Anistia Internacional quer mundosite de futebol ao vivoolho no Brasilsite de futebol ao vivoprotestos durante Copa:site de futebol ao vivo
- Jefferson Puff
- Da BBC Brasil no Riosite de futebol ao vivoJaneiro

Anistia diz que uso excessivosite de futebol ao vivoforça na repressãosite de futebol ao vivoprotestos 'não serão tolerados'
site de futebol ao vivo A Anistia Internacional lançou nesta quinta-feira uma campanha globalsite de futebol ao vivo20 países tendo como foco a repressão policial e a condução jurídica dos protestos no Brasil durante a Copa do Mundo.
"Cartão Amarelo" é tanto uma campanhasite de futebol ao vivoesclarecimento quanto uma petição online que deve ser assinada ao redor do mundo.
O documento final com as assinaturas será entregue na formasite de futebol ao vivoum grande cartão amarelo no iníciosite de futebol ao vivojunho à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Senado, Renan Calheiros,site de futebol ao vivoBrasília.
Renata Nader, assessorasite de futebol ao vivodireitos humanos da ONG internacional, explica que há dois grandes objetivos com a campanha.
"De um lado a postura da polícia durante as manifestações, que reagiu com uso excessivo e desnecessário da força, inclusive com armas não letais, como balassite de futebol ao vivoborracha, que deixaram sequelas permanentessite de futebol ao vivoalgumas pessoas, como a perda da visão", diz.
Em nota enviada à BBC Brasil, o Ministério da Justiça ressaltou que defende o direitosite de futebol ao vivomanifestação e minimizou a tramitaçãosite de futebol ao vivoprojetossite de futebol ao vivolei no Congresso.
"O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem destacado que o governo federal,site de futebol ao vivoparceria com os governos estaduais, defende o direito constitucional à livre manifestaçãosite de futebol ao vivotodos e continuará trabalhando para garantir o direito à liberdadesite de futebol ao vivoexpressão esite de futebol ao vivoinformação, sem no entanto, permitir abusos ou a práticasite de futebol ao vivocrimes, seja por manifestantes, seja por autoridades policiais", diz a nota.
"Do pontosite de futebol ao vivovista legislativo, existem projetossite de futebol ao vivolei no Congresso,site de futebol ao vivoautoriasite de futebol ao vivoparlamentares, e estão sendo discutidos com o objetivosite de futebol ao vivoaperfeiçoar a defesa desses direitos”, complementa.
Esquemasite de futebol ao vivosegurança
Quanto ao esquemasite de futebol ao vivosegurança que o governo federal e os Estados que receberão jogos estão montando, que deve consumir quase R$ 2 bilhões e levar maissite de futebol ao vivo170 mil homens às ruas, Nader também se mostra preocupada.
"Claro que vemos com muita preocupação esta estruturasite de futebol ao vivosegurança que está sendo montada para os grandes eventos. Não pela escala, porquesite de futebol ao vivooutros países também há grandes operaçõessite de futebol ao vivosituações como essa. Aqui o que preocupa é o nosso histórico. O históricosite de futebol ao vivomomentos do uso da Força Nacional e do Exército,site de futebol ao vivooperações no Riosite de futebol ao vivoJaneiro, por exemplo, com saldosite de futebol ao vivomortes e excessos", diz.
Ela diz que a campanha mostra como o "mundo estarásite de futebol ao vivoolho no Brasil" durante a Copa, e como abusos, excessos e violaçõessite de futebol ao vivodireitos humanos para reprimir protestos não serão tolerados.
"Por outro, a maneira como leis existentes foram usadas para deter manifestantes e as novas propostas que surgiram, como a leisite de futebol ao vivoterrorismo, endurecimentosite de futebol ao vivopenas para manifestantes, e até punição ao usosite de futebol ao vivomáscaras", complementa.




