Por que o 'Estado Islâmico' quer que o Ocidente envie tropas para Iraque e Síria:roleta europeia ao vivo

  • Frank Gardner
  • Correspondenteroleta europeia ao vivoSegurança da BBC
Abu Muhammad al-Adnani (Foto: Dabiq)

Crédito, Dabiq

Legenda da foto,

Em vídeo, porta-voz do 'Estado Islâmico' desafia EUA e aliados a enfrentamentoroleta europeia ao vivoterra

roleta europeia ao vivo O grupo autodenominado Estado Islâmico expressou com todas as letras que não apenas não teme um enfrentamentoroleta europeia ao vivoterra contra tropas americanas no Iraque e na Síria, como na verdade se alegraria nessa situação.

Em uma mensagemroleta europeia ao vivo32 minutos publicada na internet, o principal porta-voz do EI, o sírio que adotou o nomeroleta europeia ao vivoShaykh Abu Muhammad al-Adnani, ridicularizou os recentes ataques aéreos americanos e os esforços do presidente Barack Obama para costurar uma coalizão internacional contra a milícia extremista islâmica.

"É só isso que podem fazer?", alfinetou, dirigindo-se ao presidente Obama. "Os Estados Unidos e seus aliados são incapazesroleta europeia ao vivonos enfrentar aquiroleta europeia ao vivoterra?"

Os ataques aéreos americanos e aliados estão causando sérios danos ao EI, que não pode oferecer resposta militar efetiva contra eles. Portanto, faz sentido que a organização prefira que os EUA se comprometam com tropas no camporoleta europeia ao vivobatalha.

"Eles estão desejando um conflito com o Ocidente", diz o diretor do Centro Internacional para o Estudo da Radicalização,roleta europeia ao vivoLondres, Peter Neuman.

"Os vídeosroleta europeia ao vivoexecuções (de reféns ocidentais) eram isca para provocar uma reação excessiva. No momentoroleta europeia ao vivoque botas ocidentais pisam o terreno, tudo se transforma na velha narrativa do Ocidente contra o Islã, e eles podem alegar que eles estão lutando contra a ocupação", argumenta o especialista.

'Alá nos deu' suas armas

Após um rápido avanço pelo norte e oeste do Iraqueroleta europeia ao vivojunho,roleta europeia ao vivoque conquistou cidade após cidade, o EI capturou Mosul – a segunda maior cidade iraquiana, comroleta europeia ao vivoestratégica represa – e ameaçou tomar a capital curdaroleta europeia ao vivoIrbil.

Mas, desde então, os ataques aéreos americanosroleta europeia ao vivoapoio a forças terrestres curdas contiveram o avanço do grupo.

Na semana passada, a Força Aérea Francesa passou a engrossar os ataques lançados a partir da base aérea dos Emirados Árabes Unidos.

A Austrália anunciou que vai enviar um esquadrãoroleta europeia ao vivocaças Super Hornet, enquanto o Reino Unido aprovou na sexta-feira o envolvimentoroleta europeia ao vivosuas Forças Armadas nos ataques no Iraque com seis aviões Tornado.

Caça Tornado da Força Aérea Britânica a ser usado nos ataques (PA)

Crédito, PA

Legenda da foto,

Ataques ocidentais podem reforçar discursoroleta europeia ao vivoextremistas e angariar simpatizantes

Além disso, um gruporoleta europeia ao vivopaíses tem fornecido armas e munições para as forças que enfrentam o EI.

Mas o porta-voz do EI menosprezou estes fatos, lembrando aos EUA que duranteroleta europeia ao vivocampanha no Iraque o grupo havia tomado uma grande quantidaderoleta europeia ao vivoarmamentos modernos americanos fornecidos ao exército iraquiano – que fugiu para evitar os enfrentamentos.

"Enviem armas e equipamentos para seus agentes e cães; enviem-nasroleta europeia ao vivogrande quantidade, pois vão acabar como espóliosroleta europeia ao vivoguerraroleta europeia ao vivonossas mãos", disse o líder extremista.

"Vejam os seus veículos blindados, máquinas, armas e equipamentos: estãoroleta europeia ao vivonossas mãos. Alá nós concedeu e vamos enfrenta-los com eles."

Enfrentamento inevitável?

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Os analistas acreditam que o enfraquecido e desmoralizado exército iraquiano seja incapazroleta europeia ao vivoenfrentar o EI por conta própria.

Por isso, tem-se especulado que tropasroleta europeia ao vivocombate americanas tenhamroleta europeia ao vivoretornar para o país do qual se retirouroleta europeia ao vivo2011 – o que seria um pesadelo político para o presidente Barack Obama.

Obama, David Cameron (premiê do Reino Unido) e outros líderes ocidentais têm dito publicamente que não haverá "botas no chão", apesarroleta europeia ao vivoquase mil soldados americanos permanecerem no Iraque.

Mas vários analistas políticos e militares, incluindo o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair – que levou o país à guerra contra Saddam Husseinroleta europeia ao vivo2003, ao lado do americano George W. Bush –, opinam ser impossível erradicar o EI sem uma ofensiva terrestre.

Para o porta-voz do EI, "eles (os ocidentais) vão pagar o preço quando enviarem seus filhos para lutar contra nós, e retornarem amputados, ouroleta europeia ao vivocaixões, ou com problemas mentais".

Para o grupo extremista, os benefícios potenciaisroleta europeia ao vivoenfrentar tropas ocidentais no chão são óbvios.

Pelo menos teriam a oportunidaderoleta europeia ao vivoconfrontar soldados cara a cara, contando com o impacto da propaganda negativa que a guerra teria sobre os cidadãos ocidentais.

Acimaroleta europeia ao vivotudo, um conflito regional que hoje é predominantementeroleta europeia ao vivomuçulmanos entre si se tornaria uma espécieroleta europeia ao vivojihad global contra o Ocidente – o que possivelmente atrairia simpatizantes para o grupo e elevaria aroleta europeia ao vivocapacidaderoleta europeia ao vivorecrutar guerrilheiros.