Quanto ouro ainda há para ser extraído no mundo (e quem tem as maiores reservas minerais):roleta brasileira blaze

Crédito, Getty Images
roleta brasileira blaze No mês passado, o preço do ouro atingiu seu recorde, ultrapassando US$ 2.000 a onça (28,4 gramas), cercaroleta brasileira blazeR$ 11 mil.
Embora esse aumento no preço tenha sido impulsionado pelos operadoresroleta brasileira blazemercado, o pico no preço trazroleta brasileira blazevolta o questionamento sobre a disponibilidade do metal precioso — e como estamos pertoroleta brasileira blazeesgotar suas reservas minerais na Terra.
A demandaroleta brasileira blazeouro estároleta brasileira blazealta como um investimento, um símboloroleta brasileira blazestatus e um componente-chaveroleta brasileira blazemuitos produtos eletrônicos. Mas também é um recurso finito e, eventualmente, chegará um estágioroleta brasileira blazeque não haverá mais nada para explorar.

Crédito, Getty Images
roleta brasileira blaze Nível máximo roleta brasileira blaze ?
Alguns acreditam que talvez já tenhamos chegado ao picoroleta brasileira blazeproduçãoroleta brasileira blazeouro, que é quando se atinge o nível máximoroleta brasileira blazeextraçãoroleta brasileira blazeum recurso mineral possívelroleta brasileira blazeum ano.
A produção das minasroleta brasileira blazeouro totalizou 3.531 toneladasroleta brasileira blaze2019, 1% a menos queroleta brasileira blaze2018,roleta brasileira blazeacordo com o World Gold Council (conselho mundial do ouro). Esta é a primeira redução anual na produção desde 2008.
"Embora o crescimento da oferta possa desacelerar ou diminuir ligeiramente nos próximos anos, à medida que as reservas existentes se esgotam e novas descobertas se tornam cada vez mais raras, sugerir que a produção atingiu o pico pode ser um pouco prematuro", diz Hannah Brandstaetter, porta-voz do Conselho Mundial do Ouro.
Quando o pico é alcançado, os especialistas dizem que a produção não costuma sofrer um declínio dramático nos anos imediatamente seguintes.
Em vez disso, poderíamos ver um esgotamento gradual da produção que duraria várias décadas.
"A produção se estabilizou e é provável que siga uma trajetóriaroleta brasileira blazequeda, mas não drasticamente para baixo", acrescenta Ross Norman, da MetalsDaily.com.

Crédito, Getty Images
Quanto ouro resta?
As mineradoras estimam o volumeroleta brasileira blazeouro que permanece no soloroleta brasileira blazeduas maneiras. Reservas minerais, que são o ouro economicamente viávelroleta brasileira blazeextrair ao preço listado; e recursos minerais, que são o ouro que se tornará economicamente viável após pesquisas adicionais ou a um preço mais alto.
O volume das reservas mineraisroleta brasileira blazeouro pode ser calculado com mais precisão do que os recursos, embora ainda não seja uma tarefa fácil.
O estoque subterrâneoroleta brasileira blazereservasroleta brasileira blazeouro no mundo é estimado atualmenteroleta brasileira blazecercaroleta brasileira blaze50 mil toneladas,roleta brasileira blazeacordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Para colocar issoroleta brasileira blazeperspectiva, cercaroleta brasileira blaze190 mil toneladasroleta brasileira blazeouro já foram mineradas no total, embora as estimativas variem.
Mas estes números estãoroleta brasileira blazeconstante mudança.
O avançoroleta brasileira blazenovas tecnologias pode possibilitar o aproveitamentoroleta brasileira blazealgumas reservas já descobertas mas que hoje não são economicamente viáveis.
As inovações mais recentes incluem usoroleta brasileira blazebig data (grandes basesroleta brasileira blazedados) e inteligência artificial, que podem otimizar processos e reduzir custos.
A robótica já está sendo usadaroleta brasileira blazealguns locais e deve se tornar cada vez mais uma tecnologia comum na exploraçãoroleta brasileira blazeminas.

Crédito, Getty Images
Maiores minas do mundo
A maior fonteroleta brasileira blazeouro da história foi a bacia Witwatersrand, na África do Sul, responsável por aproximadamente 30%roleta brasileira blazetodo o ouro já extraído no mundo.
Outras fontes importantesroleta brasileira blazeouro incluem a extremamente profunda mina Mponeng, na África do Sul; as minas Super Pit e Newmont Boddington, na Austrália; a mina Grasberg, na Indonésia e as minas no Estadoroleta brasileira blazeNevada, nos EUA.
A quantidade produzida é um bom indicador do tamanho das reservas minerais dos países. Atualmente, a China é o país com maior produçãoroleta brasileira blazeouro do mundo e reúne 11% do total global, segundo dadosroleta brasileira blaze2019 da World Gold Council e da Metals Focus.
- China: 383,2 toneladas
- Rússia: 329,5 toneladas
- Austrália: 325,1 toneladas
- EUA: 200,2 toneladas
- Canadá: 182,9 toneladas
- Peru: 143,3 toneladas
- Gana: 142,4 toneladas
- África do Sul: 118,2 toneladas
- México: 111,4 toneladas
- Brasil: 106,9 toneladas
Em termosroleta brasileira blazeempresas, a Nevada Gold Mines, propriedade da canadense Barrick Gold, é o maior complexoroleta brasileira blazemineraçãoroleta brasileira blazeouro do mundo, produzindo cercaroleta brasileira blaze3,5 milhõesroleta brasileira blazeonças do metal por ano.
Embora novas minasroleta brasileira blazeouro ainda estejam sendo encontradas, especialistas apontam que as descobertasroleta brasileira blazegrandes depósitos são cada vez mais raras.
Como resultado, a maior parte da produçãoroleta brasileira blazeouro hoje vemroleta brasileira blazeminas mais antigas que estãoroleta brasileira blazeatividade há décadas.

