Barbie: mulherzebet livecorpo inatingível ou ícone feminista?:zebet live
- Katya Foreman
- Da BBC Culture

Crédito, Mattel
zebet live Com licença, Hillary Clinton. Outra mulher está prestes a entrar na corrida presidencial americana este ano: Barbie. Ou melhor, as Barbies. Porque, emzebet livesexta disputa pela Casa Branca, esse ícone da cultura pop será vendido nos modelos "presidente" e "vice-presidente", ezebet liveuma variedadezebet livetonszebet livepele e cabelos.
O conceito se alinha com o que Richard Dixon, presidente da Mattel, a fabricante da Barbie, descreveu como uma ambiciosa "revolução da diversidade" na trajetória da bonecazebet liveplástico.
A nova Barbie Everywoman descendozebet liveseu pedestalzebet liveprincesa com a ajudazebet livenovos pés planos e flexíveis que, segundo Dixon, "a liberaram do salto alto". A boneca foi re-esculpidazebet liveformatoszebet livecorposzebet live"mulheres reais" (alta, mignon ou curvilínea) e temzebet liveprópria hashtag: #TheDollEvolves ("A boneca evolui",zebet livetradução literal).
Outra que deve roubar a cena na nova linhagemzebet liveBarbies é a Hello Barbie, dotadazebet liveinteligência artificial - fato que rendeu até uma capa da The New York Times Magazine, com o título: "Agora eu tenho um cérebro!".
Com vendaszebet livebaixa e outra criação da Mattel, a American Girl, ameaçando tomar o seu trono, chegou a horazebet livea Barbie cair na real.
Inspiração alemã

Crédito, Mattel
A mente por trás da Barbie original - aquelazebet liveseios fartos e cintura fina - pertencia a uma mulher, Ruth Handler. A empreendedora visionária é tida como a força por trászebet liveseu marido inventor, Elliot Handler, co-fundador da Mattel.
Segundo Anne Monier, curadorazebet liveuma exposição sobre a boneca atualmentezebet livecartaz no Museuzebet liveArtes Decorativas,zebet liveParis, Ruth observavazebet livefilha Barbara brincando com bonecaszebet livepapel quando teve a ideiazebet livecriar um modelo inspiradozebet liveuma mulher adulta, e não um bebê ou uma criança.
"O conceito revolucionou o mercadozebet livebrinquedos, mas tinha uma forte relação com as tradições", explica Monier.
A ideiazebet liveHandler se cristalizou durante uma viagem à Suíça,zebet live1956, quando ela descobriu uma boneca produzida pelo tabloide alemão Bild, baseada na personagemzebet livequadrinhos Lilli. "Ela era uma espéciezebet livepin-up sexy que sempre se metiazebet livesituações engraçadas com os homens", conta Monier.

Crédito, Mattel
A filhazebet liveHandler já era adulta quando ela finalmente convenceu a gerência da Mattelzebet liveque a boneca seria um sucesso. A Barbie chegou ao mercadozebet live1959.
Do tamanho da mesada
A boneca exibia um corpo inspirado pelas medidaszebet livesonho (e inatingíveis)zebet liveestrelas hollywoodianas como Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe. Sua primeira roupa - um maiô tomara-que-caia com estampazebet livezebra - foi pensada para funcionar bem nos primeiros comerciais na TVzebet livepreto-e-branco.
Todas as roupas e acessórios podiam ser trocados - dos óculos gatinho aos brincos e tamancos. O guarda-roupa era repletozebet liveopções que cabiam no bolso e nas mesadas das pequenas fãs.

