betsul meliuz BBC navigation

Em imagens: A trajetóriabetsul meliuzHugo Chávez:betsul meliuz

Atualizadobetsul meliuz 5betsul meliuzmarço, 2013 - 19:46 (Brasília) 22:46 GMT

Em imagens: A trajetóriabetsul meliuzHugo Chávez

  • O então tenente-coronel Hugo Chávez é escoltado por oficiais militares depoisbetsul meliuzser preso por tentar derrubar o governo venezuelanobetsul meliuzum golpebetsul meliuz4betsul meliuzfevereirobetsul meliuz1992
    Hugo Chávez Frías foi um dos líderes mais polêmicos da América Latina. Ele ganhou as manchetes pela primeira vezbetsul meliuz1992, quando liderou um fracassado golpe militar contra o então presidente Carlos Andrés Perez.
  • Hugo Chávez fala a jornalistasbetsul meliuz26betsul meliuzmarçobetsul meliuz1994, ao ser libertado depoisbetsul meliuzdois anosbetsul meliuzprisão
    Chávez lideroubetsul meliuztentativabetsul meliuzgolpe contra o governo venezuelanobetsul meliuzmeio ao crescente descontentamento provocado por medidasbetsul meliuzausteridade econômica. Ele passou dois anos na prisão. Foi libertado com a anistia aprovada pelo novo presidente, Rafael Caldera. Fundou o Movimento Quinta República e fez a transiçãobetsul meliuzmilitar a político.
  • Hugo Chávez fala à multidão reunida na Plaza Caracasbetsul meliuz4betsul meliuzfevereirobetsul meliuz1998, aniversário do golpe fracassadobetsul meliuz1992
    Em 1998, Chávez provocou uma mudança sísmica na política venezuelana,betsul meliuzmeio a uma ondabetsul meliuzindignação popular contra a tradicional cúpula política que o levou a vencer as eleições presidenciais.
  • O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ebetsul meliuzmulher, Marisabel Rodríguez, acenam para o público
    Quando Chávez assumiu o poder,betsul meliuz1999, a velha ordem na Venezuela estava se desintegrando. Sua figura transformou por completo o rosto da política venezuelana e a dinâmica das relações latino-americanas. Chávez prometia políticas sociais "revolucionárias" e atacava constantemente os "oligarcas predadores", descritos por ele como servidores corruptos do capitalismo internacional.
  • Hugo Chávez discursa na comemoração dos resultados das eleições presidenciaisbetsul meliuz2000, enquantobetsul meliuzmulher, Marisabel Rodríguez, limpa o suorbetsul meliuzseu rosto
    Com seu talento oratório e seu estilo performático e extravagante, Chávez entroubetsul meliuzchoque também com líderes religiosos, a quem acusavabetsul meliuznegligenciar os pobres, apoiar a oposição e defender os ricos.
  • Partidáriosbetsul meliuzHugo Chávez mostram a bandeira venezuelana enquanto seu helicóptero deixa o palácio presidencialbetsul meliuzMiraflores,betsul meliuzCaracas,betsul meliuz14betsul meliuzabrilbetsul meliuz2002
    As relações com Washington ficaram cada vez mais conturbadas. Chávez acusou o governo do então presidente George W. Bushbetsul meliuz"combater o terror com o terror" durante a guerra no Afeganistão, após os ataquesbetsul meliuz11betsul meliuzSetembrobetsul meliuz2001. Ele também acusava os EUAbetsul meliuzestarem por trás do breve golpe que o afastou do poder por 47 horasbetsul meliuzabrilbetsul meliuz2002.
  • Manifestante anti-Chávez com cartaz que diz "Eu assinei pela Venezuela", referindo-se abetsul meliuzassinaturabetsul meliuzuma petição pedindo a realização do referendo sobre o governo Chávez,betsul meliuz2004
    Chávez sobreviveu à tentativabetsul meliuzgolpe e emergiu fortalecido dois anos depois,betsul meliuzum referendo que consolidoubetsul meliuzliderança.
  • O presidente Hugo Chávezbetsul meliuzmeio a apoiadoresbetsul meliuzCaracas,betsul meliuzjunhobetsul meliuz2004
    O governo Chávez implementou uma sériebetsul meliuz"missões", ou programas sociais, incluindo educação e saúde para todos. Mas a Venezuela ainda sofre com altos índicesbetsul meliuzpobreza e desemprego, apesar da riqueza vinda do petróleo.
  • Multidão acompanha discurso da vitóriabetsul meliuzHugo Chávez na eleição presidencialbetsul meliuz2006,betsul meliuzfrente ao paláciobetsul meliuzMiraflores,betsul meliuzCaracas
