A busca da mulher que achou restos mortais do pai 80 anos após execução e foi enterrada a seu lado:br sportsbet

  • James Badcock
  • Da BBC Newsbr sportsbetMadri
Ascensión Mendieta, daughter of Timoteo Mendieta, on the day of her father's exhumation in 2016

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Ascensión Mendieta's life changed at the age of 13

br sportsbet Sinpatizantes, amigos e parentesbr sportsbetAscensión Mendieta viram ela realizar o desejobr sportsbetser enterrada ao lado do pai na última terça, depoisbr sportsbeta espanhola passar a vida buscando justiça.

A senhorabr sportsbet93 anos morreubr sportsbetMadri, 80 anos depoisbr sportsbetseu pai, Timoteo Mendieta, ter sido assassinado por um esquadrão fascista e seu corpo ter sido jogadobr sportsbetuma vala comum.

Ela se tornou uma conhecida ativista pela recuperaçãobr sportsbetvítimas do ditador Francisco Franco e lutou com sucesso para ter o corpo do pai exumado e propriamente enterrado.

O general Franco foi um dos líderesbr sportsbetum golpebr sportsbetEstado que deu início à sangrenta Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Após a guerra, ele comandou o país atébr sportsbetmorte,br sportsbet1975.

"Agora eu posso descansarbr sportsbetpaz", disse Ascensiónbr sportsbet2017, depoisbr sportsbetuma batalha jurídica que a levou até a Argentina depoisbr sportsbetvários percalços enfrentados na Espanha.

Sentençabr sportsbetmorte

Segunda mais velhabr sportsbetuma famíliabr sportsbetsete filhos da cidadebr sportsbetSacedón, a lestebr sportsbetMadri, Ascensión nunca esqueceu como, aos 13 anos, abriu a porta na hora do almoço para um grupobr sportsbethomens, que descreveu como "bem articulados". Era outonobr sportsbet1939; estes homens, soldados, perguntaram pelo pai dela — que fazia uma siesta — e o levaram embora.

De acordo combr sportsbetfamília, Timoteo Mendieta não havia lutadobr sportsbetfato como soldado do lado republicano, que perdeu a Guerra Civil. Mas, alémbr sportsbetser o açougueiro da cidade, era o líder local da União Geral dos Trabalhadores, o sindicato operário espanhol. Na Espanhabr sportsbetFranco, isso era o suficiente para garantir uma sentençabr sportsbetmorte.

Mendieta foi fuzilado no paredão do cemitériobr sportsbetGuadalajarabr sportsbet16br sportsbetnovembrobr sportsbet1939, uma das 822 pessoas executadas lá até 1944.

Masbr sportsbet100 mil vítimas das execuçõesbr sportsbetditadurabr sportsbetFranco continuam enterradasbr sportsbetcovas não identificadas na Espanha.

A busca pelos restos mortais

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

A família não foi autorizada a visitar a vala comum. Para se despedir, jogou flores através do muro do cemitério.

À difícil lembrança do assassinato do pai, se somaram as recordações das dificuldades e do ostracismo enfrentado porbr sportsbetmãe, obrigada a se mudar, com a família, para um apartamentobr sportsbetum quartobr sportsbetMadri.

"Minha mãe se tornou uma viúva com sete crianças. Eu não sinto rancor, mas todo mundo que foi morto injustamente deveria estar enterrado decentemente", disse ela certa vez.

Assim que a democracia foi restaurada na Espanha, após a mortebr sportsbetFranco,br sportsbet1975, Ascensión e outros parentes entraram com pedidos às autoridades espanholas para ajudar nas buscas pelos restos mortaisbr sportsbetseu pai, mas não tiveram sucesso.

Bem mais tarde, quando Ascensión já estava com 88 anos, uma nova chance na luta para recuperar os restos mortais do pai a levou até a Argentina. Ali, uma juíza, Maria Servini, havia iniciado uma investigação,br sportsbetnomebr sportsbetvárias associações espanholas, sobre crimes contra a humanidade cometidos durante o regimebr sportsbetFranco.

Ascensión (à dir.) durante a exumação dos ossosbr sportsbetseu pai,br sportsbet2016, no cemitériobr sportsbetGuadalajara

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Ascensión esteve presente durante a exumação dos ossosbr sportsbetseu pai,br sportsbet2016, no cemitériobr sportsbetGuadalajara

E quando a exumação dos restosbr sportsbetTimoteo Mendieta foi finalmente ordenada por um juiz espanhol, acatando o pedido da colega argentina, foi a primeira vez que uma vítima da era Franco era recuperada através dos tribunais.

'Feridas infectadas'

Foi uma grande vitória, mas o primeiro pensamentobr sportsbetAscensión foibr sportsbetPaz,br sportsbetirmã mais nova e companheira na luta —br sportsbetGuadalaraja e Madri — para poder recuperar os restos do pai, e que havia morrido antesbr sportsbetencontrá-lo.

"Se não fosse por aquela juíza na Argentina, nós nunca o teríamos encontrado. Na Espanha, ninguém faz nada pelos mortos", disse Ascensión.

Esse engajamento tornou Ascensión uma figura pública nos anos finaisbr sportsbetsua vida. Ela ganhou status de celebridade, mas sempre manteve uma visão clara da injustiça quebr sportsbetfamília e milharesbr sportsbetoutras tiveram que enfrentar durante o regimebr sportsbetFranco. E também do fracasso da Espanha modernabr sportsbetlidar com o legado sangrento do país.

Depois que seu caixão foi baixado para o mesmo túmulo que obr sportsbetseu pai, um dos quatro filhosbr sportsbetAscensión, Francisco Vargas Mendieta, fez um tributo àbr sportsbetvida, relembrando desde a perda cruel do pai atébr sportsbetbatalha por justiça e por preservaçãobr sportsbetsua memória histórica, passando pelos tempos difíceisbr sportsbetsua adolescência, quando ela era costureira.

"Muitas pessoas falam que o que Ascensión fez, e o que outrosbr sportsbetnós fazemos, reabrem feridas, mas, honestamente, essas feridas já estão infectadas", disse Francisco.

raya

br sportsbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube br sportsbet ? Inscreva-se no nosso canal!