A Noruega pode ter o segredo para acabar com a sonegaçãopalpite para grêmio e vila novaimpostos?:palpite para grêmio e vila nova

Cofre

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Já imaginou se todos soubessem quanto cada um ganha e quanto pagapalpite para grêmio e vila novaimpostos?

A Noruega tem uma lição sobre isso. A "tática" do país nórdico é a transparência totalpalpite para grêmio e vila novaseus contribuintes. Lá, todos têm acesso a informações sobre o quanto qualquer cidadão do país recebepalpite para grêmio e vila novasalário e o quanto pagapalpite para grêmio e vila novaimposto. Seria uma formapalpite para grêmio e vila novausar a própria sociedade para fiscalizá-la.

A prática, porém, não é replicadapalpite para grêmio e vila novamuitos países e gera críticas principalmente sobre a questão da segurança - se todos conseguem saber quem são os mais ricospalpite para grêmio e vila novaum país, esses podem ser um alvo fácil da criminalidade.

Bergen.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Sem nenhuma dificuldade, é possível verificar quem é o dono e qual é a fortunapalpite para grêmio e vila novaqualquer pessoa que vive nessas casaspalpite para grêmio e vila novaBergen

Sem segredos

Em Oslo oupalpite para grêmio e vila novaqualquer cidade da Noruega, antes mesmo da era digital já era possível saber detalhes sobre as finançaspalpite para grêmio e vila novaoutros cidadãos. As pessoas podiam solicitar informações na prefeitura e obtinham respostaspalpite para grêmio e vila novapouco tempo.

Hoje é ainda mais fácil para noruegueses descobrir quanto seus colegas ganham. Basta acessar o sistema na internet.

"Eu já chequei quanto ganham meus colegas e meu chefe", disse à BBC Vera Lazanbatuna, jovem filipina que trabalhapalpite para grêmio e vila novauma empresapalpite para grêmio e vila novatecnologiapalpite para grêmio e vila novaOslo.

Vera conta que, no início, ela estranhou ser possível fazer isso - no paíspalpite para grêmio e vila novaorigem dela seria algo impensável. A jovem afirma, no entanto, que essa simples possibilidade traz "uma sensaçãopalpite para grêmio e vila novapoder, porque te permite entender o quanto você pode ganhar."

Isso ajuda a explicar por que a diferença salarial entre homens e mulheres na Noruega é uma das menores do mundo.

Há outras medidas que colaboram com a igualdadepalpite para grêmio e vila novagêneropalpite para grêmio e vila novatermospalpite para grêmio e vila novasalário, mas a transparência é um fatorpalpite para grêmio e vila novapeso. Até porque há casospalpite para grêmio e vila novaque mulheres se deram contapalpite para grêmio e vila novaque ganhavam menos que homens para desempenhar a mesma função e descobriram isso checando essas informações no sistema.

Os próprios sindicatos publicam listas detalhadas dos valores pagos a cada empregado(a), evidenciando eventuais distinçõespalpite para grêmio e vila novagênero.

"Nas duas vezespalpite para grêmio e vila novaque me dei contapalpite para grêmio e vila novaque estavam pagando menos para mim do que para um homem na mesma função, falei com meus chefes e eles mudaram isso."

Bergen.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Sem nenhuma dificuldade, é possível verificar quem é o dono e qual é a fortunapalpite para grêmio e vila novaqualquer pessoa que vive nessas casaspalpite para grêmio e vila novaBergen

Quando eles se tornaram tão 'cristalinos'?

Na Biblioteca Nacionalpalpite para grêmio e vila novaOslo é possível encontrar um livropalpite para grêmio e vila novacapa dura cuja primeira página está cheiapalpite para grêmio e vila novapublicidade.

É o registropalpite para grêmio e vila novatoda a informação básica tributáriapalpite para grêmio e vila novatodas as pessoas que viviam na regiãopalpite para grêmio e vila novaOslopalpite para grêmio e vila nova1918: nomes, endereços, renda anual e quantidadepalpite para grêmio e vila novaimpostos pagos.

Como disse à BBC Einar Lie, professorpalpite para grêmio e vila novaHistória Econômica da Universidadepalpite para grêmio e vila novaOslo, essa prática é tão antiga quanto a história do país.

"O primeiro imposto estatal que tivemos foi um pouco depoispalpite para grêmio e vila novaa Noruega ter sido fundada como nação. Antes, ela era parte da Dinamarca, até a guerrapalpite para grêmio e vila novaNapoleão", explicou Lie.

Em 1814, a Noruega ganhoupalpite para grêmio e vila novaprópria Constituição, Parlamento, governo, finanças estatais e, portanto, seus próprios impostos.

