Como surgiram os cartões amarelo e vermelho no futebol:esportes da sorte deolane bezerra

Juizesportes da sorte deolane bezerrafutebol mostra um cartão amarelo para um jogador no campo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Puniçãoesportes da sorte deolane bezerracódigo para faltas mais graves foi adotada após confusãoesportes da sorte deolane bezerrajogo na décadaesportes da sorte deolane bezerra1960

esportes da sorte deolane bezerra Uma confusão na Copa esportes da sorte deolane bezerra do Mundoesportes da sorte deolane bezerra1966 inspirou a criação dos cartões vermelho e amarelo para indicar penalidades no futebol esportes da sorte deolane bezerra .

Até então, os árbritos dependiam apenas do apito,esportes da sorte deolane bezerragritos e gestos para indicar faltas ou expulsões.

Isso causou tumultoesportes da sorte deolane bezerraum jogo das quartasesportes da sorte deolane bezerrafinal entre Argentina e Inglaterra no estádioesportes da sorte deolane bezerraWembley,esportes da sorte deolane bezerra1966.

O jogo foi conturbado do início ao fim. Enquanto os jogadores ingleses celebravam a vitória, os argentinos cercavam o árbitro alemão Rudolf Kreitlein – que acabou tendo a camisa rasgada e precisouesportes da sorte deolane bezerraescolta dos seguranças e da polícia para sair do campo.

O que deixou os argentinosesportes da sorte deolane bezerrapolvorosa foi a expulsão do capitão do time, Antonio Rattin. O jogador havia contestado a marcaçãoesportes da sorte deolane bezerrauma falta dirigindo-se ao juiz, que não falava espanhol e expulsou o argentino usando o indicador. No meio da confusão, Kreitlein precisouesportes da sorte deolane bezerraajuda do responsável pelos juízes no torneio, o inglês Ken Aston, para convencer Rattin a deixar o campo.

Depois da partida, os jornais anunciaram que o árbitro tinha também marcado faltaesportes da sorte deolane bezerradois jogadores ingleses – os irmãos Bobby Charlton e Jack Charlton. Mas essas decisões também não tinham ficado claras durante a partida, e o técnico do time inglês procurou a FIFA para obter esclarecimentos.

O árbitro Gottfried Dienst consulta o bandeirinha Tofik Bakhramov depoisesportes da sorte deolane bezerraum gol controvertido na final da Copa do Mundoesportes da sorte deolane bezerra1966, entre a Alemanha e a Inglaterra, no estádioesportes da sorte deolane bezerraWembley

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A Inglaterra foi campeãesportes da sorte deolane bezerra1966 ao vencer a Alemanha na final

O episódio deixou o responsável pelos juízes no torneio, o inglês Ken Aston (1915-2001), pensandoesportes da sorte deolane bezerracomo evitar esse tipoesportes da sorte deolane bezerraproblemaesportes da sorte deolane bezerracomunicação no futuro, segundo a FIFA (Federação Internacionalesportes da sorte deolane bezerraFutebol).

Inspiração no trânsito

Aston teve a ideia dos cartões quando estava dirigindo e o semáfaro ficou vermelho. "Eu pensei: 'amarelo', pega leve; 'vermelho', pare, você está fora", contou Aston à FIFA;

O inglês percebeu que a ideiaesportes da sorte deolane bezerrausar cores para sinalização era ótima por não ser dependenteesportes da sorte deolane bezerraidioma - o uso do mesmo esquemaesportes da sorte deolane bezerracores do trânsito tornava a indicação compreensível para falantes das diversas línguas dos países que participam do mundial.

Os cartões vermelho (para indicar uma expulsão) e amarelo (para indicar uma falta grave) foram introduzidos pela primeira vez na Copa do Méxicoesportes da sorte deolane bezerra1970. A experiência foi considerada muito bem sucedida pela FIFA e adotada permanentemente.

Pelé corre com a bola na Copaesportes da sorte deolane bezerra1970, que foi a primeira na história do futebol a ter cartões vermelho e amarelo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O uso dos cartões vermelho e amarelo começou na Copaesportes da sorte deolane bezerra1970, no México

Desde que começaram a ser usados no futebol, os cartões coloridos foram absorvidos por diversos esportes, como vôlei, handebol e rugby, com cada modalidade adaptando a ideia para suas regras.

Hoje, é praticamente impossível pensaresportes da sorte deolane bezerrafutebol sem o uso dos cartões, que se tornaram até uma expressão línguistíca usada fora do jogo – dar "cartão vermelho" para alguém virou sinônimoesportes da sorte deolane bezerraapontar uma falta gravíssima na atitude alheia,esportes da sorte deolane bezerralinguagem coloquial.

O pai da ideia

Nascidoesportes da sorte deolane bezerra1915 na Inglaterra, Kenneth George Aston se tornou árbitro com apenas 21 anos,esportes da sorte deolane bezerra1936, segundo a FIFA.

Um ano antes, dando aulas no ensino fundamental, Aston tinha sido indicado como juiz das partidas entres os alunos – o futebol era uma parte importante do currículo escolar no Reino Unido. O jovem pegou gosto pela coisa e logo depois decidiu seguir como árbitro.

Sua carreira foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial, quando Aston serviu como tenente coronelesportes da sorte deolane bezerraoperações inglesas na Ásia. Com o fim do conflito, voltou a arbitrar e,esportes da sorte deolane bezerraacordo com seu obituário no jornal inglês The Times, tornou-se um dos juízes mais respeitados nos anos 1960.

Foi o árbitro do jogoesportes da sorte deolane bezerraabertura da Copa do Mundoesportes da sorte deolane bezerra1962, no Chile, e apitou também o famoso jogo entre o Chile e a Itália que ficou conhecido como "Batalhaesportes da sorte deolane bezerraSantiago" – uma das partidas mais violentas da história da Copa. A violência começou nos seis primeiros minutos e só aumentou.

Aston expulsou dois jogadores italianos e precisou da ajuda da políciaesportes da sorte deolane bezerratrês ocasiões para restaurar a ordem no campo. A pior das brigas, entre o chileno Leonel Sanchez e o italiano Paride Tumburus, foi apartada pelo próprio árbitro.

Um ano depois, Aston se aposentou do trabalho no campo, mas entrou para o Comitêesportes da sorte deolane bezerraArbitragem da FIFA, que presidiuesportes da sorte deolane bezerra1970 a 1972. Aston morreuesportes da sorte deolane bezerra2001, aos 86 anos.