Com agendas opostas, TVs 'alimentam' tensão na Venezuela:jogo de buraca online gratis

jogo de buraca online gratis Num momentojogo de buraca online gratisextrema polarização da política da Venezuela, os meiosjogo de buraca online gratiscomunicação se tornaram a principal arenajogo de buraca online gratisdisputa após as conturbadas eleiçõesjogo de buraca online gratis14jogo de buraca online gratisabril.
A tensão cresceu no país desde que o candidato opositor, Henrique Capriles, exigiu a auditoria dos resultados para reconhecer a vitória do governista Nicolás Maduro, e essa tensão se reflete sobretudo na televisão.
Na emissora estatal Venezolanajogo de buraca online gratisTelevisión (VTV), a oposição é retratada como violenta e golpista, enquanto o governo pede paz. Em contrapartida, a rede privada Globovisión noticia que a oposição defende uma solução pacifica, enquanto o governo, que "roubou as eleições", busca a violência.
Os intervalos publicitários aumentam a controvérsia, com "comerciais" que, com montagens impactantes, oferecem um retrato aterrorizantejogo de buraca online gratiscada lado.
Dois mundos
A imprensa oficial defende o Conselho Nacional Eleitoral e a legitimidadejogo de buraca online gratisNicolás Maduro, com constantes críticas a Capriles - acusadojogo de buraca online gratisgolpismo ejogo de buraca online gratisser responsável pelas nove mortes ocorridas nos protestos pós-eleitorais.
Para a socióloga e analistajogo de buraca online gratismeios Maryclen Stelling, "não é que a tensão pulou para os meiosjogo de buraca online gratiscomunicação, mas sim os meios fazem parte da tensão - a relatam e a alimentam".
"Há um jogo perverso, porque os meiosjogo de buraca online gratistodos os espectros estão a serviçojogo de buraca online gratisinteresses políticosjogo de buraca online gratisdois projetosjogo de buraca online gratispaís que colidem entre si", diz a analista à BBC. "Na Venezuela, os projetos (políticos) não se enfrentam (no âmbito) dos partidos, mas sim dos meios."
Enquanto esse debate se intensifica na TV, a maioria governista da Assembleia Nacional formou uma comissãojogo de buraca online gratisinvestigação, que deu início a seu trabalho acusando a oposição pelo suposto incêndiojogo de buraca online gratiscentrosjogo de buraca online gratissaúde onde médicos cubanos atendiam pacientesjogo de buraca online gratisregiões humildes.
Na Globovisión ejogo de buraca online gratisoutros meios alinhados com a oposição - principalmente jornais -, investigações jornalísticas desmentem essas acusações do governo e mostram fotos dos centros médicos intactos.
As trocasjogo de buraca online gratisacusação mútuas prosseguem na mídia independentementejogo de buraca online gratisquantas vezes sejam desmentidas. Não é à toa, segundo Stelling, que os venezuelanos tendem a consumir apenas os meiosjogo de buraca online gratiscomunicação com os quais têm afinidades políticas. Sendo assim, as notícias que o cidadão consome "reforçam a verdadejogo de buraca online gratisque ele quer acreditar", diz.
Transmissões obrigatórias

Mas é bom ressaltar que a Globovisión e a VTV são canais minoritários. A maioria dos venezuelanos preferem a novela à política na TV.
"Os canais generalistas reproduzem os comentáriosjogo de buraca online gratisCapriles, mas no noticiário das 23h. Isso não tem impacto direto na ação política. O que tem é uma transmissão ao vivojogo de buraca online gratisuma entrevista coletiva", disse à BBC Andrés Cañizales, pesquisador da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB).
Com isso, a oposição não tem muito o que fazer, mas o governo tem um trunfo: a transmissão obrigatóriajogo de buraca online gratisrádio e TV. Na semana passada, por exemplo, justo quando Capriles denunciava na TV o uso dessas transmissões para difundir uma montagem que o acusava pelas mortes dos protestosjogo de buraca online gratis15jogo de buraca online gratisabril, o opositor foi interrompido por um pronunciamentojogo de buraca online gratistransmissão obrigatória com essa mesma montagem.
"É o medojogo de buraca online gratisque eu fale com cada venezuelano sobre a luta por seus direitos", disse Capriles na ocasião, quando foi transmitido ao vivo apenas pela Globovisión.
Na quinta-feira passada, o candidato opositor teve que esperar 50 minutos até que terminasse outra transmissão obrigatóriajogo de buraca online gratisMaduro.
Para Cañizales, a "possibilidadejogo de buraca online gratisMadurojogo de buraca online gratisfazer transmissões interrompendo uma entrevistajogo de buraca online gratisCapriles faz com que,jogo de buraca online gratistermos midiáticos, a situação seja bastante desigual".
Segundo Maryclen Stelling, "como os resultados (eleitorais) são contestados, as emissoras têm um conteúdo fortemente político,jogo de buraca online gratisconfrontação e 'deslegitimização' do adversário".
"Mas é preciso entender isso dentro do contexto: Maduro não tem tempo o suficiente para apresentarjogo de buraca online gratisgestão e tem metade do país contra ele", opina Stelling.
Esse contexto é justamente o mais preocupante: a tensão pós-eleitoral não diminui, e os meiosjogo de buraca online gratiscomunicação não estão ajudando a dissipá-la.




