Como a Igreja Universal criou 'império brasileiro' na África:estrategia do 0 na roleta
- Juliana Gragnani - @julianagragnani
- Da BBC News Brasilestrategia do 0 na roletaLondres

Crédito, Universal Moçambique/Reprodução
Igreja Universalestrategia do 0 na roletaMaputo, capitalestrategia do 0 na roletaMoçambique, onde seu projetoestrategia do 0 na roletatransnacionalização foi bem-sucedido
estrategia do 0 na roleta Mesmo antesestrategia do 0 na roletaser líder da maior igreja neopentecostal do Brasil, Edir Macedo já sonhavaestrategia do 0 na roletaexportar seu negócio, superando fronteiras brasileiras. Queria fixar a igreja na África.
"Essa vontade estava encravada dentroestrategia do 0 na roletamim. Quando comecei a namorar Ester, logo conheci a mãe dela. Mesmo como um simples membroestrategia do 0 na roletaIgreja, considerado incapaz pelo alto comando da instituição, eu dei o recadoestrategia do 0 na roletaimediato. 'Olha, eu vou pregar o Evangelho na África. Vou sair por esse mundo para socorrer os sofridos, custe o que custar', afirmei, taxativo", narra Macedo emestrategia do 0 na roletaautobiografia "Nada a Perder" (editora Planeta).
A ambição foi bem-sucedida. O projetoestrategia do 0 na roletatransnacionalização fez com que a Igreja Universal do Reinoestrategia do 0 na roletaDeus, fundadaestrategia do 0 na roleta1977estrategia do 0 na roletauma antiga funerária no Rioestrategia do 0 na roletaJaneiro, hoje estejaestrategia do 0 na roleta134 países ao redor do mundo, segundo a própria instituição.
Na África, está presenteestrategia do 0 na roleta37 dos 54 países do continente,estrategia do 0 na roletaacordo com o site da Universal. A atuação é mais expressiva no sul africano,estrategia do 0 na roletapaíses como África do Sul, Angola e Moçambique.
Para especialistas entrevistados pela BBC News Brasil, esse projeto bem-sucedido se deu por causaestrategia do 0 na roletacenários geopolíticos e históricos favoráveis, incorporação e ressignificação da crenças locais, proximidade com lideranças políticas, poder por meioestrategia do 0 na roletaveículosestrategia do 0 na roletacomunicação e iniciativas sociais atrativas.
Mas não sem crises. Nos últimos anos, surgiram acusaçõesestrategia do 0 na roletacorrupção, com denúnciasestrategia do 0 na roletalavagemestrategia do 0 na roletadinheiro, evasãoestrategia do 0 na roletadivisas e associação criminosa contra integrantes da organização religiosaestrategia do 0 na roletaAngola, provocando o enfraquecimento da Universal na região - o que pode estar por trás da indicação do ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella à embaixada brasileira na África do Sul. No passado, a Universal também chegou a ser expulsaestrategia do 0 na roletaalguns países africanos.
À BBC News Brasil, a Universal diz queestrategia do 0 na roletaAngola "não há qualquer problema com o povo do país, que sempre acolheu a Universalestrategia do 0 na roletabraços abertos". "O único problema reside na trama organizada por um grupoestrategia do 0 na roletaex-oficiais que foram expulsos da Igrejaestrategia do 0 na roletadecorrênciaestrategia do 0 na roletagraves desviosestrategia do 0 na roletaconduta — situação que é sustentada pela imobilidade e a complacênciaestrategia do 0 na roletaalgumas autoridades do país."

Crédito, Alan Santos/PR
'Olha, eu vou pregar o Evangelho na África. Vou sair por esse mundo para socorrer os sofridos, custe o que custar', escreveu o bispo brasileiro Edir Macedo emestrategia do 0 na roletaautobiografia
Igrejas pentecostais no Brasil e na África
A chegada da Igreja Universal do Reinoestrategia do 0 na roletaDeus nos anos 1990 no continente africano é precedidaestrategia do 0 na roletauma longa históriaestrategia do 0 na roletapresença cristã na região, que pavimentouestrategia do 0 na roletachegada.