    Em 2006, Chávez foi reeleito mais uma vez, com quase 63% dos votos, bem à frente do adversário, Manuel Rosales. Apesar da vitória, no ano seguinte Chávez sofreu uma derrota no referendo constitucional que incluia a propostabetsul meliuzpermitir que o presidente se candidatasse à reeleição quantas vezes quisesse.
  • O rei Juan Carlos da Espanha
    Um incidente envolvendo Chávez e o rei Juan Carlos da Espanha marcou a Cúpula Ibero-Americanabetsul meliuzSantiago, no Chile,betsul meliuz2007. Irritado com o presidente venezuelano, que havia chamado o então primeiro-ministro espanhol José María Aznarbetsul meliuzfascista, o rei proferiu a agora famosa frase: "Por que não te calas?".
  • Mulher caminhabetsul meliuzfrente a muro com propaganda do referendobetsul meliuz2009
    Os venezuelanos votarambetsul meliuz2009betsul meliuzum novo referendo para modificar a Constituição e acabar com o limite para reeleição a cargos públicos. Com a vitória, Chávez abriu caminho para disputar um novo mandato.
  • Chávez chega à Venezuela após viagem a Cuba, onde se submeteu a tratamento contra o câncer,betsul meliuz2011
    Em junhobetsul meliuz2011, Chávez anunciou ao povo venezuelano que tinha câncer e estava sendo submetido a tratamento. Seguiram-se várias viagens a Cuba para cirurgias, radioterapia e quimioterapia. Cresceram também rumores sobre seu estadobetsul meliuzsaúde, já que o governo não fornecia informações detalhadas sobre a doença.
  • Chávezbetsul meliuzvisita a refinaria Amuay,betsul meliuzagostobetsul meliuz2012
    Em agostobetsul meliuz2012, uma grande explosão na maior refinariabetsul meliuzpetróleo da Venezuela matou 42 pessoas e interrompeu a produção por dois dias, levando Chávez a declarar três diasbetsul meliuzluto nacional. Críticos acusaram a estatal PDVSAbetsul meliuznegligenciar a manutenção das refinarias, ao direcionar as receitas do petróleo para programas sociais do governo Chávez.
  • Chávez cumprimenta eleitores durante eventobetsul meliuzcampanhabetsul meliuzsetembrobetsul meliuz2012
    Chávez conquistou um novo mandatobetsul meliuzseis anosbetsul meliuzoutubrobetsul meliuz2012, ao derrotar seu principal adversário, Henrique Capriles, com maisbetsul meliuz54% dos votos.
  • Mulher com camiseta com o rostobetsul meliuzChávez segura flor durante missa pela saúde do presidente,betsul meliuzdezembrobetsul meliuz2012
    Em dezembrobetsul meliuz2012, após 18 mesesbetsul meliuzluta contra o câncer, Chávez indicou quebetsul meliuzsaúde não permitiria que continuasse no poder por muito mais tempo. Ele voltou a Cuba para uma quarta operação "complexa, difícil e delicada". Chávez morreu nesta terça-feira, aos 58 anos.
  • Mulheres se abraçambetsul meliuzfrente a hospital onde Hugo Chávez morreu
    Morte do presidente Hugo Chavez gerou comoçãobetsul meliuztoda a Venezuela. Policiais e Forças Armadas entrarambetsul meliuzalerta para garantir a segurança nas ruas.
  • Partidária anônimabetsul meliuzChávez chorabetsul meliuzfrente ao hospital onde ele estava internado
    Milharesbetsul meliuzvenezuelanos lamentaram a morte do presidente Hugo Chavezbetsul meliuzmanifestaçõesbetsul meliuzfrente ao hospital onde ele estava internado e nas principais cidades do país.

betsul meliuz Uma vida na política

Hugo Chávez entrou no cenário político da Venezuelabetsul meliuz1992, com uma tentativa fracassadabetsul meliuzgolpe contra o governo.

Vinte anos depois, foi reeleito pela terceira vez, conquistando mais um mandato que o manteria na presidência até 2019.

Com seu estilo polêmico e extravagante, Chávez transformou o rosto da política venezuelana e a dinâmica das relações latino-americanas.

BBC © 2014 A BBC não se responsabiliza pelo conteúdobetsul meliuzsites externos.

Esta página é melhor visualizadabetsul meliuzum navegador atualizado e que permita o usobetsul meliuzlinguagensbetsul meliuzestilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capazbetsul meliuzver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.