Protestos no Chile: presidente Sebastian Piñera diz à BBC que não renuncia, mas admite mudar Constituição da ditadura:sportingbet quem é o dono

Sebastián Piñera.
Legenda da foto, Presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse à BBC que não vai renunciarsportingbet quem é o donorazão dos protestos do país

sportingbet quem é o dono São duas da tarde e o centrosportingbet quem é o donoSantiago começa a ficar inquieto novamente. Do palácio presidencialsportingbet quem é o donoLa Moneda, é possível ouvir buzinas, cantos e apitos das centenassportingbet quem é o donopessoas que protestam nos arredores.

As manifestações não dão trégua ao governo do presidente Sebastián Piñera desde que ele determinou um aumento nas passagenssportingbet quem é o donometrô no dia 18sportingbet quem é o donooutubro, dando início à crise política e social mais profunda dos últimos 30 anos no país sul-americano.

O governo precisou suspender a alta do preço do transporte público e se comprometeu a implementar uma agenda social amplamente esperada por muitos chilenos, como o aumentosportingbet quem é o dono20% das aposentadorias.

Mas nada parece acalmar a fúria das ruas.

manifestações no Chile

Crédito, AFP

Legenda da foto, Chile está mergulhado há semanassportingbet quem é o donouma profunda crise socioeconômica

Em entrevista à BBC, a primeira desde que a crise se instalou, Piñera defendesportingbet quem é o donodecisãosportingbet quem é o donodecretar estadosportingbet quem é o donoemergência (e, com isso, colocar militares nas ruas), trata das divisões políticas e econômicas no Chile e assegura que, apesar dos pedidos porsportingbet quem é o donorenúncia, não pensasportingbet quem é o donofazê-lo.

Ele também admite mudanças, por meio do Congresso, na Constituição,sportingbet quem é o donovigor desde a ditadurasportingbet quem é o donoAugusto Pinochet.

O modelo adotado à época tinha privatizações como um pilar: desde então, serviços básicos como eletricidade e água potável passaram para a iniciativa privada. Outros serviços, como educação e saúde, também sofreram processo semelhante.

O controle estatal da economia diminuiu com a Carta, que persistiu sob governossportingbet quem é o donoesquerda na redemocratização, e os investimentos estrangeiros cresceram.

Os indicadores macroeconômicos do Chile estavamsportingbet quem é o donocrescimento, o que transformava a condução da economiasportingbet quem é o donoum modelosportingbet quem é o donosucesso, mas esses números ocultaram o que estava acontecendo com as camadas que estão abaixo das elites econômicas.

Nos protestos, os chilenos dizem se sentir "abandonados" pelo Estado e denunciam "abusos" do sistema. Para manifestantes, o país hoje é absurdamente desigual.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista concedida às enviadas especiais da BBC ao Chile, Katy Watson e Fernanda Paul.

línea

sportingbet quem é o dono BBC - O senhor afirmou que o Chile era um oásis na América Latina, mas também é um dos mais desiguais entre os mais desenvolvidos...

sportingbet quem é o dono Sebastián Piñera - Isso não está correto. O Chile está na médiasportingbet quem é o donotermossportingbet quem é o donodesigualdade na América Latina. É claro que ainda é um país bastante desigual, e é por isso que estamos lutando para vencer a pobreza e reduzir a desigualdade, mas não é o país mais desigual da América Latina.

sportingbet quem é o dono BBC - Mas segundo a OCDE...

sportingbet quem é o dono Piñera - Em comparação com os países da OCDE (organização conhecida como "clube dos países ricos"), isso é verdade. Em comparação com a América Latina, isso é outra história. Estamos totalmente comprometidossportingbet quem é o donoderrotar a pobreza, aumentar a mobilidade social e reduzir a desigualdade.