"O fatoestrategia do 0 na roletaque essas igrejas já estavam crescendo na África incentiva o transplanteestrategia do 0 na roletaigrejas brasileiras", diz à BBC News Brasil Paul Freston, professorestrategia do 0 na roletareligião e política na Universidade Wilfrid Laurier, no Canadá, que estuda a Universal.
O crescimentoestrategia do 0 na roletaigrejas pentecostais na América Latina e na África se deu com diferençaestrategia do 0 na roletaalgumas décadas.
Comecemos pela América Latina. Na região, principalmente no Brasil e no Chile, o "boom" começa nos anos 1950, explica Freston. A igreja O Brasil para Cristo, fundada por um pernambucano que havia se estabelecidoestrategia do 0 na roletaSão Paulo, é o primeiro exemplo disto, nascida dentroestrategia do 0 na roletaum discursoestrategia do 0 na roletaotimismo daquela década e com um toque nacionalista presente no nome.
Foram igrejas que nasceramestrategia do 0 na roletaSão Paulo, onde havia ondasestrategia do 0 na roletaimigrações e processos avançadosestrategia do 0 na roletaindustrialização. Esse contexto favoreceu o crescimentoestrategia do 0 na roletaigrejas pentecostais que,estrategia do 0 na roletacomparação com a Igreja Católica, leva várias vantagens no momentoestrategia do 0 na roletase estabelecerestrategia do 0 na roletanovos lugares. "A Igreja Católica é territorial e clerical. O processoestrategia do 0 na roletaformaçãoestrategia do 0 na roletaum padre leva anos, e porque a igreja católica é organizadaestrategia do 0 na roletaterritórios, dioceses e paróquias, ela é mais estática", diz Freston.
Em outras palavras,estrategia do 0 na roletaépocasestrategia do 0 na roletamudança demográfica rápida, a Igreja Católica é mais lenta para se adaptar.
O mesmo não se aplica à igreja evangélica. Não à toa, há mais fiéisestrategia do 0 na roletaperiferiasestrategia do 0 na roletagrandes cidades eestrategia do 0 na roletaregiõesestrategia do 0 na roletafronteiras agrícolas.
"O que essas duas regiões têmestrategia do 0 na roletacomum é que são regiõesestrategia do 0 na roletamudança, transição demográfica,estrategia do 0 na roletaque a população é recém implantada", explica o professorestrategia do 0 na roletareligião e política. Para ele, ajuda, também, que pessoas que migramestrategia do 0 na roletaum lugar para outro podem ter mais desapego para aderir a uma nova religião. Além disso, por haver menos exigênciaestrategia do 0 na roletaformaçãoestrategia do 0 na roletaum pastor, essas igrejas muitas vezes são fundadas por membros da própria comunidade.

Crédito, Universal Angola/Reprodução
Em Angola, Universal vive crise com acusaçõesestrategia do 0 na roletacorrupção e rupturaestrategia do 0 na roletamembros. Igreja diz que e "não há qualquer problema com o povo do país, que sempre acolheu a Universalestrategia do 0 na roletabraços abertos"
O "boom" nos anos 1950 vira um momentoestrategia do 0 na roleta"muita pujança" do pentecostalismo no Brasil e na América Latina nos anos 1970, explica o antropólogo Anaxsuell Fernando, professor da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e pesquisadorestrategia do 0 na roletareligião, "guardando esse tecido comum que é a expansão veloz, com a capacidadeestrategia do 0 na roletaformar novos líderes religiosos rapidamente".
É nesse contexto que, alguns anos depois,estrategia do 0 na roleta1977, nasce a Igreja Universal do Reinoestrategia do 0 na roletaDeus (Iurd) no Rioestrategia do 0 na roletaJaneiro, "outro sinalestrategia do 0 na roletainflexão" do movimento, diz Freston, já da geração seguinte, com diferenças culturais eestrategia do 0 na roletaestilo, e no Rio, nãoestrategia do 0 na roletaSão Paulo.
Na África, enquanto isso, é na décadaestrategia do 0 na roleta1980 que acontece o crescimentoestrategia do 0 na roletaigrejas pentecostais, depois da independênciaestrategia do 0 na roletapaíses africanos entre os anos 1950 e 1975.
