O estranho mamífero capazfutebol apostadoviver 18 minutos sem oxigênio:futebol apostado

Crédito, PA
futebol apostado De sangue frio, ele não tem olfato e é imune ao câncer. O rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber futebol apostado ) é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas também é repletofutebol apostadocaracterísticas raras.
Este roedor oriundo do leste da África corre para trás com a mesma facilidade com que vai para frente. Também come seus próprios excrementos.
Agora, cientistas descobriram mais uma habilidade que torna esse animais ainda mais excepcionais: ele são capazesfutebol apostadosobreviver por até 18 minutos sem oxigênio, uma circuntância que leva à morte outros mamíferos.
Como faz isso? Colocandofutebol apostadoação um sistema metabólico que só é encontradofutebol apostadooutra espécie completamente diferentefutebol apostadoseres vivos: as plantas.

Crédito, PA
Quando o oxigênio se esgota, explicam os autores do estudo publicado na revista Science, eles deixamfutebol apostadoqueimar a glucose como fontefutebol apostadoenergia e usam a frutose.
Sem danos
O ar que respiramos tem normalmente cercafutebol apostado21%futebol apostadooxigênio. Se nos submetermos a um processofutebol apostadoadaptação, podemos sobreviver com um nívelfutebol apostadocercafutebol apostado10%. Abaixo disso, o corpo deixafutebol apostadofuncionar bem. Com 5%, nosso organismo para.
Thomas Park, professor da Universidadefutebol apostadoIllinois, nos Estados Unidos e coautor do estudo, colocou um grupo destes animaisfutebol apostadoum ambiente com 5%futebol apostadooxigênio. Depoisfutebol apostadocinco horas, não demonstravam qualquer sinalfutebol apostadoproblema.

Crédito, PA
O nível foi reduzido então a zero. Para surpresa dos cientistas, este roedores entraramfutebol apostadoum estadofutebol apostadoanimação suspensa por pouco maisfutebol apostado18 minutos "sem nenhum dado neurológico", como explica Jane Reznick, bióloga do Centrofutebol apostadoMedicina Molecular Max Delbrückfutebol apostadoBerlim, na Alemanha, coautora da pesquisa.
Capacidade latente
Ainda que os cientistas soubessem que esses mamíferos vivemfutebol apostadocolônias subterrâneas onde o oxigênio é escasso, nunca antes haviam sido testado o limitefutebol apostadosobrevivência deste roedor.
Nos experimentos, diante da redução do nívelfutebol apostadooxigênio, os animais fecharam os olhos, pararamfutebol apostadose mover e diminuiram suas pulsações e ritmo respiratóriofutebol apostadoforma drástica.

Crédito, PA
Para sobreviver, desligaram um sistema metabólico, baseadofutebol apostadoglucose, e ativaram outro, que usa a frutose e dispensa o oxigênio para funcionar. Não se tratafutebol apostadoum método muito eficiente, mas permite produzir energiafutebol apostadouma forma estável.
Os pesquisadores acreditam que estes animais desenvolveram uma estratégia singular para se adapatar ao estilofutebol apostadovida nas colônias subterrâneas que habitam.
Entender como ocorre essa troca metabólica pode ajudar a criar tratamentos para pacientes que sofrem com uma crisefutebol apostadofaltafutebol apostadooxigênio, comofutebol apostadoataques cardíacos ou problemas cerebrais.
O próximo passo da pesquisa será averiguar se os seres humanos têm uma capacidade latentefutebol apostadofazer o mesmo.