Piñerasportingbet quem é o donoentrevista à BBC
Legenda da foto, Piñera: 'Não escutamos com atenção suficiente, não entendemos a mensagem (das ruas) com clareza suficiente'

sportingbet quem é o dono BBC - Diantesportingbet quem é o donotamanha revolta popular, que autocrítica deve ser feita por seu governo e pelo sr.?

sportingbet quem é o dono Piñera - Muitas autocríticas, e as estamos fazendo. Ninguém previu ou teve a sensibilidade para se dar conta disso. Não escutamos com atenção suficiente, não entendemos a mensagem (das ruas) com clareza suficiente. E esta não é uma crítica só para este governo, é algo que vem se acumulando há décadas.

sportingbet quem é o dono BBC - Quais são, para o sr., os pontos no sistema político-econômico chileno que vêm se acumulando há décadas e levaram a essa crise social?

sportingbet quem é o dono Piñera - Há vários. Apesarsportingbet quem é o donotermos reduzido a desigualdade, o Chile continua sendo um país bastante desigual. As pessoas têm a percepção, com muita razão,sportingbet quem é o donoque no Chile há muitos abusos. De que há muitas empresas que não respeitam seus clientes, seus empregados e o meio ambiente. Depoissportingbet quem é o donomuito tempo, decidiram se manifestar com toda a força que têm demonstrado.

Manifestante

Crédito, AFP

Legenda da foto, Piñera denuncia a 'violência organizada'sportingbet quem é o donoalguns envolvidos nos protestos

sportingbet quem é o dono BBC - Houve protestossportingbet quem é o dono2006 e 2011, que talvez não tenham sido tão grandes, mas o senhor está na política há bastante tempo. Essa revolta popular não pode ter sido uma surpresa tão grande para o sr...

sportingbet quem é o dono Piñera - Nas últimas duas semanas temos vivido dois fenômenos diferentes,sportingbet quem é o dononaturezas distintas. Primeiro, este absolutamente inesperado, foi a ondasportingbet quem é o donodestruição e violênciasportingbet quem é o donoum modo bastante organizado.

Foram depredadas ou queimadas quase 100 das 136 estaçõessportingbet quem é o donometrô, alémsportingbet quem é o donomercados e lojas.

Essa violência é inadmissível, não está dentro da lei. Tivemossportingbet quem é o donousar ferramentas democráticas e constitucionais, como decretar o esadosportingbet quem é o donoemergência, para restituir a ordem pública e proteger os nossos cidadãos.

Outra história bastante diferente é aquela das manifestações legítimas, dos protestossportingbet quem é o donocidadãos chilenos. É óbvio que as pessoas têm direitosportingbet quem é o donoprotestar. Reconhecemos isso e protegemos esse direito porque é partesportingbet quem é o dononossa democracia.

Manifestaçãosportingbet quem é o dono25sportingbet quem é o donooutubro foi descrita como a maior desde o retorno da democracia ao Chile

Crédito, EPA

Legenda da foto, Manifestaçãosportingbet quem é o dono25sportingbet quem é o donooutubro foi descrita como a maior desde o retorno da democracia ao Chile

sportingbet quem é o dono BBC - Mas as ruassportingbet quem é o donoSantiago não pareciam protegidas. Temos visto pais correndo com seus filhos para evitar bombassportingbet quem é o donogás lacrimogêneo enquanto protestavam pacificamente...

sportingbet quem é o dono Piñera - Quando isso ocorre, é porque há grupos criminosos que usam todo tiposportingbet quem é o donoviolência, que estavam determinados a transformar tudosportingbet quem é o donocinzas.

sportingbet quem é o dono BBC - Mas esse é um grupo pequeno.

sportingbet quem é o dono Piñera - Sim, é uma pequena parcela, e é por isso que fiz uma clara distinção entre os grupos organizados, que estão dispostos a destruir tudo e que não podemos permitir, e os milhõessportingbet quem é o donochilenos que se manifestam nas ruas. Reconhecemos o direitosportingbet quem é o donoprotestar, estamos escutando tudo com cuidado e temos respondido a isso.

O problema é que quando há esses episódiossportingbet quem é o donoviolência as pessoas que mais sofrem são as mais pobres e assportingbet quem é o donoclasse média.

É por isso que eu lamento tanto o tremendo estrago que essa ondasportingbet quem é o donoviolência e destruição tem gerado nas pessoassportingbet quem é o donobaixa renda, e não podemos permitirsportingbet quem é o donoum Estado democrático que as pessoas pensem que podem fazer o que quiserem. Porque, no fim, isso destruirá nossa democracia e machucará a maioriasportingbet quem é o dononossos cidadãos.