Naquela época, havia discussões sobre a sobrevivência do cristianismo na África, já que era considerado um produto da era colonial, lembra Freston. As igrejas eram ligadas às elites, fornecendo acesso a clínicas, médicos, hospitais e educação ocidental.
"Na época da independência dos anos 1950, 60, a maior parte das igrejas 'mainline' - igrejas católica, anglicana, presbiteriana, metodista, batista - ainda eram dirigidas totalmente por por missionários brancos", diz Freston. Segundo ele, quase todos os líderes dos movimentosestrategia do 0 na roletaindependência tinham sido educadosestrategia do 0 na roletaescolasestrategia do 0 na roletamissionários, e passaram a rejeitar essa herança, sobretudo os que se tornaram marxistas.
Mas as igrejas cristãs não se deixaram extinguir: se reinventaram e surfaram na onda da "decepção" pós-independência.
"No final dos anos 1970, o otimismo da independência política e a ideiaestrategia do 0 na roletaque haveria desenvolvimento econômico evaporaram. O momentoestrategia do 0 na roletaexplosão dessas igrejas coincide com essa decepção", diz Freston. "Tem a ver com o desencanto e com a ausência do Estadoestrategia do 0 na roletafazer o que havia prometido fazer numa geração depois da independência."
Nos anos 1980, novas igrejas pentecostais independentes, fundadas por africanos e com maior proximidade com tradições religiosas anteriores, começaram a crescer no continente.
"O pentecostalismo é uma formaestrategia do 0 na roletacristianismo que leva muito a sério as questõesestrategia do 0 na roletaforças espirituais operando no mundo, então muitas vezes encontra mais ressonância com elementos da visão mais tradicionalestrategia do 0 na roletamundo na África", diz Freston.
As igrejas novas fundadas na África não tinham mais "a pechaestrategia do 0 na roletaprodutos coloniais" e passaram, "em alguns sentidos, a substituir o Estadoestrategia do 0 na roletaalgumas funções".
As igrejas sem passado colonialista levavam essa vantagem - e as igrejasestrategia do 0 na roletafora também se deram bem.
É nesse momento,estrategia do 0 na roleta1992, que a Igreja Universal do Reinoestrategia do 0 na roletaDeus chegaestrategia do 0 na roletaAngola. Não eraestrategia do 0 na roletaprimeira tentativaestrategia do 0 na roletaincursão internacional. Antes, havia explorado o Paraguai,estrategia do 0 na roleta1985 e, pouco depois, os Estados Unidos.

Crédito, Agência Brasil
Igreja Universal do Reinoestrategia do 0 na roletaDeus no Brasil afirma ser vítimaestrategia do 0 na roletaperseguição e fake news no casoestrategia do 0 na roletaAngola
Cenário geopolítico e poder midiático
Hoje, a igreja pode estar presente na maior parte dos países do continente, mas foi apenas na África do Sul,estrategia do 0 na roletaAngola eestrategia do 0 na roletaMoçambique que ela se fincouestrategia do 0 na roletamodo expressivo.
Fora as áreas onde há maioria muçulmana, diz o especialista, o restante do continente hoje é maciçamente cristianizado. Só que o campo cristão "está muito cheio", o que dificulta a entrada da Universal.
Angola e Moçambique eram escolhas "lógicas, só que complicadas por muito tempo por causa das guerras naqueles países", diz Freston.
Ambos viveram conflitos com dinâmicas locais, mas exacerbados e polarizados pelo contexto maior da Guerra Fria. Moçambique viveu um conflito civilestrategia do 0 na roleta1977 a 1992, entre o governo marxista da Frelimo (Frenteestrategia do 0 na roletaLibertaçãoestrategia do 0 na roletaMoçambique), que até hoje governa o país, e a anticomunista Renamo (Resistência Nacional Moçambicana).
