Eleições Municipais 2020: Urnas têm um Bolsonaro eleito e 75 'Bolsonaros' derrotados:jogo de perguntas online

  • Daniel Gallas
  • Da BBC News Brasiljogo de perguntas onlineLondres
Carlos Bolsonaro e Jair Bolsonaro

Crédito, FLICKR BOLSONARO

Legenda da foto,

Carlos Bolsonaro foi eleito vereador com menos votos do quejogo de perguntas online2016

jogo de perguntas online O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente da República, foi reeleito para seu cargo na Câmara Municipal do Riojogo de perguntas onlineJaneiro neste domingo (15/11). Ele recebeu 71 mil votos — uma quedajogo de perguntas onlinemaisjogo de perguntas online30%jogo de perguntas onlinerelação aos 106 mil votos que obtivera. Carlos Bolsonaro também perdeu o postojogo de perguntas onlinevereador mais votado no Riojogo de perguntas onlineJaneiro, que havia conquistadojogo de perguntas online2016, para Tarcisio Motta (Psol), eleito com maisjogo de perguntas online86 mil votos.

Mas o filho do presidente foi uma exceção entre os candidatos que estiveram nas urnas com o famoso sobrenomejogo de perguntas onlinesua família. Um levantamento da BBC News Brasil com candidatos que concorreram com o nome "Bolsonaro" mostra que apenas Carlos teve sucesso.

No total, 76 "Bolsonaros" candidatos a vereador, a vice-prefeito e a prefeito (estesjogo de perguntas onlineJaboticabal e Várzea Paulista,jogo de perguntas onlineSP) foram derrotados. Houve também políticos que foram impedidosjogo de perguntas onlineusar o nomejogo de perguntas onlineBolsonaro para concorrer.

O presidente também teve um resultado ruim entre os candidatos que apoiou diretamentejogo de perguntas onlinesuas lives na internet, com dois terços deles derrotados neste domingo.

Resultados das eleições municipais 2020. Clique aqui

Ex-mulher e Wal

Entre os candidatos que utilizaram o nome "Bolsonaro", alguns possuem ligação real com o presidente.

É o casojogo de perguntas onlineRogeria Bolsonaro (Republicanos), ex-mulherjogo de perguntas onlineJair e mãejogo de perguntas onlineCarlos, que disputou uma vaga na Câmara dos Vereadores do Riojogo de perguntas onlineJaneiro. Seu nome na urna é "Rogeria Bolsonaro" e no site do TSE seu nome completo aparece como "Rogeria Nantes Braga Bolsonaro".

No passado,jogo de perguntas online2000, quando era rompido com Rogeria, Jair Bolsonaro tentou impedir na Justiça a ex-mulherjogo de perguntas onlineusar seu sobrenome para concorrer a uma eleição. Na ocasião, ele também lançou a candidaturajogo de perguntas onlineCarlos, então com apenas 17 anos, para concorrer e derrotar a mãe. A estratégia deu certo na época, e Carlos foi eleito.

Neste ano, no entanto, Rogéria concorreu com o apoiojogo de perguntas onlineseus filhos, que chegaram a ajudá-la, mesmo tendo Carlos também na disputa. E Rogeria, hoje reconciliada com Jair, fez campanha defendendo a gestão do ex-marido na Presidência.

"O homem que diziam não ter competência, (sic) salvou o Brasiljogo de perguntas onlinemeio a (sic) crise mundial", escreveu ela no Twitter sobre Jair Bolsonaro.

Rogeria recebeu apenas 2.034 votos (0,08%) e não foi eleita.

Rogeria Bolsonaro

Crédito, TSE

Legenda da foto,

Ex-mulherjogo de perguntas onlineJair Bolsonaro e mãejogo de perguntas onlineCarlos, Rogeria não conseguiu se eleger

Um parentejogo de perguntas onlineJair Bolsonaro que usou o sobrenome nas urnas também foi derrotado. Marcos Bolsonaro (PSL), que é primo distante do presidente, concorreu a prefeitojogo de perguntas onlineJaboticabal (SP) e recebeu 4% dos votos, ficandojogo de perguntas onlineúltimo lugar na disputa.

Outra candidata que usou o sobrenome Bolsonaro nas eleições, sem sucesso, foi Walderice Santos da Conceição, conhecida como Wal do Açaí, que concorreu a vereadorajogo de perguntas onlineAngra dos Reis (RJ). Na urna, ela aparecia com o nome Wal Bolsonaro (Republicanos).

