Gravação causa terremoto político na Venezuela :hugo 2 slot

Mesma ferramenta
Não está claro como a gravação com a suposta vozhugo 2 slotum dos personagens do chavismo mais odiados pela oposição foi parar nas mãos da coalizão opositora Mesahugo 2 slotUnidade Democrática.
Durante anos, Silva se encarregouhugo 2 slot"desmascarar" planoshugo 2 slotconspiração da oposiçãohugo 2 slotseu programahugo 2 slotTV atravéshugo 2 slotescutas telefônicas. Agora, a oposição se utiliza da mesma ferramenta para expor o que parecem ser indícios da ferrenha luta travada nos bastidores do chavismo após a mortehugo 2 slotHugo Chávez.
"Há tecnologia para mostrar se essa gravação é autêntica ou não", afirmou o analista político Steve Ellner à BBC Brasil. "Enquanto isso, a oposição utilizará essa gravação para anular os resultados eleitorais e questionar a legitimidade do governo", acrescentou.
No áudio apresentado pela oposição, se escuta a voz atribuída à Silva, marcada por um eco, porém, quando raras vezes o suposto agente cubano fala a gravação se torna inaudível. No resto da gravação somente se escuta "aham" e "uhum" que viria do suposto agente cubano. "Um cubano que diz 'vaina' (gíria venezuelana para definir 'coisa'). Como é isso?", questionou Silva ao desvincular-se das acusações.
Na gravação, a voz atribuída ao apresentador diz que um grupo liderado por Diosdado Cabello teria um plano para tornar a gestãohugo 2 slotMaduro "ingovernável", e assim criar as condições para que o presidente seja submetido a um referendo revocatório do mandato presidencialhugo 2 slotdois anos.
"Está numa armadilha(...), a armadilha estáhugo 2 slottodos os gruposhugo 2 slotpoder (do chavismo)", teria afirmado Silva. "Maduro está obrigado a colocar a Diosdado contra a parede", diz a gravação que tem duraçãohugo 2 slotuma hora, atribuída a Mario Silva.
Na conversa, Mario Silva daria detalheshugo 2 slotproblemas entre o presidente Nicolás Maduro e o ministrohugo 2 slotDefesa Diego Molero, um distanciamento que seria alimentado pela primeira-dama Cilia Flores. Silva diz que Flores estariahugo 2 slotolhohugo 2 slotmovimentoshugo 2 slotMolero para promover um golpehugo 2 slotEstado. Ao mesmo tempo, Silva diz que Chávez colocou Molero à frente da pastahugo 2 slotDefesa "por algo", indicando que o antecessorhugo 2 slotMaduro, o presidente morto Hugo Chávez, não confiavahugo 2 slotoutros generais que estariam alinhados a Diosdado Cabello.
No diálogo com o suposto membro do serviçohugo 2 slotinteligência cubano (G2), Silva comenta que há um grupohugo 2 slotoficiais nas Forças Armadas - liderados por Cabello - que pretendem desestabilizar o governohugo 2 slotMaduro, fazendo alusão a um golpehugo 2 slotEstado. O grupo estariahugo 2 slotsilêncio, até então, para evitar serem qualificados como "traidores", segundo a voz atribuída a Mario Silva. "Estive a pontohugo 2 slotdizer: Maduro, há uma conspiraçãohugo 2 slotprocesso (...), mas não sei que reação ele poderia ter", diz a gravação.
Silva supostamente diz na gravação ainda que Diosdado se beneficia do poder político que exerce sobre órgãos estataishugo 2 slotarrecadação para favorecer o acesso a dólares a empresas privadas que seriamhugo 2 slotpropriedadehugo 2 slotCabello. "Quando falamos da desvalorização da moeda (o bolívar), o principal problema era a fugahugo 2 slotdivisas atravéshugo 2 slotempresas fantasmas, umas e outras vinculadas a Diosdado Cabello por meiohugo 2 slotCadivi (Comissãohugo 2 slotAdministraçãohugo 2 slotDivisas)", afirma a voz atribuída a Silva.
'Divisão no governo'
O analista político Mervin Rodriguez disse à BBC Brasil que a oposição tentará capitalizar essas eventuais contradições para mostrar que "há divisão no governo".
A seu ver, dependendo da abordagem jurídica dada às denúncias, a base políticahugo 2 slotapoiohugo 2 slotMaduro pode fragilizar-se. "Se houver demandashugo 2 slottribunais, a popularidade do presidente pode ser afetada", afirmou.
O caso "Mario Silva Gate", como está sendo chamado pela imprensa local, vem à tonahugo 2 slotuma semana complicada para Maduro,hugo 2 slotmeio a uma severa crisehugo 2 slotabastecimentohugo 2 slotalimentos que o levou a pedir ajuda do Brasil ehugo 2 slotoutros vizinhos.
Minutos após a divulgação da conversa, Maduro apareceuhugo 2 slotum ato público acompanhado do ministrohugo 2 slotDefesa ehugo 2 slotoutros membros do alto escalão do Exército. Ao elogiar o trabalho dos militares no combate a insegurança, Maduro não comentou diretamente as denúncias da oposição, porém, fez alusão ao cenário político conturbado. "Vocês são donos do futuro (...) que ninguém baixe a guarda, ao contrário, levantem a guarda à mentira, à manipulação, à intriga", afirmou Maduro diantehugo 2 slotum grupohugo 2 slotcadetes.
No final da noite da segunda-feira, Diosdado Cabello qualificou como um "show" as denúncias da oposição. "Quiseram fazer uma festa, mal organizada, com porta-vozes desprestigiados. Isso os deixa no desespero", afirmou à jornalistas, logo após participarhugo 2 slotuma reunião com Maduro, no paláciohugo 2 slotgoverno.
A oposição porhugo 2 slotvez disse que a "novela", como ela própria qualificou o episódio, continuará e que haverá um novo capítulo.