Já o fim efetivo da guerraestrategia do 0 na roletaAngola, iniciada depoisestrategia do 0 na roletasua independênciaestrategia do 0 na roletaPortugal,estrategia do 0 na roleta1975, se deu apenasestrategia do 0 na roleta2002. Ali, enfrentaram-se dois ex-movimentos anticoloniais, o comunista MPLA (Movimento Popularestrategia do 0 na roletaLibertaçãoestrategia do 0 na roletaAngola) e a anticomunista UNITA (União Nacional para Independência Totalestrategia do 0 na roletaAngola).
Na África do Sul, a Universal chegouestrategia do 0 na roleta1993, quase no pós-Apartheid, regimeestrategia do 0 na roletasegregação racial no país. Com seu discursoestrategia do 0 na roletaprosperidade, a igreja atraiu sul africanos desejososestrategia do 0 na roletamobilidade social e integração racialestrategia do 0 na roletaum momentoestrategia do 0 na roletabastante esperança e otimismo.
Ali, a Universal conseguiu estabelecer a maior presençaestrategia do 0 na roletanúmeroestrategia do 0 na roletaigrejas. É o país mais bem-sucedido fora do Brasil. Segundo o site da Universal da África do Sul, hoje há 309 igrejas no país que guarda semelhanças com o Brasil - é uma democracia formal, com grande desigualdade e população urbanizada e cosmopolita.
Para antropóloga Lívia Reis, pesquisadora do Museu Nacional/UFRJ e do ISER (Institutoestrategia do 0 na roletaEstudos da Religião), a Universal se apresentou publicamente como uma instituição que iria unificar as pessoas desses países.
"Quando havia colonizadores, a população desses países tinha um inimigoestrategia do 0 na roletacomum", explica. Depois, diz ela, a população ficou fragmentada, e as lideranças almejavam construir uma identidade nacional. "A Frelimo,estrategia do 0 na roletaMoçambique, comprou o discurso da Universal."
Segundo Freston, a Universal estabeleceu acordos com a Frelimo - inclusive instalandoestrategia do 0 na roletasede no prédio do partido - e com o MPLAestrategia do 0 na roletaAngola.
Essa capilaridade da Universal nas estruturasestrategia do 0 na roletapoder local nesses países africanos também possibilitou seu fortalecimento nas redesestrategia do 0 na roletacomunicação.
"É uma estratégiaestrategia do 0 na roletaexpansão que teve muito êxito no Brasil, aestrategia do 0 na roletaconseguir a concessãoestrategia do 0 na roletarádios, TVs, e a partir disso montar um processoestrategia do 0 na roletaexpansão", afirma o antropólogo Anaxsuell Fernando.
Em Angola, diz ele, a Universal adquiriu espaço nos canais locais, na imprensa escrita,estrategia do 0 na roletaredesestrategia do 0 na roletarádio, e foi se tornando relevante. "É uma marca do pentecostalismo, não só da Universal,estrategia do 0 na roletaexpandir o evangelho por todo e qualquer meio possível, sem o pudorestrategia do 0 na roletaantes", afirma Fernando.
"A partir do momento que você tem estrutura midiática, você tem capacidadeestrategia do 0 na roletanegociaçãoestrategia do 0 na roletaoutras esferasestrategia do 0 na roletapoder."
Em Moçambique, a TV Miramar, que faz parte da Record Internacional, é líderestrategia do 0 na roletaaudiência, diz Reis. A empresa também está presenteestrategia do 0 na roletaAngola e Cabo Verde. Essa penetração, para especialistas, dá poderestrategia do 0 na roletabarganha à organização brasileira.
Para Freston, a recente mudançaestrategia do 0 na roletagovernoestrategia do 0 na roletaAngola, com a saída do ex-presidente José Eduardo dos Santos,estrategia do 0 na roleta2017, sucedido por João Lourenço, pode ter contribuído para uma perdaestrategia do 0 na roletapoder da Universal no país. Santos governou Angola por quase 40 anos, e era visto como um ditador por organizaçõesestrategia do 0 na roletadireitos humanos.
Na opiniãoestrategia do 0 na roletaReis, o momento atualestrategia do 0 na roletaruptura também tem a ver com mudanças na política externa do Brasilestrategia do 0 na roletarelação ao continente africano. "Era muito diferente 10 anos atrás. Houve um processoestrategia do 0 na roletafortalecimento das relações sul-sul, que o PT incentivou e colocouestrategia do 0 na roletaprática", diz.