Sebastián Piñera

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, 'Há queixas sobre o uso excessivo da força e (de violações) dos direitos humanos. Se isso aconteceu, posso garantir que será investigado e processado'

sportingbet quem é o dono BBC - Há um sentimentosportingbet quem é o donoque as polícias usaram forçasportingbet quem é o donoexcesso contra protestos pacíficos. A Organização das Nações Unidas estão atualmente no país.

sportingbet quem é o dono Piñera - Tivemos que decretar o estadosportingbet quem é o donoemergência porque era a única maneirasportingbet quem é o donorestaurar a ordem pública e proteger nossos cidadãos. Quando fizemos isso, tomamos muitas precauções. Primeiro, ligamos para o nosso instituto nacionalsportingbet quem é o donodireitos humanos para proteger os direitos humanos e dissemos a eles que lhes daria todas as facilidades e recursos logísticos para que eles cumprissem seu dever.

Em segundo lugar, estabelecemos o que chamamossportingbet quem é o donoregrassportingbet quem é o donouso da força, que estão absolutamentesportingbet quem é o donoacordo com os mais altos padrões do mundo, e dissemos a todas as pessoas encarregadas disso e também à polícia que tínhamossportingbet quem é o donoobedecer e cumprir essas regras.

Terceiro, ligamos para a Promotoria e dissemos que eles tinhamsportingbet quem é o donoinvestigar todos as acusaçõessportingbet quem é o donocrimes ousportingbet quem é o donouso excessivo da força. Posso garantir que, para mim e para o meu governo, o compromisso com os direitos humanos é o mais alto possível, e foi por isso que tomei todas essas precauções.

Obviamente, há queixas sobre o uso excessivo da força e (de violações) dos direitos humanos. Se isso aconteceu, posso garantir que será investigado e processado pelo nosso sistema. Não haverá impunidade. Nem com as pessoas que atearam fogo aos supermercados e à maioriasportingbet quem é o dononossas estaçõessportingbet quem é o donometrô, nem com as que eventualmente cometeram uso excessivosportingbet quem é o donoforça ou crime. É assim que faremossportingbet quem é o donouma sociedade democrática como a nossa.

Depósito queimado na periferiasportingbet quem é o donoSantiago

Crédito, Fernanda Paúl

Legenda da foto, Protestos deixaram ondasportingbet quem é o donodestruiçãosportingbet quem é o donodiversas áreassportingbet quem é o donoSantiago

sportingbet quem é o dono BBC - Não há mais estadosportingbet quem é o donoemergência, mas ainda é possível perceber um policiamento ostensivosportingbet quem é o donotorno dos protestos. Isso intimida as pessoas, e temos visto isso onde famílias protestam pacificamente.

sportingbet quem é o dono Piñera - Eu também vi isso. O estadosportingbet quem é o donoemergência está dentro da nossa estrutura constitucional. Faz partesportingbet quem é o dononossas ferramentas democráticas e, como presidente, não só tenho o direito como o deversportingbet quem é o donousá-las quando a ordem pública e a segurançasportingbet quem é o dononosso povo não estão protegidas.

É claro que a força policial atua para proteger a ordem pública; às vezes, dentrosportingbet quem é o donoum gruposportingbet quem é o donopessoas, há criminosos que querem queimar estaçõessportingbet quem é o donometrô, eles precisam agir e, às vezes, temos inocentes feridos. Lamento, lamento muito.

É por isso que tenho me preocupado muito com o uso da força racional e proporcional. Você me diz que,sportingbet quem é o donoalguns momentos, algumas pessoas cometeram erros ou fizeram uso excessivo da força ou cometeram crimes, o que não é permitido. Ela serão investigadas e, se for o caso, serão punidas.

