Com tropeços na 1ª semana, Brasil faz as contas e torce por metabanner pokertop 10 no quadrobanner pokermedalhas:banner poker

Conceição garantiu ao menos um bronze para o Brasil no boxe

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Robson Conceição garantiu ao menos um bronze para o Brasil no boxe

Mas o COB ainda precisa fazer contas. O Brasil tem quatro medalhas definidas na Rio 2016 até agora (cinco, se contando com o pódio indefinidobanner pokerConceição) e ocupa apenas o 22º lugar na tabelabanner pokermedalhas. Está longe do patamarbanner pokerpelo menos 24 medalhas e mesmobanner pokersuperar as 17 conquistadasbanner pokerLondres 2012, na melhor participação olímpica até agora.

Precisa “correr atrás do prejuízo”, já que modalidades tradicionalmente fornecedorasbanner pokerpódio tiveram desempenho abaixo do esperado na primeira semana da Olimpíada. O judô, por exemplo, terminoubanner pokerparticipação com três medalhas – o ourobanner pokerRafaela Silva e os bronzesbanner pokerSilva e Mayra Aguiar -, mas os dirigentes esperavam pelo menos cinco pódios na Rio 2016.

Belucci chegou muito pertobanner pokerajudar a contagem brasileira

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Belucci chegou muito pertobanner pokerajudar a contagem brasileira

Longebanner pokerser um resquício da Guerra Fria, quando americanos e soviéticos viam na superioridade esportiva um miniteatro para a guerra nuclear que não podiam lutarbanner pokerverdade, a meta brasileira foi traçada como uma oportunidadebanner pokerlegado esportivo da Rio 2016 e uma prestaçãobanner pokercontas para o investimento sem precedentesbanner pokerum ciclo olímpico, incluindo verbas públicas.

“Não vamos falarbanner pokersatisfação ou decepção. A ordem do dia é só falar sobre projeções, metas e resultados depois do dia 21 (a data do encerramento dos Jogos). Não adianta ficar falando agora. Vamos deixar que as equipes trabalhem”, diz Marcus Vinícius Freire, superintendente técnico do COB.

Para atingir a meta, o país agora não pode se dar ao luxobanner pokermais tropeços como obanner pokerSarah Menezes, a judoca campeã olímpica que chegou ao Rio cotada para uma medalhabanner pokertodas as projeções que normalmente precedem os Jogos. Mas ao menos os judocas conquistaram medalhas: a natação nem medalha conseguiu, apesarbanner pokerchegar a um festivalbanner pokerfinais.

Em meio a uma “ressaca geracional”,banner pokerque os principais talentos estão longe das primeiras posições do ranking mundial ou mesmo não se classificaram para os Jogos, como foi o casobanner pokerCesar Cielo, quebanner pokerPequim 2008 conquistou o primeiro (e até agora único) ouro olímpico do esporte, a Confederação Brasileirabanner pokerDesportos Aquáticos esperava ao menos um pódio – mais especificamentebanner pokerTiago Pereira, prata nos 400m medleybanner pokerLondres. O nadadorbanner pokerVolta Redonda (RJ), porém, acabou apenasbanner pokersétimo.

O próprio tênis deubanner pokerdecepção também, com a eliminação da parceria entre Marcelo Melo e Bruno Soares, dois dos melhores duplistas da atualidade.

Isso fez com que esportes tradicionalmente medalhistas, como o vôlei, o vôleibanner pokerpraia e o futebol, bem como a vela precisarão confirmar expectativas. Os sinais, porém, não são bons. Após as regatas deste sábado, apenas a dupla formada por Martine Grael e Kahena Kunze é quem mais pertobanner pokerum pódio está, ocupando a segunda colocação na classe 49er FX.

Robert Scheidt, o maior medalhista olímpico brasileiro aindabanner pokeratividade, dependebanner pokeruma complexa combinaçãobanner pokerresultados para conseguir mais uma na classe Laser - a mesmabanner pokerque foi ourobanner pokerAtlanta (96) e Atenas (2004). Na classe Finn, Jorge Zariff ocupa a sexta posição e ainda se mantém na disputa por medalhas.

Também espera-se que Arthur Zanetti, quebanner pokerLondres conquistou um ouro e a primeira medalha brasileira na ginástica artística, mantenha-se no pódio.

Ourobanner pokerRafaela não livrou o judôbanner pokercríticas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ourobanner pokerRafaela não livrou o judôbanner pokercríticas

O país precisará contar com a ajudabanner pokermodalidadesbanner pokersucesso mais raro, como o pentatlo moderno,banner pokerque Yane Marques foi bronzebanner pokerLondres.

Esperam-se também pódios inéditos. Isaquias Queiroz, na canoagembanner pokervelocidade, é uma aposta. Ele é bicampeão mundial na categoria C-1 1500m, que não é olímpica, mas é apontado por especialistas como um dos candidatos à medalha na prova C-1 1000m.

Campeão mundialbanner poker2013, o handebol feminino é outra esperançabanner pokerpódio,banner pokeroutra modalidade ainda “virgem” para o Brasilbanner pokerJogos. Também há a expectativabanner pokerresultados nas maratonas aquáticas,banner pokerque Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha têm resultados expressivosbanner pokermundiais.

No atletismo, as esperanças são poucas alémbanner pokeruma medalhabanner pokerFabiana Murer no salto com vara – ela é a atual vice-campeã mundial.

A espera prometer ser longa, ainda mais porque a suspensãobanner pokerdiversos atletas russos por doping foi, na opinião do COB, ruim para o Brasil, já que rivais do país pelo top 10 poderiam “herdar” pódiosbanner pokermodalidadesbanner pokerque a delegação anfitriã já não tinha muitas chances.