Por que menos refugiados chegaram à Europa, mas mais morreram afogadosdiferença entre bet365 e betfair2016:diferença entre bet365 e betfair

Refugiadosdiferença entre bet365 e betfairbalsa.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O númerodiferença entre bet365 e betfairrefugiados que chega à Europa pela Grécia diminuiu, mas as chegadas pela Itália aumentaram

Mas como explicar que, embora as chegadasdiferença entre bet365 e betfairrefugiados pelo mar tenham diminuído, o númerodiferença entre bet365 e betfairpessoas que morreram afogadas ou desapareceram tenha aumentado?

Rota mais perigosa

Uma das razões se encontra ao longo das principais rotas migratórias que cruzam o Mar Mediterrâneo.

Em 2015, 84% dos refugiados conseguiram chegar à Europa. Maisdiferença entre bet365 e betfair850 mil pessoas fizeram a viagem pela chamada rota oriental, que sai da Turquia e atravessa o Mar Egeu até chegar às ilhas gregas.

Este ano, o númerodiferença entre bet365 e betfairpessoas que chegaram por esta mesma rota caiu para 180 mil.

No mesmo período, houve um aumento do fluxo na chamada rota central, que parte da Líbia e chega à Itália.

Guarda costeira italiana

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Atualmente, os trabalhosdiferença entre bet365 e betfairresgate no mar são coordenados pela Guarda Costeira da Itália

"As chegadas na Grécia foram contidasdiferença entre bet365 e betfairgrande parte como consequência do acordo firmado entre Turquia e União Europeia", afirmou Federico Fossi, porta-voz do Acnur na Itália.

Segundo o acordo, que entroudiferença entre bet365 e betfairvigor no dia 20diferença entre bet365 e betfairmarçodiferença entre bet365 e betfair2016, os imigrantes que chegam à Grécia são devolvidos para a Turquia se não solicitarem asilo ou se o pedido for rejeitado.

"De modo geral, vimos uma redução bastante drástica no númerodiferença entre bet365 e betfairchegadas", explicou Fossi à BBC Mundo, o serviçodiferença entre bet365 e betfairespanhol da BBC.

"No entanto, se observarmos o caso da Itália, na rota central do Mediterrâneo, este é um anodiferença entre bet365 e betfairrecorde: chegaram cerca 179 mil pessoas. No ano passado, foram 150 mil e,diferença entre bet365 e betfair2014, 170 mil", continuou.

"A rota central é mais perigosadiferença entre bet365 e betfaircomparação com a do leste do Mediterrâneo."

A distância entre a Turquia e as ilhas gregas que mais receberam refugiadosdiferença entre bet365 e betfair2015, como Kos ou Lesbos, édiferença entre bet365 e betfair5 a 10 quilômetros.

Já para sair da Líbia e alcançar Lampedusa, a ilha italiana mais próxima, é preciso percorrer 280 quilômetros.

A probabilidade édiferença entre bet365 e betfairque umdiferença entre bet365 e betfaircada 47 migrantes que fazem esse trajeto morra afogado.

Traficantes 'implacáveis'

Refugiados resgatados no mar

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A maioria dos migrantes que chega à Itália é provenientediferença entre bet365 e betfairpaíses africanos

Mas o perigo não está apenas na geografia das rotas migratórias.

"Os traficantesdiferença entre bet365 e betfairpessoas são implacáveis e estão usando táticas muito piores que no passado. Eles colocam muita gentediferença entre bet365 e betfairbarcos bem menores e também acreditamos que estejam conseguindo um número limitadodiferença entre bet365 e betfairembarcações", disse Joel Millman, porta-voz da OIM.

Em muitos casos, os traficantes utilizam simples lanchas infláveis, incapazesdiferença entre bet365 e betfairaguentar toda a viagem.

"O momento mais perigoso normalmente é quando o barcodiferença entre bet365 e betfairresgate se aproxima. As pessoas entramdiferença entre bet365 e betfairpânico, querem ser resgatadas e acabam indo só para um lado da lancha, que vira e afunda. Elas caem no mar e muitas não conseguem nadar", acrescenta Fossi.

"Estamos falandodiferença entre bet365 e betfairgruposdiferença entre bet365 e betfair100 a 150 pessoasdiferença entre bet365 e betfairbotes infláveis e entre 400 e 700 pessoasdiferença entre bet365 e betfairpequenos barcosdiferença entre bet365 e betfairpescadiferença entre bet365 e betfairmadeira. Basta o naufrágiodiferença entre bet365 e betfairuma destas embarcações para que se tenha um grande númerodiferença entre bet365 e betfairmortes", continua.