Militares nas ruas

Crédito, EPA

Legenda da foto, Piñera defendesportingbet quem é o donodecisãosportingbet quem é o donousar o Exército para conter os protestos

sportingbet quem é o dono BBC - Nas ruas, há um sentimentosportingbet quem é o donouso desproporcional da força...

sportingbet quem é o dono Piñera - Vou explicar como as forças policiais devem agir. Primeiro, eles precisam tentar atuar apenas com a própria presença. Então, eles devem tentar dialogar as pessoas quando estão cometendo distúrbios e, só então, apenassportingbet quem é o donocasos extremos e proporcionalmente, eles podem usar gás lacrimogêneo ou (jatos de) água...

sportingbet quem é o dono BBC - Não tem havido negociação, porque vão direto para o passo número 3...

sportingbet quem é o dono Piñera - Não, não é o caso.

sportingbet quem é o dono BBC - Nós estávamos lá...

sportingbet quem é o dono Piñera - Eu também estava lá. Não confunda a açãosportingbet quem é o donouma pessoa, que talvez tenha cometido um erro, com a instrução que demos para nossas forças (de segurança). Nossas forças policiais estão totalmente comprometidas com o respeito aos direitos humanos e totalmente comprometidas com o uso racional e proporcional das forças.

Maissportingbet quem é o dono2.000 pessoas ficaram feridas e quase mil delas são membros da polícia. Alguns deles estão arriscando suas vidas agora. Portanto, às vezes eles têm que controlar grupos muito violentos e têm o direitosportingbet quem é o donose proteger dentro da estrutura do uso da força que estabelecemos, e que todos conhecem bem, esportingbet quem é o donoacordo com os mais altos padrões da ONU.

sportingbet quem é o dono BBC - Dizem que seu governo não tem conseguido aplacar as manifestações. Perdeu-se o controle das ruas, presidente?

sportingbet quem é o dono Piñera - É claro que tivemos bastante dificuldade porque fomos atacados por grupos muito organizados, muito violentos, que não respeitam nada ou ninguém, que estão dispostos a queimar tudo, e é claro que não é fácil restaurar a ordem, especialmente quando temossportingbet quem é o donorespeitar as regras da democracia, o devido processo legal, a presunçãosportingbet quem é o donoinocência.

Mas estamos avançando, e hoje o Chile está muito mais pacífico, com mais controle sobre a ordem pública e mais segurança cidadã do que há uma semana.

sportingbet quem é o dono BBC - Como o senhor disse, há um pequeno grupo que tem cometido atos violentos. Mas a maioria dos chilenos parece querer uma mudança substancial. Sua aprovação ésportingbet quem é o dono13%. O senhor acha que as pessoas acreditam que será a pessoa que vai liderar essa mudança?

sportingbet quem é o dono Piñera - Bem, eu acredito. Porque é meu dever como presidente, e prometi cumprir esse dever, melhorar a qualidadesportingbet quem é o donovidasportingbet quem é o dononossos cidadãos.

sportingbet quem é o dono BBC - Mas o sr. já foi presidente antes, e não é novo nisso tudo. As pessoas sentem que está nesse emprego há tempo suficiente, e que a política precisasportingbet quem é o donomudanças substanciais. Há pessoas que pedem uma nova Constituição, querem um novo Chile.

sportingbet quem é o dono Piñera - Espere um momento. As pessoas querem uma melhor qualidadesportingbet quem é o donovida, melhores aposentadorias, melhores salários, saúde e educação, mas não vamos confundir o que as pessoas querem com pequenos grupos que pretendem representar as pessoas. Eu ouvi a voz do povo chileno. É por isso que construímossportingbet quem é o donoquatro dias uma agenda social muito poderosa e forte, que deve ter quantidade enormesportingbet quem é o donorecursos para acelerar o processosportingbet quem é o donomelhoria.

saques

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Houve saques durante os protestos

sportingbet quem é o dono BBC - Muitas pessoas discordam disso. Alguns dizem que são mudanças cosméticas e que as mudançassportingbet quem é o donoseu gabinete, por exemplo, não foram suficientes.

sportingbet quem é o dono Piñera - Sempre haverá aqueles que dirão que o que fazemos não é suficiente e que tudo é cosmético. Como pode ser cosmético? Estamos fazendo fazendo coisas que nunca haviam sido feitas no Chile.

sportingbet quem é o dono BBC - Mas não são convincentes...

sportingbet quem é o dono Piñera - Estou no cargo há 19 meses. Antessportingbet quem é o donomim, as mesmas pessoas que dizem isso estava no governo...