"O Edir Macedo sempre teve boa relação com Lula, e esses países recebiam muito financiamento, o Brasil incentivava intercâmbiosestrategia do 0 na roletaalunos e professores, facilitava a idaestrategia do 0 na roletaempresas e igrejas. Era um projeto meio imperialista do Brasil,estrategia do 0 na roletase tornar um grande financiador do continente africano." Sob Bolsonaro, a África saiu da listaestrategia do 0 na roletaprioridades do Brasil.
Incorporação e ressignificação das crenças locais
Para especialistas, no entanto, tão importante quanto o cenário geopolítico dos paísesestrategia do 0 na roletaque a Universal se estabeleceu foiestrategia do 0 na roletaestratégiaestrategia do 0 na roletaincorporar elementos das crenças locais e ressignificá-los dentroestrategia do 0 na roletauma cosmologia cristã.
Fernando diz que a Universal teve um êxito muito grande na África por causaestrategia do 0 na roletasua capacidadeestrategia do 0 na roletanão "ter uma forma fixaestrategia do 0 na roletareligiosidade, e ir se moldando à gramática religiosa local".
Diferentemente da propagação do evangelho via o protestantismo, que é mais rígida, diz Fernando, no pentecostalismo essa propagação pode ser feita com ajustes à religião local. Os ritos se moldam aos novos contextos.

Crédito, Divulgação/IURD
Igreja Universal do Reinoestrategia do 0 na roletaDeus iniciou suas operaçõesestrategia do 0 na roletaAngolaestrategia do 0 na roleta1992estrategia do 0 na roletameio a guerra no país
E o que é incorporado pela Universal? "Essa característica mágica, messiânica, que está presente nas práticas religiosas ancestrais africanas. A Universal cola nessa gramática religiosa. Em vezestrategia do 0 na roletaconstruir todo um repertório religioso, ela se coloca como sendo portadoraestrategia do 0 na roletaum discurso que já se fazia presente antesestrategia do 0 na roletasua chegada".
A organização se utilizaestrategia do 0 na roletasímbolos utilizados nos rituais vinculados às religiõesestrategia do 0 na roletamatrizes africanas e transformam esses símbolos dentroestrategia do 0 na roletasignificantes bíblicos. "Negam a eficácia dos símbolos emestrategia do 0 na roletaorigem semântica, mas afirmam que seriam eficazes vinculados a uma crença bíblica."
Entidades africanas são definidas como entidades diabólicas, embora essa não fosse a crença local. "Dentro da cosmologiaestrategia do 0 na roletareligiõesestrategia do 0 na roletamatrizes africanas, exu não é diabo. Mas é fundamental a presença do exu para que a Universal se constitua como necessária para a libertação."
A antropóloga Lívia Reis concorda. "Na Universal, a cosmologia é fundamentada na crença dos espíritos. Ela não negaestrategia do 0 na roletaexistência, como faz a Igreja Católica. Ela reconhece esses espíritos, mas os demoniza."
Segundo ela, algumas crenças e religiões tradicionais africanas são "atravessadas pelo mundo espiritual, que são ancestrais". E a Universal propõe "uma ruptura com esse mundo dos espíritos" - uma ruptura que não é total, porque ela os reconhece, mas diz que são demônios. "Quando a Universal chega e diz que se você se exorcizar, você vai melhorar, ela encontra um nicho."
Para Fernando, essa técnica, que teve êxito sobretudo nos países lusófonos, faz parteestrategia do 0 na roletauma lógicaestrategia do 0 na roleta"subimperialismo brasileiro".
"O Brasil atuaestrategia do 0 na roletaalguns países tentando replicar a lógica imperialista, colonizadora. A negação do passado é a principal expressão do colonialismo e do colonialismo religioso", afirma.
E, também, emestrategia do 0 na roletaopinião, há "uma dimensãoestrategia do 0 na roletaordem racista", com a "ideiaestrategia do 0 na roletaque os brasileiros eram espiritualmente superiores ao povo africano, que estava entregue às magias, aos pecados." A ideiaestrategia do 0 na roletasuperioridade faz parte da "geografia global do sagrado", com determinadas práticas cristãs engolindo práticas consideradas inferiores.
