Por que a Nasa quer levar batatas para Marte:site aposta esportiva

Crédito, CIP
site aposta esportiva Pouco sabemos sobre os detalhes da viagem que,site aposta esportivaalgum momento do futuro, levará o primeiro explorador humano a Marte.
Porém, é bem possível que a batata peruana figure na dieta desse astronauta pioneiro.
A Nasa (agência especial americana),site aposta esportivaconjunto com o Centro Internacional da Batata (CIP, na siglasite aposta esportivaespanhol), com sede no Peru, está fazendo experimentos para descobrir como se desenvolveriam os tubérculos peruanossite aposta esportivasolo marciano.
<link type="page"><caption> Leia também: 'Garoto melancia' vira hit entre fãssite aposta esportivacríquete na Austrália</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2016/01/160104_garoto_melancia_ab.shtml" platform="highweb"/></link>
Para isso, deram início a um cultivo experimentalsite aposta esportivabatatasite aposta esportivacondições que simulam as do planeta vermelho.
Segundo as instituições, na Terra há poucos lugares para o teste melhores que o desertosite aposta esportivaPampassite aposta esportivala Joya, no Peru, na fronteira com o Chile.
"São solos vulcânicos que não contêm nenhuma formasite aposta esportivavida, assim comosite aposta esportivaMarte", afirmou à BBC Mundo, serviçosite aposta esportivaespanhol da BBC, Joel Ranck, chefesite aposta esportivacomunicações do CIP.
Dieta para todos
Além das paisagens "marcianas", há outro motivo que torna o Peru o local ideal para fazer experimentos com batatas.
"Aqui temos 4,5 mil variedadessite aposta esportivabatata. Por isso, o Peru é um lugar muito bom para descobrir qual delas melhor se ajustaria às condiçõessite aposta esportivaMarte", afirma o porta-voz da CIP, instituição que faz partesite aposta esportivauma rede internacionalsite aposta esportivacentrossite aposta esportivainvestigação agrícola.
<link type="page"><caption> Leia também: Por que a crise entre Irã e Arábia Saudita é a mais perigosasite aposta esportivadécadas</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2016/01/160104_analise_ira_arabia_lk" platform="highweb"/></link>

Crédito, CIP
Na primeira fase do experimento, Julio Valdivia, um cientista peruano afiliado à Nasa, colherá amostras do solo desértico e entregará aos laboratórios da CIP, onde até nove tipossite aposta esportivabatata serão testados nessas condições severas.
A partir daí, será usada uma tecnologia desenvolvida pela Nasa para replicar também as condições atmosféricassite aposta esportivaMarte, e ver que efeitos elas teriam sobre as plantas.
A ideia é deixar os astronautas com uma boa ideia do quão viável seria a colonização agrícola do planeta com esse tiposite aposta esportivacultivo.
Hollywood
Trata-sesite aposta esportivauma ideia que,site aposta esportivaalguma maneira, está na moda graças a Hollywood.
É exatamente isso que faz o personagemsite aposta esportivaMatt Damon, um astronauta abandonado no planeta vermelho, no recente filme Perdidosite aposta esportivaMarte.
Para sobreviver nos meses que antecedem a chegadasite aposta esportivauma missãosite aposta esportivaresgate, ele semeia o tubérculosite aposta esportivasolo marciano, e assim consegue se alimentar.
"As batatas são uma excelente fontesite aposta esportivavitamina C, ferro e zinco", lembra Ranck.
"Não acreditamos que ninguém deva depender exclusivamentesite aposta esportivaum só alimento, mas a batata é muito nutritiva. Uma só, fervida, entrega a vitamina C que um adulto precisa para um dia", explica.
Segundo ele, não há dúvidassite aposta esportivaque a batata seria uma parte importante da dieta variada e balanceada da qual necessitariam os astronautas para levar adiante suas tarefas a 225 milhõessite aposta esportivaquilômetros da Terra.
<link type="page"><caption> Leia também: O planosite aposta esportivaMark Zuckerberg para criar um robô</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2016/01/160104_facebook_robo_mdb" platform="highweb"/></link>

Crédito, CIP
Batata congelada
Uma das variáveis que preocupam os pesquisadores é que as batatas comecem a germinar antes do tempo.
"Estimamos que a viagem a Marte leve nove meses", conta o porta-voz da CIP.
E como já sabe qualquer um que tenha armazenado batatassite aposta esportivacasa, depoissite aposta esportivaum tempo os tubérculos começam a germinar. Por isso, a ideia seria congelá-las durante a travessia espacial.
Os experimentos que buscam responder a essas questões serão realizados na sede da CIP,site aposta esportivaLima, esite aposta esportivaoutras localidades, incluindo o deserto.
Eventualmente também se integrarão ao timesite aposta esportivapesquisadores especialistas e estudantessite aposta esportivauniversidadessite aposta esportivavários países, que ajudariam a reunir os dados necessários para o estudo.
O conhecimento a ser obtido, aliás, não se limitará à aplicaçãosite aposta esportivaviagens interplanetárias.
"A batata é o terceiro cultivo mais importante do mundo, e é parte da dietasite aposta esportivaquase todas as culturas humanas", explica Ranck.
Com o aquecimento global e a desertificação, fica cada vez mais importante encontrar variedades mais resistentes a condiçõessite aposta esportivaseca, lembra.








