Autoridades assumem riscoapostaaposta em jogos onlinejogos onlinerebeliões ao endurecer prisãoapostaaposta em jogos onlinejogos onlinelíderesapostaaposta em jogos onlinejogos onlinefacção criminosa:aposta em jogos online

Penitenciáriaapostaaposta em jogos onlinejogos onlinePresidente Venceslau

Crédito, Edson Lopes Jr/GESP/Fotos Públicas 31/01/2014

Legenda da foto, Treze detentos foram transferidos na quarta-feira das penitenciáriasapostaaposta em jogos onlinejogos onlinesegurança máximaapostaaposta em jogos onlinejogos onlinePresidente Venceslau 2 (foto), Avaré e Mirandópolis para o presídioapostaaposta em jogos onlinejogos onlinePresidente Bernardes,aposta em jogos onlineSão Paulo

"O RDD é ineficiente e torna a sociedade mais violenta como um todo", afirmou André Kehdi, presidente da organização não-governamental Instituto Brasileiroapostaaposta em jogos onlinejogos onlineCiências Criminais (Ibccrim).

Em 2006, a transferênciaapostaaposta em jogos onlinejogos onlinecentenasapostaaposta em jogos onlinejogos onlinepresos, entre eles o detento acusadoapostaaposta em jogos onlinejogos onlineliderar o PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, para outras unidades prisionais, foi seguidaapostaaposta em jogos onlinejogos onlineuma ondaapostaaposta em jogos onlinejogos onlinecercaapostaaposta em jogos onlinejogos online370 ataquesapostaaposta em jogos onlinejogos onlinecriminosos contra as forçasapostaaposta em jogos onlinejogos onlinesegurança e retaliações que deixaram maisapostaaposta em jogos onlinejogos online140 mortos no Estadoapostaaposta em jogos onlinejogos onlineSão Paulo.

Operação policial

A transferência dos detentos vem após uma investigação da Polícia e do Ministério Público sobre como líderes da facção estariam comandando as ações do crime organizado nas ruas, mesmo detidosaposta em jogos onlineprisõesapostaaposta em jogos onlinejogos onlinesegurança máxima.

O PCC é acusadoapostaaposta em jogos onlinejogos onlinecomandar os detentosapostaaposta em jogos onlinejogos onlineboa parte das prisões brasileiras alémapostaaposta em jogos onlinejogos onlinecomandar o tráficoapostaaposta em jogos onlinejogos onlinedrogas e outras atividades criminosas fora dos presídios, no Brasil eaposta em jogos onlinepaíses da América do Sul.

Policiais fazem bloqueioaposta em jogos onlinepistaaposta em jogos online2006

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ondaapostaaposta em jogos onlinejogos onlineataquesaposta em jogos online2006 provocada por transferênciaapostaaposta em jogos onlinejogos onlinepresos deixou dezenasapostaaposta em jogos onlinejogos onlinemortosaposta em jogos onlineSão Paulo.

Em novembro, a operação Ethos (que resultou nas atuais transferências) prendeu maisapostaaposta em jogos onlinejogos online30 suspeitos - a maior parte deles advogados - entre eles o vice-presidente do Condepe (Conselho Estadualapostaaposta em jogos onlinejogos onlineDefesa dos Direitos da Pessoa Humana).

Eles atuariamapostaaposta em jogos onlinejogos onlineforma a favorecer e facilitar as atividades criminosasapostaaposta em jogos onlinejogos online14 líderes do PCC.

Em uma decisão liminar, o Tribunalapostaaposta em jogos onlinejogos onlineJustiça determinou a transferênciaapostaaposta em jogos onlinejogos online13 desses detentos das penitenciáriasapostaaposta em jogos onlinejogos onlinesegurança máximaapostaaposta em jogos onlinejogos onlinePresidente Venceslau 2 (onde ficava a maioria dos integrantes da cúpula da facção), Avaré e Mirandópolis para o presídioapostaaposta em jogos onlinejogos onlinePresidente Bernardes, todasaposta em jogos onlineSão Paulo, por 60 dias.

A maioria deles já está na unidade, onde ficamaposta em jogos onlinecelas individuais e têm direito a duas horasapostaaposta em jogos onlinejogos onlinediáriasapostaaposta em jogos onlinejogos onlinebanhoapostaaposta em jogos onlinejogos onlinesol. Entre eles estão Marcola e a cúpula da facção, alémapostaaposta em jogos onlinejogos onlinepresos encarregadosapostaaposta em jogos onlinejogos onlineorganizar o sistemaapostaaposta em jogos onlinejogos onlineadvogados do PCC.

Opiniões divididas

Segundo um jurista especializadoaposta em jogos onlineinvestigar o PCC, o Regime Disciplinar Diferenciado é hoje um dos principais instrumentos para controlar as facções criminosas. Isso porque impede a comunicação entre o comando da facção e seus subordinados.

O isolamento seria capazapostaaposta em jogos onlinejogos onlineenfraquecer os líderes da facção, desestabilizar e até criar conflitosaposta em jogos onlinetoda a estrutura da organização criminosa.

Nesse caso específico, os envolvidos no processo dizem acreditar que o Estado e a Justiça demonstrariam fraqueza se não enviassem os suspeitos ao RDD - após terem colhido evidênciasapostaaposta em jogos onlinejogos onlineque eles seriam capazesapostaaposta em jogos onlinejogos onlinecomandar a atuação da facção nas ruas mesmo estando presos.

Mas muitos operadores da lei consideram que a medida seria inconstitucional. Uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil questiona a constitucionalidade da medida no Supremo Tribunal Federal.

Segundo Kehdi, do Ibccrim, as condições que permitem que alguém seja mandado ao RDD são muito genéricas.

No processo atual,aposta em jogos onlinelinhas gerais elas se baseiam no fato dos detentos participaremapostaaposta em jogos onlinejogos onlineorganização criminosa.

"Esse tipoapostaaposta em jogos onlinejogos onlinemedida aumenta a tendência dos detentos desenvolverem problemas psiquiátricos. As pessoas enlouquecem. Isso vai contra a ideiaapostaaposta em jogos onlinejogos onlineque a prisão é uma formaapostaaposta em jogos onlinejogos onlineressocializar alguém", disse.

"Isso é mais um ato político que jurídico. O RDD amedronta, mas não adianta. Quando você tira um líder da facção outro entraaposta em jogos onlineseu lugar", afirmou.

A Justiça negouaposta em jogos online2013 um pedido do Ministério Público para que Marcola fosse mandado ao isolamento, Mas no inícioapostaaposta em jogos onlinejogos online2014 ele chegou a ser mandado ao RDD por um mês - sem a ocorrênciaapostaaposta em jogos onlinejogos onlinerebeliões ou represálias.

Até o fechamento dessa reportagem não havia indíciosapostaaposta em jogos onlinejogos onlinequalquer tipoapostaaposta em jogos onlinejogos onlineretaliação do PCCaposta em jogos onlinerelação às transferências. Autoridades envolvidas no caso dizem não esperar reação violenta, mas afirmam que o Estado e a Justiça estão prontos para lidar com eventuais rebeliões no sistema prisional.