Em 2016, umdiferença entre bet365 e betfaircada quatro migrantes que atravessaram o Mediterrâneo (26%) eram crianças, a maioria delas desacompanhadas. As mulheres representaram 17% e os homens 57%,diferença entre bet365 e betfairacordo com as duas agências das Nações Unidas.

Criançasdiferença entre bet365 e betfairum centrodiferença entre bet365 e betfairacolhidasdiferença entre bet365 e betfairrefugiados

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Agências da ONU estimam que as crianças desacompanhadas são um quarto dos refugiados que atravessam o Mar Mediterrâneo

Além disso, dependendo da rota que tomam para chegar ao Mediterrâneo, muitos ficam ainda mais vulneráveis à ação dos traficantes.

"São pessoas que atravessam o deserto, principalmente pelo Níger, e chegam à Líbia, onde encontram um ambiente que facilita a ação dos traficantesdiferença entre bet365 e betfairpessoas", explica Millman.

Enquanto a maior parte dos que chegaram à Gréciadiferença entre bet365 e betfair2015 ediferença entre bet365 e betfair2016 foram sírios, afegãos e iraquianos, as principais nacionalidades dos que saem da Líbia para a Itália são nigeriana, eritreia e guineana.

"Os sírios são quase imediatamente vistos como refugiados. Muitos políticos e jornalistas costumam achar que as pessoas que vêm da África Subsaariana não são refugiados, mas migrantes econômicos."

"Mas isso é incorreto, porque embora o númerodiferença entre bet365 e betfairmigrantes econômicos seja menor, os direitosdiferença entre bet365 e betfairproteção internacional são individuais. Ou seja, cada uma dessas pessoas tem o direitodiferença entre bet365 e betfairpedir proteção internacional como refugiada", diz Fossi.

Como reduzir as mortes?

Hoje, os trabalhosdiferença entre bet365 e betfairresgate são coordenados pela Guarda Costeira da Itália.

Em novembrodiferença entre bet365 e betfair2014, a União Europeia lançou a Operação Triton, que sucedeu a Mare Nostrum, executada até então pelo governo italiano.

Além disso, a zona é patrulhada por barcosdiferença entre bet365 e betfairresgatediferença entre bet365 e betfairvárias organizações não governamentais.

"Levandodiferença entre bet365 e betfairconta o númerodiferença entre bet365 e betfairpessoas que morrem e desaparecem no mar, não dá para dizer que (esses esforços) são suficientes. Se fossem, haveria menos vítimas. Mas sem os grandes esforços dos gruposdiferença entre bet365 e betfairsocorristas, haveria muitas mais", avalia Fossi.

Refugiadosdiferença entre bet365 e betfairbalsa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os traficantesdiferença entre bet365 e betfairpessoas chegam a colocar até 150 pessoasdiferença entre bet365 e betfairlanchas infláveis que não aguentam a travessia do Mediterrâneo

"Depois do naufrágiodiferença entre bet365 e betfair19diferença entre bet365 e betfairabrildiferença entre bet365 e betfair2015 (quando morreram maisdiferença entre bet365 e betfair700 pessoas) a Operação Triton foi ampliada, ganhou mais barcos e deixoudiferença entre bet365 e betfairter como função exclusiva o controlediferença entre bet365 e betfairfronteiras", acrescenta.

"Busca e resgate passaram a fazer parte da missão, e o raiodiferença entre bet365 e betfairação da operação foi aumentado para além das 30 milhas náuticas na costa líbia", afirma.

O Acnur e as ONGs que participam dos trabalhosdiferença entre bet365 e betfairsalvamento defendem que, além das operaçõesdiferença entre bet365 e betfairresgate, sejam tomadas medidas legais para reduzir o risco das viagens.

"As medidas legais incluem melhorar as admissões por razões humanitárias, a reunião familiar e a expediçãodiferença entre bet365 e betfairvistos humanitários, civis ediferença entre bet365 e betfairtrabalho para os refugiados", esclarece Fossi.

"Falamos da possibilidadediferença entre bet365 e betfairuma pessoa chegar à Europa como refugiada, sem arriscar a vida nas mãosdiferença entre bet365 e betfairtraficantes. Estamos nos acostumando com as mortes dessa gente no mar. E isso é muito triste."