sportingbet quem é o dono BBC - E antes disso estava o senhor, que tampouco é novo.

sportingbet quem é o dono Piñera - Estes problemas se acumularam nos últimos 30 anos.

sportingbet quem é o dono BBC - E o senhor é responsável por alguns desses problemas...

sportingbet quem é o dono Piñera - Também sou parte disso e assumo minha responsabilidade, mas não sou o único. Claro que gostariasportingbet quem é o donoresolver todos os problemassportingbet quem é o donoum segundo. Mas eu não posso fazer isso. O que faremos é aumentar a quantidadesportingbet quem é o donoverbas e melhorar a qualidadesportingbet quem é o dononossas políticas sociais.

Propomos aumentar as pensõessportingbet quem é o dono20% nos próximos 30 dias, propomos aumentar a renda mínimasportingbet quem é o dono300 para 350 nos próximos 30 dias. Propusemos reduzir o preçosportingbet quem é o dononossos medicamentos e o preço da eletricidade, do sistemasportingbet quem é o donotransporte. Então, estamos fazendo muitas coisas que nunca havíamos feito antes.

Agora, algumas pessoas dirão que isso não é suficiente. Bem, eles têm o direitosportingbet quem é o donoter todas as opiniões, mas acho que estamos fazendo um grande esforço para ouvir as pessoas.

protesto no Chile

Crédito, AFP

Legenda da foto, Piñera insistesportingbet quem é o donodefender as forçassportingbet quem é o donosegurança sob seu comando

sportingbet quem é o dono BBC - Qual é a saída para esta crise? Tem se faladosportingbet quem é o dononova Constituição,sportingbet quem é o donoAssembleia Constituinte... Seu governo está disposto a liderar um processosportingbet quem é o donomudança?

sportingbet quem é o dono Piñera - O que eu quero é chegar a um acordo, ouvir os cidadãos com atenção e humildade. Entrarsportingbet quem é o donoacordo com o mundo da política. Temos dificuldade para avançar com nossa agenda legislativa no Parlamento porque temos uma minoria e muitos dos nossos projetossportingbet quem é o donolei são bloqueados, a exemplo da reforma previdenciária. Precisamossportingbet quem é o donounidade, acordos, grandeza, responsabilidade.

É claro que, após restaurar a ordem pública e lançar a agenda social, o debate não termina e uma segunda etapa ocorrerá quando estivermos dispostos a discutir tudo, inclusive uma reforma da Constituição.

sportingbet quem é o dono BBC - Incluindo também uma Assembleia Constituinte?

sportingbet quem é o dono Piñera - Devemos começar concordando sobre o que queremos, que mudanças queremos introduzir na Constituição. Há quem não se importe com a questãosportingbet quem é o donofundo, tudo o que eles querem é o método. E eu digo quesportingbet quem é o donouma democracia como o Chile, há uma instância para discutir reformas constitucionais, e ela é o Congresso. E o Congresso pode decidir o caminho a seguir.

sportingbet quem é o dono BBC - Até onde o sr. está disposto a abrir mão do seu programasportingbet quem é o donogoverno? A oposição pediu para rever as reformas tributária e previdenciária porque dizem não ser as mais adequadas.

sportingbet quem é o dono Piñera - Bem, é claro que um presidente ouve a voz do povo. Também entendemos que, como não temos maioria no Parlamento, temossportingbet quem é o donoseguir um espíritosportingbet quem é o donodiálogo,sportingbet quem é o donobuscar acordos, e isso exige ceder dos dois lados, mas sem perdersportingbet quem é o donovista o objetivo final.

Nosso objetivo final é melhorar significativamente as aposentadorias porque entendemos que há uma injustiça e uma falha que se acumularam há muito tempo, melhorar a renda dos chilenos, melhorar a segurança dos chilenos e o acesso a serviços básicos. Estamos trabalhando nisso e, portanto, o norte não vai mudar. Mas é claro que estamos abertos a acordos e, por isso, sempre temossportingbet quem é o donoceder.

sportingbet quem é o dono BBC - As pessoas estão irritadas com os políticos, com a elite, com o fatosportingbet quem é o donoo senhor ter dito que o Chile estavasportingbet quem é o donoguerra...

sportingbet quem é o dono Piñera - Em guerra contra violência,sportingbet quem é o donoguerra contra o crime,sportingbet quem é o donoguerra contra a pobreza,sportingbet quem é o donoguerra contra a desigualdade, é claro.