Crédito, Rick Loomis
Mina líder na América Latina
A mina Pueblo Viejo, na República Dominicana, é a que mais produzroleta brasileira blazetoda a América Latina.
Foi a quarta mina que mais produziu ouroroleta brasileira blaze2018, com um totalroleta brasileira blaze30,1 toneladas.
Mas seu ritmoroleta brasileira blazeprodução vinha desacelerando devido à menor concentraçãoroleta brasileira blazeouro no mineral extraído, explica a revista oroinformación.com.
Seu proprietário, a canadense Barrick Gold, embarcouroleta brasileira blazeum processoroleta brasileira blazeexpansão "que permitirá à mina líder (na região) estenderroleta brasileira blazevida útil até a décadaroleta brasileira blaze2030 ou mesmo depois", diz a publicação.

Crédito, Getty Images
Mais difícilroleta brasileira blazeextrair?
A mineraçãoroleta brasileira blazegrande escala consome muitos recursos, pois emprega muitas máquinas e sistemas caros para extrair vastas áreas na superfície e abaixo dela.
Hoje, cercaroleta brasileira blaze60% das operações mundiais envolve minas a céu aberto, enquanto o restante está no subsolo.
"A mineração está se tornando mais difícil no sentidoroleta brasileira blazeque muitas das grandes minasroleta brasileira blazebaixo custo e as mais antigas, como as da África do Sul, estão à beira da exaustão", acrescenta Norman.
"As minasroleta brasileira blazeouro chinesas, por outro lado, são muito menores e, portanto, têm custos mais elevados."
Restam relativamente poucas regiões inexploradas para a mineraçãoroleta brasileira blazeouro, embora possivelmente as mais promissoras estejamroleta brasileira blazealgumas das partes mais instáveis do mundo, como a África Ocidental.

Crédito, Getty Images
roleta brasileira blaze Maiores roleta brasileira blaze de todos os tempos
Embora os preços do ouro tenham atingido níveis recordesroleta brasileira blazeagosto, isso não se traduz automaticamenteroleta brasileira blazeum aumento na atividaderoleta brasileira blazemineraçãoroleta brasileira blazeouro.
Na verdade, as mudanças na produção das minasroleta brasileira blazeouro costumam responder tardiamente ao que acontece com o preço do ouro nos mercados internacionais.
"Dada a escala das operações envolvidas, leva tempo para modificar os planosroleta brasileira blazeuma minaroleta brasileira blazeresposta a mudançasroleta brasileira blazefatores externos, como o preço do ouro", acrescenta Brandstaetter.
Além disso, deve-se levarroleta brasileira blazeconta que os preços máximos foram registrados nos últimos tempos devido à pandemiaroleta brasileira blazecovid-19.
A criseroleta brasileira blazesaúde dificultou a extração nas minas, pois os locais foram total ou parcialmente fechados para retardar a disseminação do vírus.
Os aumentosroleta brasileira blazepreços foram na verdade impulsionados pela pandemia, já que os investidores veem o ouro como um ativo mais seguroroleta brasileira blazetemposroleta brasileira blazeincerteza econômica.
Lugares inacreditáveis
Embora o ouro subterrâneo possa ser difícilroleta brasileira blazequantificar, não é a única fonte.
Também há ouro na Lua. No entanto, os custos associados à mineração e transporteroleta brasileira blazevolta para a Terra são significativamente maiores do que o valor do ouroroleta brasileira blazesi.
"Embora exista, nunca seria economicamente significativo extraí-lo", diz a especialistaroleta brasileira blazeespaço Sinead O'Sullivan.
"Uma quantia infinitamente maiorroleta brasileira blazedinheiro seria gasta extraindo ouro do que poderia ser feito vendendo o metal."
Algo semelhante ocorreroleta brasileira blazecertos depósitos da Antártida, onde existem algumas reservas que podem nunca ser lucrativas devido às condições climáticas extremas do continente.
Também há ouro espalhado no fundo do oceano — e ele também é considerado financeiramente inviável para extração.
No entanto, um fator que esse metal temroleta brasileira blazevantagem é que, ao contrárioroleta brasileira blazeoutros recursos não renováveis como o petróleo, o ouro pode ser reciclado.
Portanto, nunca ficaremos sem ouro, mesmo que não possamos mais extraí-lo ou que todas as reservas tenham sido esgotadas.
Grande parte do ouro é utilizadaroleta brasileira blazeprodutos eletrônicos considerados descartáveis, como telefones celulares. A quantidaderoleta brasileira blazeouroroleta brasileira blazeum telefone comum vale alguns dólares, por exemplo. E planos para reciclar o ouro extraído do lixo eletrônico já estãoroleta brasileira blazecurso.

roleta brasileira blaze Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roleta brasileira blaze ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta brasileira blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta brasileira blazeusoroleta brasileira blazecookies e os termosroleta brasileira blazeprivacidade do Google YouTube antesroleta brasileira blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta brasileira blaze"aceitar e continuar".
Finalroleta brasileira blazeYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta brasileira blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta brasileira blazeusoroleta brasileira blazecookies e os termosroleta brasileira blazeprivacidade do Google YouTube antesroleta brasileira blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta brasileira blaze"aceitar e continuar".
Finalroleta brasileira blazeYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta brasileira blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta brasileira blazeusoroleta brasileira blazecookies e os termosroleta brasileira blazeprivacidade do Google YouTube antesroleta brasileira blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta brasileira blaze"aceitar e continuar".
Finalroleta brasileira blazeYouTube post, 3