A Universal diz à BBC News Brasil que "na África eestrategia do 0 na roletaqualquer lugar do planeta, a Igreja Universal do Reinoestrategia do 0 na roletaDeus recebe pessoas que sofrem com os mais variados males e com graves problemas financeiros". "Por que continuam na Universal? O que explica tantos fiéis que seguem frequentando a Igreja há décadasestrategia do 0 na roletatodo o mundo,estrategia do 0 na roletadiferentes culturas, raças e idiomas? A resposta está na Bíblia: a salvação da alma vem para os que aceitam e praticam essa fé."
"Reafirmamos queestrategia do 0 na roletatodos os 134 países onde está presente, nos cinco continentes, a Universal respeita, com rigor, as leis e as tradições locais."
Iniciativas sociais
Além do contexto geopolítico, da penetração nos meiosestrategia do 0 na roletacomunicação e na adaptação à gramática da religião local, o que favorece a entrada da Universal são as ações sociais que desempenha nos países.
Primeiro, o grupo religioso entraestrategia do 0 na roletadeterminada comunidade, conquistaestrategia do 0 na roletaconfiança por meioestrategia do 0 na roletaações sociais e se mostra importante naquele espaço, seja distribuindo alimentos, dando cuidados à saúde, entre outros, diz Fernando. A partir daí, começa a falar do próprio repertório religioso. "Como não é processoestrategia do 0 na roletanegação absoluta dos significantes, a penetração não é difícil."
Ou seja, há uma ação que precede o discurso. Além da presença física assistencial, a igreja também oferece suporte emocionalestrategia do 0 na roletaespaçosestrategia do 0 na roletaque as pessoas estão desassistidas.
Na igreja, diz Reis, "você aprende a se virar". "Há cursosestrategia do 0 na roletaempreendedorismo, projetos para a juventude, com esporte, aulasestrategia do 0 na roletalínguas. Em cada lugar a igreja Universal assume características diferentes", afirma.
Em um trabalho sobre as ações sociais da Universal publicadoestrategia do 0 na roleta2016, a professora adjunta do Departamentoestrategia do 0 na roletaSociologia da UFMG Nina Rosas destaca projetosestrategia do 0 na roletaMoçambique e Angola, entre outros. Ali, a Universal liderou projetosestrategia do 0 na roletadistribuiçãoestrategia do 0 na roletaalimentos e agasalhos, socorro a vítimasestrategia do 0 na roletadesastres naturais, alfabetização, atividades profissionalizantes, como cursosestrategia do 0 na roletacorte e costura, informática, cabeleireiro, pastelaria, panificação e decoração.
"Fica claro que as ajudas são instrumentalizadas com vistas ao enraizamento da igreja, auxiliando nos processos jurídico-institucionais típicos da dinâmicaestrategia do 0 na roletatransnacionalização", escreve Rosas.

estrategia do 0 na roleta Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube estrategia do 0 na roleta ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosestrategia do 0 na roletaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaestrategia do 0 na roletausoestrategia do 0 na roletacookies e os termosestrategia do 0 na roletaprivacidade do Google YouTube antesestrategia do 0 na roletaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueestrategia do 0 na roleta"aceitar e continuar".
Finalestrategia do 0 na roletaYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosestrategia do 0 na roletaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaestrategia do 0 na roletausoestrategia do 0 na roletacookies e os termosestrategia do 0 na roletaprivacidade do Google YouTube antesestrategia do 0 na roletaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueestrategia do 0 na roleta"aceitar e continuar".
Finalestrategia do 0 na roletaYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosestrategia do 0 na roletaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaestrategia do 0 na roletausoestrategia do 0 na roletacookies e os termosestrategia do 0 na roletaprivacidade do Google YouTube antesestrategia do 0 na roletaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueestrategia do 0 na roleta"aceitar e continuar".
Finalestrategia do 0 na roletaYouTube post, 3












