 a.C. egípcios e assírios e,o que significa cbetséculos seguintes, babilônios e persas, gregos, romanos, turcos e otomanos.

Os confrontos forçaram a diáspora judaica e Jerusalém foi controlada por muçulmanos por séculos até o final da 1ª Guerra Mundial e o fim do Império Otomano. A partir daí, franceses e britânicos ocuparam a região, redefinindo fronteiras.

O confronto entre judeus e palestinos

No começo dos anos 1920, a região da Palestina passou a ficar formalmente sob o comando do Reino Unido e, com apoio dos britânicos, judeuso que significa cbettodas as partes do mundo começaram a voltar à Terra Santa, migrando para o território do atual Estadoo que significa cbetIsrael.

Jerusalém foi capital do Mandato Britânico da Palestina até 1948. Um ano antes, a Assembleia Geral da ONU decidiu pelo planoo que significa cbetpartilha da Palestina entre um Estado árabe e outro judeu, Jerusalém foi designada como corpus separatum (corpo separado), sob controle internacional. O plano, porém, não chegou a ser implementado.

Em 1948, foi declarada a Independência do Estadoo que significa cbetIsrael e, logoo que significa cbetseguida, eclodiu a guerra árabe-israelense. Ao final daquele conflito, Jerusalém foi dividida, com a parte ocidental sob controleo que significa cbetIsrael e a parte oriental controlada pela Jordânia.

A Cúpula da Rocha

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A Cúpula da Rocha,o que significa cbetJerusalém, é um dos lugares mais sagrados do Islã

Depois da Guerra dos Seis Dias,o que significa cbet1967, Israel capturou a parte oriental da cidade e, desde então, vem construindo assentamentoso que significa cbetJerusalém Oriental. Esses assentamentos são considerados ilegais pela comunidade internacional, posição que é contestada pelo governo israelense.

Os palestinos, poro que significa cbetvez, reivindicam que Jerusalém oriental é a capital palestina. Esse pleito faz parte das tratativaso que significa cbetacordoo que significa cbetpaz para tentar criar um Estado palestino ao ladoo que significa cbetIsrael.

Estima-se que um terço da populaçãoo que significa cbetJerusalém seja composto por palestinos - e muitas são as famílias que estão na região há séculos.

Enquanto árabes e judeus enfrentam dificuldades para executar o planoo que significa cbetpartilha da Palestina conforme determinado pela ONU, as ações militares na região nunca cessaram.

Decisão polêmica

A chefeo que significa cbetpolítica internacional da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou: "Esperamos que todos ajam com moderação para evitar uma perda maioro que significa cbetvidas". A Alemanha, poro que significa cbetvez, afirmou que Israel tem o direitoo que significa cbetse defender e deve fazê-loo que significa cbetmaneira proporcional.

Um dos pronunciamentos mais forteso que significa cbetrelação ao confronto veio do Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos, o saudita Zeid Ra'ad al-Hussein, que condenou "o assassinato chocanteo que significa cbetdezenas e os danos a milhares causados pelo fogo abertoo que significa cbetIsrael".

Na fronteirao que significa cbetIsrael com a Faixao que significa cbetGaza, palestinos atiram pedras e dispositivos incendiários contra o Exército israelense, que usa atiradoreso que significa cbetelite.

Nesta segunda-feira, um porta-voz do presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas afirmou que "com este passo, o governo americano cancelou seu papel no processoo que significa cbetpaz e insultou o mundo, o povo palestino e a nação árabe e islâmica, alémo que significa cbetcriar provocação e instabilidade".

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit, disse que é "vergonhoso ver países celebrando, juntamente com os EUA e Israel, a mudança da embaixada americana para uma Jerusalém ocupada,o que significa cbetuma violação clara e grave da lei internacional".

Já o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, disse que a abertura da nova embaixada é "um dia glorioso" e que Trump está "fazendo história ao reconhecer a história".

Na tentativao que significa cbetmanter a neutralidade e não influenciar diretamente o já complicado acordoo que significa cbetpaz na região, a comunidade internacional nunca reconheceu a soberaniao que significa cbetIsrael sobre a cidade. A maioria dos países, por exemplo, estabeleceu representações diplomáticaso que significa cbetTel Aviv e arredores, mas nãoo que significa cbetJerusalém.

Por isso, o anúncio do reconhecimentoo que significa cbetJerusalém como capitalo que significa cbetIsrael por Donald Trump e a mudança da embaixada foram criticados também por aliados dos EUA, como o Reino Unido. Até mesmo o papa Francisco se manifestou pedindo que a decisão fosse revista.

A decisãoo que significa cbetTrump vai na mesma direçãoo que significa cbetuma medida aprovadao que significa cbet1995 pelo Congresso dos Estados Unidos, prevendo a transferência da Embaixada para Jerusalém. No entanto, isso nunca havia sido postoo que significa cbetprática, porque era necessária aprovação da Presidência, o que nunca ocorreu - até agora. Todos os semestres, o ato do Congresso foi encaminhado aos presidentes, mas a praxe sempre foi renunciar a mudança.