Sulcosbet365 x pixbetMarte são marcasbet365 x pixbet‘tobogãs’bet365 x pixbetgelo seco, dizem cientistas:bet365 x pixbet

Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. do Arizona
Legenda da foto, Vários tiposbet365 x pixbetranhuras já foram observadosbet365 x pixbetMarte

bet365 x pixbet Um estudo divulgadobet365 x pixbetuma publicação científica sugere que algumas ranhuras longas e finas encontradasbet365 x pixbetpontos da superfíciebet365 x pixbetMarte podem ter sido feitas não por água, mas por blocosbet365 x pixbetdióxidobet365 x pixbetcarbono congelado, também conhecido como gelo seco.

De acordo com a hipótese dos cientistas, os blocos deslizariam pelas dunasbet365 x pixbetareiabet365 x pixbetMarte sobre "almofadas"bet365 x pixbetgásbet365 x pixbetdióxidobet365 x pixbetcarbono, como se fossem tobogãs.

Essas marcas estudadas pelos cientistas, chamadas por elesbet365 x pixbetsulcos lineares, têm uma extensão que varia entre algumas centenasbet365 x pixbetmetros até 2,5 quilômetros.

A hipótese, divulgada na publicação científica Icarus, foi formulada após a análisebet365 x pixbetimagens da Mars Reconnaissance Orbiter, a sonda da Nasa que busca provas da existênciabet365 x pixbetáguabet365 x pixbetMarte.

Testes

As marcas estavam nas dunas que são cobertas por geadabet365 x pixbetgelo seco. Durante o inverno no polo sul do Planeta Vermelho, essa camadabet365 x pixbetgelo seco que pode chegar a um metrobet365 x pixbetprofundidade.

Na primavera, esta camada é sublimada, passando diretamente do estado sólido para o gasoso.

"Os sulcos lineares não se parecem com sulcos na Terra ou outros sulcosbet365 x pixbetMarte, e este processo não aconteceria na Terra", explicou Serina Diniega, cientista planetária do Laboratóriobet365 x pixbetPropulsão a Jato da Nasa na Cafifórnia e um dos autores da pesquisa.

Para testar a hipótese e constatar se o gelo seco pode deixar este tipobet365 x pixbetfissuras, os cientistas pegaram blocosbet365 x pixbetgelo seco e os fizeram deslizar por dunasbet365 x pixbetareia nos Estados americanosbet365 x pixbetUtah e da Califórnia.

Os testes realizados no deserto mostraram que os blocosbet365 x pixbetgelo repartiram a areia, deixando marcas enquanto deslizavam pelas dunas.

Apesarbet365 x pixbetesta experiência não levarbet365 x pixbetconta a pressão e a temperaturabet365 x pixbetMarte, os pesquisadores acreditam que os blocosbet365 x pixbetgelo poderiam se comportarbet365 x pixbetforma semelhantebet365 x pixbetMarte.

Além disso, os cientistas acreditam que os sulcos marcianos seriam diferentes se tivessem sido criados por água. Nesse caso, a água carrega "sedimentos pela colina abaixo, e o material erodido do topo é levado para o fundo e depositadobet365 x pixbet(uma formação) com o formatobet365 x pixbetum leque", afirmou Diniega.

"Com os sulcos lineares, você não está transportando material. Você está esculpindo uma ranhura, empurrando o material para os lados", acrescentou.

Diferentes sulcos

Outra autora do estudo, Candice Hansen, do Institutobet365 x pixbetCiência Planetária da cidadebet365 x pixbetTucson, no Estado americano do Arizona, afirmou que as ranhuras pesquisadas são únicas - e podem ser confundidas com outras encontradas no próprio planeta.

"A Mars Reconnaisance Orbirter está mostrando que Marte é um planeta muito ativo. Alguns dos processos que observamosbet365 x pixbetMarte são parecidos com os processos da Terra, mas este está na categoria dos (processos) exclusivosbet365 x pixbetMarte."

"Existe uma variedadebet365 x pixbetcaracterísticasbet365 x pixbetMarte que, às vezes, são colocadas juntas como 'sulcos', mas elas são formadas por processos diferentes", acrescentou.

"E apenas pelo fatobet365 x pixbetesta hipótese do gelo seco parecer uma boa explicação para um tipo (de sulco), não significa que possa ser aplicada para outras", disse.