O plano do Google para evitar que o 'Estado Islâmico' recrute jovens pela internet:bets bola com o bom do futebol

Crédito, Getty Images
- Quem é o português favorito dos diplomatas para ser novo secretário-geral da ONU
- Comprabets bola com o bom do futebolimóveisbets bola com o bom do futebolPortugal por brasileiros dispara por conta da crise
- Brasil terá metade da população ativa apta a se aposentarbets bola com o bom do futebol2060, diz OCDE

Crédito, Simon Wiesenthal
Esses anúncios redirecionam os usuários a canais do YouTubebets bola com o bom do futebolárabe ebets bola com o bom do futebolinglês que oferecem listasbets bola com o bom do futebolreproduçãobets bola com o bom do futebolvídeos cujo objetivo é contrapor a "lavagem cerebral" do grupo extremista. Entre os vídeos, estão:
•clips com depoimentosbets bola com o bom do futebolex-combatentes
•declaraçõesbets bola com o bom do futebollíderes religiosos muçulmanos que denunciam a leitura radical do EI sobre o Islã
•imagens gravadas às escondidas dentro do califado do grupo no norte da Síria e no Iraque e que mostram uma visão pouco romantizadabets bola com o bom do futebolcomo se vivebets bola com o bom do futebollugares controlados pelo EI.
"A ideia surgiu quando observamos que há uma grande demandabets bola com o bom do futebolmaterial na Internet sobre o EI, mas também há muitas vozes importantes que condenam esse discurso", explica Yasmin Green, chefebets bola com o bom do futebolpesquisa e desenvolvimentobets bola com o bom do futebolJigsaw, na revista americana Wired.

Crédito, EI
Escolha dos vídeos
O projeto é desenvolvido pela incubadora do Google junto com duas empresas: a britânica Moonshot CVE e a libanesa Quantum Communications.
Essas duas companhias foram responsáveis por criar listasbets bola com o bom do futebolreproduçãobets bola com o bom do futebolvídeos no YouTubebets bola com o bom do futebolárabe ebets bola com o bom do futebolinglês.
Coube à Jigsaw, no entanto, escolher maisbets bola com o bom do futebol1,7 mil palavras-chave para gerar anúncios que redirecionam os usuários a vídeos anti-EI.
A equipe por trás do projeto também tomou cuidado ao escolher os títulos desses anúncios. Em vezbets bola com o bom do futebolmensagens explicitamente agressivas, o Jigsaw optou por frases como "O EI é legítimo?" ou "Você quer se unir ao EI?" para chamar a atenção dos usuários.
Mas buscar informação sobre o EI ou ver algum dos vídeosbets bola com o bom do futebolpropaganda do grupo não implicabets bola com o bom do futebolquerer se filiar ao grupo.
Yasmine Green assegurou que o Redirect Method não busca rastrear ou identificar os usuários que fazem buscas, mas conscientizá-los.
"Podemos fazer a diferençabets bola com o bom do futebolrelação à filiação dos estrangeiros ao EI dando-lhes mais informação", explicou.

Crédito, Reuters
Resultados positivos
O Google afirma que os resultados do projeto piloto foram surpreendentemente positivos: durante dois meses, maisbets bola com o bom do futebol300 mil pessoas foram atraídas aos canais anti-EI no YouTube.
Centenasbets bola com o bom do futebolmilharesbets bola com o bom do futebolusuários passaram um totalbets bola com o bom do futebol500 mil minutos (8 mil horas) assistindo aos vídeos. Os mais eficazes foram visualizados durante 8 minutos e 20 segundosbets bola com o bom do futebolmédia, tempo maoir do que o normal.
Os dados foram tão reveladores que o Google planeja agora ampliar o projeto para todas as ameaças extremistas nos Estados Unidos, tantobets bola com o bom do futebolpotenciais recrutadores do EI quantobets bola com o bom do futebolsupremacistas brancos violentos.
No entanto, como provar que as pessoas que assistiram aos vídeos abdicaram da radicalização?
"Nosso projeto está longebets bola com o bom do futebolser uma solução à propaganda online do EI", avalia Humera Khan, diretora-executiva do Muflehun, um grupo especializadobets bola com o bom do futeboldesradicalizar extremistas.
"Atrair simpatizantes do EI a uma listabets bola com o bom do futebolreproduçãobets bola com o bom do futebolvídeos é, assim, apenas um primeiro passo", acrescenta.
"Ou seja, isso é parte da solução. Mas deve ser a única", conclui.





