Por que expressão usada por Piquet para falarbrazino777 como funcionaHamilton é racista, segundo especialistas:brazino777 como funciona

  • Thais Carrança - @tcarran
  • Da BBC News Brasilbrazino777 como funcionaSão Paulo
Lewis Hamiltonbrazino777 como funcionamáscara contra covid e óculos escuros com mensagem pelo fim do racismo na haste

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

'Mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte', escreveu Lewis Hamilton, após usobrazino777 como funcionaexpressão racista pelo ex-piloto Nelson Piquet

Esta reportagem foi editada após a publicaçãobrazino777 como funcionaacordo com a política editorial da BBC sobre o usobrazino777 como funcionalinguagem ofensiva.

brazino777 como funciona O ex-pilotobrazino777 como funcionaFórmula 1 Nelson Piquet,brazino777 como funciona69 anos, usou um termo considerado racista para se referir ao heptacampeão mundial da modalidade Lewis Hamilton,brazino777 como funciona37.

Numa entrevista concedidabrazino777 como funcionanovembrobrazino777 como funciona2021, que voltou a circular nas redes sociais, o brasileiro referiu-se ao britânico como "neguinho", ao comentar um acidente entre Hamilton e o belgo-holandês Max Verstappen, no Grande Prêmio da Inglaterrabrazino777 como funcionajulho daquele ano.

"O neguinho meteu o carro e deixou. (...) O neguinho deixou o carro. É porque você não conhece a curva, é uma curva muito alta, não tem jeitobrazino777 como funcionapassar dois carros e não tem jeitobrazino777 como funcionavocê botar o carro do lado. Ele fezbrazino777 como funcionasacanagem", disse Piquet, que é sogrobrazino777 como funcionaVerstappen, namoradobrazino777 como funcionasua filha Kelly Piquet.

A fala gerou ampla repercussão, sendo repudiada pelo próprio Hamilton, pela Fórmula 1, Mercedes, FIA (Federação Internacionalbrazino777 como funcionaAutomobilismo) e dezenasbrazino777 como funcionapessoas nas redes sociais.

"É mais do que linguagem", escreveu Hamilton, embrazino777 como funcionaconta no Twitter. "Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui alvo delas minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação."

"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável sob qualquer forma e não tem espaço na sociedade", disse a Fórmula 1,brazino777 como funcionacomunicado postadobrazino777 como funcionaconta oficial na rede social.

"Lewis é um embaixador incrível para nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o qual estamos comprometidos na F1″, completou a representação oficial da modalidade.

Em meio ao repúdio e às duras críticas a Piquet — que é abertamente apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) —, pessoas ligadas à direita do espectro político passaram a questionar se o uso da palavra "neguinho" pelo ex-piloto foibrazino777 como funcionafato racista.

Os defensoresbrazino777 como funcionaPiquet também criticaram repercussões do caso na imprensa internacional que traduziram a expressão "neguinho" como equivalente a uma expressãobrazino777 como funcionainglêsbrazino777 como funcionaforte conotação racista cujo uso é considerado atualmente socialmente inaceitável. É a chamada "N-word", como se diz hojebrazino777 como funcionadia nos paísesbrazino777 como funcionalíngua inglesa para evitar essa palavra.

Diante da discussão, a BBC News Brasil ouviu três especialistas que explicaram por que o uso da palavra "neguinho", da forma como empregada por Piquet, foi considerado racista.

'Uma forma paternalistabrazino777 como funcionamenosprezo'

"O uso da palavra 'neguinho' é uma forma comumbrazino777 como funcionaracismo no Brasil porque é empregadabrazino777 como funcionaespecial para ressaltar algobrazino777 como funcionaerrado que se pensa que alguém fez, como quem diz que tal pessoa só poderia ter feito aquilo por ser negra", observa Thiago Amparo, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas)brazino777 como funcionaSão Paulo.

"É uma palavra que, no diminutivo e no contexto, serve para reduzirbrazino777 como funcionaforma paternalista pessoas negras a inferiores intelectualmente", considera o advogado.

Nelson Piquet

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Em entrevista concedidabrazino777 como funcionanovembrobrazino777 como funciona2021, que voltou a circular nas redes sociais, Nelson Piquet referiu-se a Lewis Hamilton como 'neguinho'

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Daniela Gomes, professorabrazino777 como funcionaestudos da diáspora africana na San Diego State University, nos EUA, tem entendimento semelhante.

"O racismo brasileiro é diferenciado, é um racismo tido como velado, emborabrazino777 como funcionavelado não tenha nada. Mas ele tem entonações. E ali o que vimos é o Piquet usando uma entonação no diminutivo, mas que não era uma entonaçãobrazino777 como funcionacarinho, masbrazino777 como funcionamenosprezo", diz Gomes.

"A questão ali é o desdém com o qual ele se dirigiu a um piloto que é alguém da mesma categoria profissional que ele. Lewis Hamilton tem um nome e não é amigo pessoalbrazino777 como funcionaPiquet. No nosso racismo à brasileira, foi uma formabrazino777 como funcionainferiorizar,brazino777 como funcionatratar como se fosse um moleque."

Para Daniel Teixeira, advogado e diretor do Ceert (Centrobrazino777 como funcionaEstudos das Relaçõesbrazino777 como funcionaTrabalho e Desigualdades), a falabrazino777 como funcionaPiquet é um produto do racismo estrutural — conjuntobrazino777 como funcionapráticas institucionais e relações sociais, econômicas e políticas que privilegiam um grupo étnicobrazino777 como funcionadetrimentobrazino777 como funcionaoutro, perpetuando desigualdades.

