5 coisas que fazem das lantejoulas grandes poluidoras:pagbet com baixar

  • Navin Singh Khadka
  • Correspondentepagbet com baixarMeio Ambiente, BBC World Service
Um gorropagbet com baixarPapai Noel decorado com lantejoulas

Crédito, Getty Images

pagbet com baixar O Natal e o Ano Novo são uma épocapagbet com baixarfesta para muitos, ocasiões que inspiram comprar uma roupa nova — muitas vezes, com brilho, repletaspagbet com baixarlantejoulas.

Roupas com lantejoulas também estão se tornando mais comunspagbet com baixaralgumas regiões do mundopagbet com baixaroutras épocas do ano — por exemplo, no sul da Ásia, onde o costumepagbet com baixarusar lehenga, vestido longo, e choli, uma blusa bordada, muitas vezes com lantejoulas, está se espalhando.

Mas as roupas feitaspagbet com baixarlantejoulas são um risco ambiental, alertam os especialistas, por maispagbet com baixaruma razão.

1 - As lantejoulas caem

"Não sei se você já usou alguma coisa com lantejoulas, mas eu já usei, e elas ficam caindo o tempo todo, especialmente se as roupas forem de fast fashion ou pontapagbet com baixarestoque", diz Jane Patton, gerentepagbet com baixarcampanhaspagbet com baixarplástico e petroquímica no Centropagbet com baixarDireito Ambiental Internacional.

"Elas soltam quando você abraça alguém, ou entra e sai do carro, ou até mesmo enquanto você caminha ou dança. Também saem na lavagem."

O problema é o mesmo do glitter. Ambos são geralmente feitospagbet com baixarplástico com um revestimento refletor metálico. Uma vez que vão para o ralo, permanecerão no ambiente por séculos, possivelmente se fragmentandopagbet com baixarpedaços menores ao longo do tempo.

"Como as lantejoulas são sintéticas e feitaspagbet com baixarum material que quase certamente contém produtos químicos tóxicos, onde quer que elas acabem — no ar, na água, no solo — é potencialmente perigoso", diz Jane Patton.

"Os microplásticos são um problema generalizado e monumental. Por serem tão pequenos e se moverem com tanta facilidade, é impossível simplesmente limpá-los ou contê-los."

Pesquisadores revelaram neste ano que foram encontrados microplásticos até na neve fresca da Antártida.

​​Foram inventadas lantejoulas biodegradáveis, mas ainda não são produzidaspagbet com baixarmassa.

2 - Roupaspagbet com baixarfesta são a última palavrapagbet com baixarmoda descartável

A instituiçãopagbet com baixarcaridade Oxfam entrevistou 2 mil mulheres britânicaspagbet com baixar18 a 55 anospagbet com baixar2019, 40% das quais disseram que comprariam uma peçapagbet com baixarroupa com lantejoulas para as festaspagbet com baixarfimpagbet com baixarano.

Apenas um quarto tinha certezapagbet com baixarque usaria novamente — e,pagbet com baixarmédia, as entrevistadas disseram que usariam a roupa cinco vezes antespagbet com baixardeixá-lapagbet com baixarlado.

Cinco por cento afirmaram que jogariam as roupas no lixo uma vez que desistissem delas, levando a Oxfam a calcular que 1,7 milhãopagbet com baixarpeçaspagbet com baixarroupas festivaspagbet com baixar2019 acabariampagbet com baixaraterros sanitários.

Uma vez no aterro sanitário, as lantejoulaspagbet com baixarplástico permanecerão lá indefinidamente — mas estudos também mostraram que os resíduos líquidos que saem dos aterros também contêm microplásticos.

Um grupopagbet com baixarpesquisadores disse que o estudo forneceu evidênciaspagbet com baixarque "o aterro não é o depósito finalpagbet com baixarplásticos, mas uma fonte potencialpagbet com baixarmicroplásticos".