Pichação nas ruassportingbet quem é o donoSantiago

Crédito, Fernanda Paúl

Legenda da foto, 'O povo deu um basta aos abusos', diz uma pichação nas ruassportingbet quem é o donoSantiago

sportingbet quem é o dono BBC - Sua decisãosportingbet quem é o donousar os militares nas ruas trouxe lembranças da ditadura, e as pessoas se incomodaram com isso. Como o senhor acha que será lembrado pela História?

sportingbet quem é o dono Piñera - Lutei contra todo tiposportingbet quem é o donoditadura ou governo ditatorial. Lutei para recuperarmos nossa democracia há 30 anos. Eu estava nessa toada e para mim esses tempos nunca serão esquecidos, por isso tenho esses pensamentossportingbet quem é o donomente. Por isso, quando decidi decretar o estadosportingbet quem é o donoemergência, tomei todas as precauções necessárias para proteger os direitos humanos.

É claro que não posso garantir isso sempre, e acho que provavelmente seja o caso, algumas forças militares ou a polícia usaram forçassportingbet quem é o donoexcesso ou cometeram crimes. Isso não será esquecido, será investigado e será julgado pelo nosso sistema tradicional.

E o mesmo com os criminosos que atearam fogosportingbet quem é o dononosso sistemasportingbet quem é o donotransporte,sportingbet quem é o dononossos supermercados esportingbet quem é o donopequenas lojas. Não aceitarei nenhuma violação dos direitos humanos.

sportingbet quem é o dono BBC - O sr. se arrepende da forma como lidou com esta crise?

sportingbet quem é o dono Piñera - Nas últimas duas semanas, só tive temposportingbet quem é o donotentar resolver o problema, tentar encontrar uma maneirasportingbet quem é o donorestaurar a ordem pública,sportingbet quem é o donoproteger a segurançasportingbet quem é o dononossos cidadãos, ouvir o que eles dizem e criar uma agenda social. Depoissportingbet quem é o donoresolver esse problema, temos todo o tempo do mundo para ver o que poderíamos ter feito melhor.

Sebastián Piñera
Legenda da foto, É claro que vou continuar no cargo ao fimsportingbet quem é o donomeu mandato, diz Piñera à BBC

sportingbet quem é o dono BBC - Há quem pretenda apresentar uma acusação constitucional contra o senhor, outros pedemsportingbet quem é o donorenúncia. O sr. acredita que chegará até o fimsportingbet quem é o donoseu mandato?

sportingbet quem é o dono Piñera - É claro que chegarei ao fim do meu governo. Fui eleito democraticamente por uma grande maioriasportingbet quem é o donochilenos e tenho dever e compromisso com aqueles que me elegeram e com todos os chilenos.

Se alguém quer fazer uma acusação constitucional, é seu direito, mas estou absolutamente certosportingbet quem é o donoque nenhuma dessas acusações prosperará porque a solução na democracia é respeitar as regras da democracia e não atentar contra a democracia, tentando desestabilizar um governo que venceu as eleições legitimamente e por uma grande maioria.

Línea

Crédito, Getty Images

sportingbet quem é o dono Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sportingbet quem é o dono ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet quem é o donoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet quem é o donousosportingbet quem é o donocookies e os termossportingbet quem é o donoprivacidade do Google YouTube antessportingbet quem é o donoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet quem é o dono"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet quem é o donoterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet quem é o donoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet quem é o donoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet quem é o donousosportingbet quem é o donocookies e os termossportingbet quem é o donoprivacidade do Google YouTube antessportingbet quem é o donoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet quem é o dono"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet quem é o donoterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet quem é o donoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportingbet quem é o donoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet quem é o donousosportingbet quem é o donocookies e os termossportingbet quem é o donoprivacidade do Google YouTube antessportingbet quem é o donoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet quem é o dono"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet quem é o donoterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet quem é o donoYouTube post, 3