"Em função do racismo que é estrutural na nossa sociedade, há dificuldade das pessoas brancasbrazino777 como funcionaverem pessoas negras numa posiçãobrazino777 como funcionaigualdade. Como o próprio Hamilton falou, não se trata apenasbrazino777 como funcionalinguagem, mas da mentalidade que está por trás disso,brazino777 como funcionareduzir uma pessoa à corbrazino777 como funcionasua pele", diz Teixeira.

"Piquet não faria isso com uma pessoa branca. Essa é a questão que importa e que demonstra o racismo estrutural na sociedade brasileira. Ele não se referiria ao Verstappen como 'branquinho', reduzindo uma pessoa, uma trajetória, uma história, à cor da pele", completa o diretor do Ceert.

'A palavra com N'

Amparo, Gomes e Teixeira concordam que a palavra "neguinho"brazino777 como funcionaportuguês não tem o mesmo peso da palavra considerada ofensivabrazino777 como funcionainglês. Mas reforçam que isso não diminui a cargabrazino777 como funcionadesdém, inferiorização e ridicularização da expressão usada por Piquet para se referir a Hamilton.

"A palavra com N era usada nos Estados Unidos pelos senhoresbrazino777 como funcionaescravos, como uma formabrazino777 como funcionadiminuição. Antes da escravidão, éramos africanosbrazino777 como funcionadiversas etnias. Quando começa a escravidão, começa também a dualidade. Os brancos se leem como brancos e nos leem como o oposto, assim a gente se torna negro. E a maneira como os senhoresbrazino777 como funcionaescravos tratavam os escravizados era através da palavra com N, nigger ou nigga", explica Gomes, da San Diego State University.

"Quando a escravidão e a segregação acabam, a população negra passa por uma sériebrazino777 como funcionamudanças políticas. Há um movimento para ressignificar a palavra 'negro', mas as duas variações são banidas."

A professora destaca que o racismo se expressabrazino777 como funcionaforma distintabrazino777 como funcionalugares diversos. E que uma mesma palavra, dependendo do contexto ou tombrazino777 como funcionavoz, pode significar coisas diferentes.

"A minha mãe me chamarbrazino777 como funcionaneguinha pode ser uma formabrazino777 como funcionacarinho, já uma estranha, ao invésbrazino777 como funcioname tratar como professora Daniela Gomes, me tratar como negrinha, é racismo", exemplifica.

'Sociedade não mais aceita o racismo cotidiano'

Para Teixeira, do Ceert, o episódio revela como os preconceituosos têm se sentido mais à vontade para expressar seus preconceitos, sob lideranças políticas que fazem o mesmo.

"Muitas pessoas se sentem autorizadas a se manifestar dessa forma justamente porque há lideranças políticas hoje que fortalecem essa estigmatização, que usam essa mesma linguagem, fazendo com que ela seja usadabrazino777 como funcionaforma aberta. Isso influencia sim, mas essas pessoas também refletem uma questão estrutural no Brasil,brazino777 como funcionacomo as pessoas negras são tratadas", diz o advogado.

"Quando pessoas negras despontam nas suas atividades, elas acabam incomodando pessoas brancas que se viam como universais, como o padrãobrazino777 como funcionadeterminados lugares sociais. A presença negra questiona esse padrão e, quando ela ganha um destaque do tamanho do Lewis Hamilton para a Fórmula 1, isso incomoda muito mais, gerando uma reação estereotipada e desrespeitosa."

Mulher com máscarabrazino777 como funcionaque se lê vidas negras importam

Crédito, EPA

Legenda da foto,

'Rejeitar o uso [da palavra 'neguinho'] implica rejeitar o racismo cotidiano, recreativo ou não, tão comum no Brasil", diz Thiago Amparo, da FGV

Para Amparo, da FGV, porém, a força do repúdio à expressão usada por Piquet demonstra o avanço da luta antirracista e como certas coisas não são mais socialmente toleradas.

"É louvável que haja uma rejeição ao uso da palavra 'neguinho' neste episódio específico, porque mostra uma mudança na sociedadebrazino777 como funcionanão mais (aceitar) o racismo cotidiano e antes normalizado", diz Amparo.

"Esta palavra é muito recorrente no dia a dia brasileiro, embora seja invariavelmente utilizada num tom pejorativo. Rejeitar o seu uso implica rejeitar o racismo cotidiano, recreativo ou não, tão comum no Brasil."

Outro lado

Após o forte reação no Brasil e no exterior, Piquet divulgou um comunicado com um pedido públicobrazino777 como funcionadesculpas.

"O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usadosbrazino777 como funcionaforma coloquial no português brasileiro como sinônimobrazino777 como funciona'cara' ou 'pessoa' e nunca com intençãobrazino777 como funcionaofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusadobrazino777 como funcionaalgumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestãobrazino777 como funcionaque a palavra tenha sido usada por mim com o objetivobrazino777 como funcionamenosprezar um piloto por causabrazino777 como funcionasua corbrazino777 como funcionapele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a traduçãobrazino777 como funcionaalgumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1."

- Este texto foi publicadobrazino777 como funcionahttp://roberthost1.accountsupport.com/brasil-61974739

línea separatoria

brazino777 como funciona Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube brazino777 como funciona ? Inscreva-se no nosso canal!