"O primeiro imposto arrecadado foi para fundar o Banco Central da Noruega, e a lista com detalhes dos pagamentos das pessoas foi publicada. Na segunda metade do século 19, a prática foi regulamentada: por lei, assustos tributários precisariam ser públicos", afirmou Lie.

Parlamento da Noruega

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Em 1814, a Noruega já tinha seu próprio Parlamento

Por que revelar algo que tantos ocultam?

A motivação para ser transparente era gerar confiança das autoridades no país nascente.

"Nas primeiras décadas, recomendava-se que a informação fosse anunciadapalpite para grêmio e vila novavoz alta, porque muita gente não sabia ler e escrever. Então a pessoa responsável lia as informações financeiraspalpite para grêmio e vila novacada habitante na praça."

Se a ideia original era evitar que se desse um tratamento especial aos ricos e que funcionários do governo se corrompessem, a estratégia parece ter dado resultado: a Noruega é um dos países menos corruptos do mundo.

Lie opinou: "Isso deve ter influenciado nos valores que temos sobre igualdadepalpite para grêmio e vila novasalários. A Noruega é um país onde as diferenças sociais são muito pequenas e acho que a transparência nas informações deve ter sido importante para isso."

"Debatemos intensamente os salários dos executivos, que devem ser justificados, e são mais baixos na Noruega quepalpite para grêmio e vila novaqualquer outro país europeu", indicou.

Indústria norueguesa

Crédito, PIXABAY

Legenda da foto, Os salários dos executivos na Noruega são os mais baixos quando comparados a qualquer outro país europeu

O que dizem os chefes?

É difícil imaginar que muitos executivos ou donospalpite para grêmio e vila novaempresas queiram que seus empregados tenham acesso total a dados sobre seus lucros e rendimentos.

Para recorrer à opiniãopalpite para grêmio e vila novapersonagens mais ricos, bem-sucedidos e mais bem pagos, a BBC foi à Conferência Anual das maiores organizações empresariais da Noruega.

Aqui está uma amostrapalpite para grêmio e vila novatrês das respostas da grande maioria dos representantes presentes sobre a pergunta: você acha que é uma boa ideia a divulgação públicapalpite para grêmio e vila novaregistrospalpite para grêmio e vila novarendimento e impostospalpite para grêmio e vila novaseu país?

- Eu gosto da transparência. Realmente, acho que pagar impostos é a coisa mais importante que uma pessoa pode fazer para a sociedade.

- Acho que a transparência é algo bom. Evita que os salários dos gerentes cheguem a níveis absurdos. Mas o lado ruim é que ajuda os criminosos a escolher as famílias mais ricas como vítimas, e temos visto um pouco disso.

- Isso evita que haja pessoas que recebam salários astronómicos. Se há uma discrepânciapalpite para grêmio e vila nova50 ou 100 ou 150 vezes entre o salário mais alto e o mais baixo, isso é absurdo. E se você está recebendo esse salário astronómico e acha que está tudo bem, terápalpite para grêmio e vila novaser capazpalpite para grêmio e vila novaadmiti-lo e justificá-lo. É algo que me parece justo.

Igreja

Crédito, PIXABAY

Legenda da foto, A atitude dos noruegueses tem muito a ver com a influência do luteranismo

Um modelo replicável?

Se isso que você está lendo te deixa um pouco surpreso, talvez a pergunta que esteja fazendo seja: será que todos os países do mundo poderiam replicar a ideia que tem dado certo na Noruega?

Para o professorpalpite para grêmio e vila novaAntropologia da Universidadepalpite para grêmio e vila novaOslo Thomas Eriksen, a chave estápalpite para grêmio e vila novaquestões que estão muito arraigadas na cultura.

"Tem a ver com a igualdade, que é algo muito forte na Noruega por razões históricas e também com a influência profunda do luteranismo: a ideiapalpite para grêmio e vila novaque tudo deve ser aberto, que não pode haver segredos, porque se você tem segredos, é porque tem algo que quer esconder."

Segundo ele, um dos aspectos negativos dessa liberdadepalpite para grêmio e vila novainformações é que ela fez a Noruega ser um país menos propenso a riscos, onde se sobressair aos outros é considerado um problema. Na opiniãopalpite para grêmio e vila novaEriksen, "há um certo desdém das pessoas pelo sucesso dos outros, uma certa culturapalpite para grêmio e vila nova'inveja'".

Talvez - mas também o país tem muitopalpite para grêmio e vila nova"invejável".

E quão viável é para outros países mudar seus costumes? Isso vai depender provavelmentepalpite para grêmio e vila novaquão distantes eles estão culturalmentepalpite para grêmio e vila novauma sociedade como a norueguesa e quão profunda precisaria ser a mudançapalpite para grêmio e vila novacaráter.

Maletapalpite para grêmio e vila novadinheiro

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Essa transparência norueguesa poderia ser replicadapalpite para grêmio e vila novaoutros países?