Wal era funcionária que constava da folhajogo de perguntas onlinepagamento do gabinetejogo de perguntas onlineJair Bolsonaro quando ele era parlamentar, mas foi flagrada pelo jornal Folhajogo de perguntas onlineS.Paulo trabalhando emjogo de perguntas onlinelojajogo de perguntas onlineaçaí na regiãojogo de perguntas onlineAngra dos Reisjogo de perguntas onlinehoráriojogo de perguntas onlineexpediente. Ela é alvojogo de perguntas onlineuma investigação sobre o caso.

Na eleiçãojogo de perguntas onlinedomingo, ela recebeu menosjogo de perguntas online300 votos e não conseguiu se eleger.

'Donald Trump Bolsonaro'

A grande maioria dos "Bolsonaros" derrotados eram candidatos nanicos que usaram o nome para puxar votos entre os apoiadores do presidente.

Em diversos casos, a Justiça Eleitoral proibiu o uso do sobrenome Bolsonaro por candidatos que tentaram. Foi o casojogo de perguntas onlineJoão Santana, do PSL, que queria concorrer ao cargojogo de perguntas onlinevereadorjogo de perguntas onlineBrusque (SC) com o nomejogo de perguntas online"Donald Trump Bolsonaro".

A Justiça Eleitoral decidiu que o candidato não era conhecido por esse apelido e portanto rejeitoujogo de perguntas onlinecandidatura. Essa foi a mesma justificativa usadajogo de perguntas onlineoutros casos semelhantes. Com seu nome real, João Santana acabou não sendo eleito.

Jair Bolsonaro

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Bolsonaro viu muitosjogo de perguntas onlineseus candidatos derrotados no domingo

A BBC News Brasil contou pelo menos dez candidatos "Bolsonaro" que foram impedidosjogo de perguntas onlineusar o nome, tiveram suas candidaturas impugnadas ou desistiram.

Mas muitos conseguiram usar o nome sem obstáculos legais.

Em alguns casos, o sobrenome do presidente aparecia apenas como partejogo de perguntas onlineuma alcunha ("Capitãojogo de perguntas onlineBolsonaro", "Gil do Bolsonaro", "Bolsonaro Sergipano", "Rafa Apoiadoresjogo de perguntas onlineBolsonaro", entre outros). Mas a maioria optou por usar o sobrenome do presidente como se fosse partejogo de perguntas onlineseu próprio nome.

Um levantamento feito pela BBC News Brasil mostra que houve vereadores derrotadosjogo de perguntas onlinetodas as cinco regiões — ejogo de perguntas onlinealgumas cidades houve maisjogo de perguntas onlineum "Bolsonaro" concorrendo:

  • jogo de perguntas online Centro-Oeste: Anápolis (GO), Campo Grande (MS), Bataguassu (MS)
  • jogo de perguntas online Nordeste: Jequié (BA), Salvador (BA), Aracaju (SE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Capitãojogo de perguntas onlineCampos (PI), Maceió (AL), Dom Basílio (BA), Santaluz (BA), Irecê (BA), Santa Inês (MA), Imperatriz (MA), Camaragibe (PE), Lagoajogo de perguntas onlineItaenga (PE), Tibaú do Sul (RN), Simão Dias (SE), Santa Cruz do Capibaribe (PE)
  • jogo de perguntas online Norte: Tomé-Açú (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Machadinho D'Oeste (RO), Laranjal do Jari (AP), Cruzeiro do Sul (AC), Palmas (TO), Parauapebas (PA)
  • jogo de perguntas online Sudeste: Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Guaimbê (SP), São Fidélis (RJ), Ibatiba (ES), Taboão da Serra (SP), Guarujá (SP), Teresópolis (RJ), Ribeirão Bonito (SP), Ilhabela (SP), Jaú (SP), Riojogo de perguntas onlineJaneiro (RJ), Pirassununga (SP), Guarulhos (SP), Iacanga (SP), Angra dos Reis (RJ), Piracicaba (SP), Taiuva (SP), Marechal Floriano (ES), Serra (ES), Conselheiro Lafaiete (MG), Vespasiano (MG), Carapicuíba (SP), Arujá (SP), Ribeirão Preto (SP), São Vicente (SP), Santa Rosajogo de perguntas onlineViterbo (SP), Dom Roseira (SP), São Domingos da Prata (MG)
  • jogo de perguntas online Sul: Águas Mornas (SC), Bento Gonçalves (RS), Guaíba (RS), Capão da Canoa (RS), Curitiba (PR), Esteio (RS), Goioerê (PR), Içara (SC), Xaxim (SC)

* O texto foi atualizadojogo de perguntas online17/11 com a inclusão no levantamentojogo de perguntas onlineoutros sete candidatos que concorreram com o nome Bolsonaro nas urnas, mas também perderam.

Línea

jogo de perguntas online Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogo de perguntas online ? Inscreva-se no nosso canal!