Vitrinepagbet com baixarlojapagbet com baixarBarcelona com roupaspagbet com baixarlantejoulas brilhantes

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Roupas com lantejoulas são presença obrigatória nas vitrinespagbet com baixarfimpagbet com baixarano, como esta aquipagbet com baixarBarcelona

3 - Roupas não vendidas podem ser descartadas

Viola Wohlgemuth, gerentepagbet com baixareconomia circular e substâncias tóxicas do Greenpeace na Alemanha, diz que 40% dos itens produzidos pela indústriapagbet com baixarvestuário nunca são vendidos. Estes podem então ser enviados para outros países e descartados, segundo ela.

Roupas decoradas com lantejoulas estão, inevitavelmente, entre essas remessas. Viola Wohlgemuth conta que já viu lantejoulaspagbet com baixaritens expostospagbet com baixarmercadospagbet com baixarroupaspagbet com baixarsegunda mão e aterros sanitários no Quênia e na Tanzânia.

"Não há regulamentação para a exportaçãopagbet com baixarresíduos têxteis. Essas exportações são disfarçadaspagbet com baixartêxteispagbet com baixarsegunda mão e descartadaspagbet com baixarpaíses pobres, onde acabampagbet com baixaraterros sanitários ou cursospagbet com baixarágua, e poluem", diz ela.

"Não é proibido como uma substância problemática como outros tipospagbet com baixarresíduos, como lixo eletrônico ou plástico, sob a Convenção da Basileia."

4 - Há desperdício quando as lantejoulas são produzidas

As lantejoulas são perfuradaspagbet com baixarfolhaspagbet com baixarplástico, e o material que resta deve ser descartado.

"Alguns anos atrás, algumas empresas tentaram queimar os resíduospagbet com baixarseus incineradores", diz Jignesh Jagani, donopagbet com baixaruma fábrica têxtil no Estado indianopagbet com baixarGujarat.

"E isso produziu fumaça tóxica. O conselhopagbet com baixarcontrolepagbet com baixarpoluição do Estado ficou sabendo e fez com que as empresas parassempagbet com baixarfazer isso. Manusear esse resíduo é realmente um desafio."

Uma das desenvolvedoraspagbet com baixarlantejoulaspagbet com baixarcelulose compostáveis, Elissa Brunato, disse que começou fazendo folhaspagbet com baixarmaterial das quais as lantejoulas eram cortadas. Para evitar esse problema, ela passou a fazer lantejoulaspagbet com baixarmoldes individuais.

Vestidopagbet com baixarlantejoulaspagbet com baixarararapagbet com baixarvestidos à venda

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Roupas com lantejoulas também podem ser compradaspagbet com baixarbrechós

5 - Lantejoulas são fixadaspagbet com baixarfibras sintéticas

Pule WhatsApp e continue lendo
No WhatsApp

Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular

Entre no canal!

Fim do WhatsApp

O problema não são apenas as lantejoulas, mas os materiais sintéticos aos quais elas geralmente estão fixadas.

De acordo com o Programa Ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU), cercapagbet com baixar60% do material usado nas roupas é plástico, como poliéster ou acrílico, e toda vez que as roupas são lavadas, elas soltam pequenas microfibraspagbet com baixarplástico.

Essas fibras chegam aos cursospagbet com baixarágua e, a partir daí, entram na cadeia alimentar.

De acordo com uma estimativa da União Internacional para a Conservação da Natureza, os tecidos sintéticos são responsáveis ​​por 35% das microfibras lançadas nos oceanos.

George Harding, da Changing Markets Foundation, que visa enfrentar problemaspagbet com baixarsustentabilidade usando o poder do mercado, diz que o usopagbet com baixarlantejoulas e fibraspagbet com baixarplástico (derivadaspagbet com baixarpetróleo ou gás) pela indústria da moda também demonstra uma "dependência profundamente enraizada na indústriapagbet com baixarcombustíveis fósseis para matérias-primas".

A previsão, segundo ele, épagbet com baixarque a produçãopagbet com baixarroupas quase dobre até 2030pagbet com baixarcomparação com os níveispagbet com baixar2015.

"(Então) o problema provavelmente só vai piorar sem intervenções significativas."

- Este texto foi publicadopagbet com baixarhttp://roberthost1.accountsupport.com/geral-64102618