Premiês da Índia e Paquistão realizam encontro histórico:bet fast aposta

Narendra Modi e Nawaz Sharif (Reuters)

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Nawaz Sharif (dir.) foi à posse do premiê indiano, Narendra Modi; É a 1ª vez que isso ocorrebet fast aposta67 anos

bet fast aposta O novo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pediu ao primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, que ele aja contra militantes e acelere o julgamento dos suspeitos pelos ataquesbet fast aposta2008bet fast apostaMumbai, na Índia.

A conversa ocorreu no primeiro diabet fast apostaModi no cargo.

Sharif compareceu à cerimôniabet fast apostaposse do primeiro-ministro indiano na segunda-feira, na esperançabet fast apostamelhorar a relação entre as duas nações rivais, que já disputaram três guerras entre si.

Foi a primeira vezbet fast apostaque um primeiro-ministrobet fast apostaum destes dois países participou da cerimôniabet fast apostaposse do primeiro-ministro da outra nação desde que Índia e Paquistão conseguirambet fast apostaindependência do Reino Unido,bet fast aposta1947.

'Legadobet fast apostadesconfiança'

O líder paquistanês disse que os dois países deveriam deixar o "legadobet fast apostadesconfiança" entre os dois países para atrás e trabalharbet fast apostaprol da paz e da estabilidade.

Modi ainda "destacoubet fast apostapreocupação com o terrorismo", segundo o ministrobet fast apostaRelações Exteriores da Índia, Sujatha Singh.

"Foi dito que o Paquistão deve cumprir seu compromisso para prevenir que seu território e os territórios sob seu controle sejam usadosbet fast apostaatos terroristas contra a Índia."

Os dois lados também tratarambet fast apostasuas relações comerciais, e "Modi disse que os dois países podem trabalhar imediatamente para normalizar seus laços" nesta área,bet fast apostaacordo com Sigh.

O ministro indiano ainda acrescentou que secretáriosbet fast apostaambas as nações se encontrariambet fast apostabreve para fazer com que a agenda bilateral entre Paquistão e Índia avance.

'Clima cordial'

Pedidobet fast apostapaz entre Índia e Paquistão (AFP)

Crédito, AFP

Legenda da foto, Encontro abre caminho para a paz entre as nações

Em um breve pronunciamento, Sharif descreveu as conversas como "boas e construtivas" e disse que elas ocorrerambet fast apostameio a "um clima cordial".

"Concordamos que nosso encotnrobet fast apostaDheli deveria ser uma oportunidade histórica para ambos os países...Isso cria para nós a chancebet fast apostaconciliar as esperanças e aspiraçõesbet fast apostanossos povos para que consigamos virar uma páginabet fast apostanossas relações", disse Sharif.

Índia e Paquistão são duas potências nucleares e têm uma longa históriabet fast apostadesconfiança mútua.

O partido Bharatiya Janata (BJP), liderado por Modi, defende uma postura mais dura da Índiabet fast apostarelação ao Paquistão.

O próprio primeiro-ministro indiano é visto com desconfiança por muitos paquistaneses por causa dos protestosbet fast aposta2002 contra muçulmanos no estado indianobet fast apostaGujarat, que era governado por Modi na época.

Mas, num gesto surpreendente, Modi convidou Sharif na semana passada parabet fast apostacerimôniabet fast apostaposse e para um encontro.

Outros encontros

Nesta terça-feira, Modi também se encontrou com o presidente afegão, Hamid Karzai. Segundo o ministro Sigh, o primeiro-ministro indiano agradeceu a Karzai porbet fast apostaajuda após o ataque a uma missão diplomática na provínciabet fast apostaHerat, no Afeganistão.

Narendra Modi e Mahinda Rajapakse (AFP)

Crédito, AFP

Legenda da foto, Modi ainda se reuniu com o presidente do Sri Lanka

Em uma entrevista concedida a uma emissora indiana na última segunda-feira, Karzai atribuiu a culpa do ataque no grupo extremista Lashkar-e-Taiba, que é baseado no Paquistão.

A Índia também culpou este grupo pelos ataquesbet fast apostaMumbai.

Ainda houve encontros entre Modi e o presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, o primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala, e líderes das Maldivas, do Butão, das Ilhas Maurício ebet fast apostaBangladesh.