Crédito, Mattel
A ideia deu certo: a exposiçãozebet liveParis se encerra com um painel que exibe nada menos do que 7 mil roupas da Barbie, organizadas por cores.
Diante da pressão das fãs para que Barbie tivesse um namorado,zebet live1961 a Mattel lançou Ken, batizado com mesmo nome do filho do casal Handler.
Não demorou para que a Barbie começasse a receber mais cartas do que qualquer outra estrelazebet liveHollywood - cercazebet live20 mil por semana.
No início dos anos 60, foram lançadas fotonovelas com a personagem, mostrandozebet livevidazebet liveMalibu. O mito Barbie decolava.
Questãozebet livecorpo

Crédito, Mattel
A primeira Barbie foi vendida nas versões loira e morena, e a diversidade só era vista entre as amigas e os familiares que a cercavam. A primeira boneca negra do universo Barbie foizebet liveprima "Colored Francie", lançadazebet live1967. Um fracassozebet livevendas.
Só um ano depois, com o lançamentozebet liveChristie, a Barbie negra começou a fazer sucesso - coincidindo com o surgimento do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.
A primeira grande recauchutada da Barbie ocorreu no início dos anos 60, quando ela adotou um cortezebet livecabelo no estilozebet liveJacqueline Kennedy.
Conforme as mulheres foram se tornando mais independentes - trabalhando, dirigindo e adotando roupas mais curtas -, a Barbie também se adaptou. Surgiram as primeiras bonecas cujos olhos abriam e fechavam, e uma cintura que girava para os lados.
Mas foi o lançamento da Malibu Barbie,zebet live1971, que cristalizou a imagem da boneca como a garota surfista loira e bronzeada. Seus lábios, antes cerrados, se abriramzebet liveum sorriso, e seu olhar, antes fugidio, passou a se dirigir para a frente.

Crédito, Les Arts Decoratifs
No final daquela década, a Barbie já podia exibir diferentes tonszebet livepele sem confundir o mercado.
Outra mudança radical ocorreuzebet live2000, com a Jewel Girl, inspiradazebet livemusas adolescentes, como Britney Spears, e introduzindo um corpo mais atlético, com direito a umbigo e cintura dobrável.
Mas ganhou força a polêmica sobre a imagemzebet livecorpo inatingível que a boneca transmitia. Em 2011, uma jornalista do Huffington Post calculou que se a Barbie fosse uma mulherzebet liveverdade, ela teria 1,80 metrozebet livealtura, 99 centímetroszebet livebusto, 45 centímetroszebet livecintura, 83 centímetroszebet livequadril e calçaria 34.
"Se a Barbie fosse real, ela teria que engatinhar para poder compensar suas proporções", afirmava o artigo.
Mais recentemente, a revista Time exibiu uma Barbie mais "cheinha" na capa, com a chamada: "Será que agora podemos pararzebet livefalar do meu corpo?".
Bobalhona ou feminista?
Como os visitantes da exposiçãozebet liveParis podem ver, a Barbie tem 1001 versões. É difícil estabelecer uma única simbologia - há quem a veja como uma bobalhonazebet liveplástico e quem a tenha como uma figura da conscientização feminina.
Um exércitozebet liveBarbies mostradozebet liveuma vitrine traz maiszebet live180 profissões que a boneca exerceu ao longozebet livesua vida:zebet livecaixazebet livelanchonete a treinadorazebet livefutebol,zebet liveengenheira informática a médica,zebet livebombeira a arqueóloga.
O grande saltozebet livesua carreira ocorreu nos anos 60, quando ela se tornou astronauta - quatro anos anteszebet liveo homem pisar na Lua.
Nos anos 80, ela saiuzebet livevezzebet livecasa para o mercadozebet livetrabalho. Sua primeira campanha presidencial foizebet live1992, quando nenhuma mulher havia chegado pertozebet liveconcorrer ao cargo nos Estados Unidos.
Para Monier, notícias mais positivaszebet liverelação à boneca tendem a repercutir menos do que a eterna controvérsia sobre a imagem do corpo ideal. Um exemplo é a Ella Chemotherapy Barbie, uma boneca careca criada para crianças com câncer.
"Apesar daquela imagem cheiazebet livecor-de-rosa e brilhos, a Barbie sempre foi uma boneca que permite que as meninas se projetemzebet liveuma vidazebet livemulher independente", afirma a curadora da mostrazebet liveParis. "Ela é um pouco feminista: não se casou, não tem filhos, é totalmente livre para escolher a carreira que quiser. Tudo é possível."
- Leia aversão original desta reportagem (em inglês) no site da BBC Culture.




