Santa Edwiges: a nobre que se tornou santa porque pagava dívidassportingbet baixar grátisquem não podia:sportingbet baixar grátis

"Santa Edwiges tornou-se conhecida no mundo inteiro como a mãe dos pobres e padroeira dos endividados, pois a ninguém ela negou auxílio e proteção. É invocada como a padroeira dos endividadossportingbet baixar grátisrazão da benevolência com que tratava os súditos, que não tinham como pagar as obrigações a ela devidas", comenta o escritor e teólogo J. Alves, autor do livro Santa Edwiges — Novena e Biografia (Editora Paulinas).
"Tantas foram as dívidas perdoadas que o capelão, administradorsportingbet baixar grátisseus bens, um dia reclamou dizendo que, se continuasse aquela situação, pouco sobraria para seus servidores. Santa Edwiges disse-lhe para não se preocupar, pois para as pessoas consagradas como ele, Deus haveriasportingbet baixar grátisprover", conta Alves. "Ela própria acompanhava os acertossportingbet baixar grátiscontas dos súditos, determinando que fossem tratados com benevolência todos os que se achavamsportingbet baixar grátisdesespero, por não conseguir pagar as dívidas."

Biografia
Nascidasportingbet baixar grátisAndechs, na Baviera — atualmente, parte da Alemanha —, Edwiges era filhasportingbet baixar grátisum duque. "Sua infância e pré-adolescência se deusportingbet baixar grátisambientesportingbet baixar grátisluxo e riqueza", pontua José Luís Lira, fundador da Academia Brasileirasportingbet baixar grátisHagiologia e professor na Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Ceará.
Segundo padre Lima, "desde pequena" ela dava "sinaissportingbet baixar grátisseu despego material".
Do casamento com o príncipe Henrique 1º, nasceram sete filhos — ou seis, conforme cada biógrafo. "Humilde, inteligente, esposa dedicada e temente a Deus, ela cuidou da formação religiosa dos filhos e do marido", acrescenta Lira.
"Conta que ela teve forte influência nas decisões políticas tomadas pelo marido, interferindo na elaboraçãosportingbet baixar grátisleis mais justas para o povo e, junto com ele, construiu igrejas, mosteiros, hospitais, conventos e escolas."
Essa postura religiosa e social teria sido praticada pelos nobres enquanto política a partir do oitavo ano do casamento deles. "Edwiges sentiu o chamadosportingbet baixar grátisJesus e, após conversar com o marido, os dois decidiram seguir o Senhor e construir hospitais, mosteiros, escolas e igrejas", diz o padre Lima.
J. Alves ressalta que, mesmo sendo "riquíssima e cheiasportingbet baixar grátisprivilégios", Edwiges "despojou-sesportingbet baixar grátisseus bens e viveu como se nada possuísse". "Educada na disciplina monástica, distinguiu-se pelo amor à oração, à leitura da Bíblia e à eucaristia. Submetia-se,sportingbet baixar grátissegredo, a rigorosas penitências, mortificando o corpo com frequentes jejuns e cilícios [objetos para incomodar a pele]sportingbet baixar grátiscrinasportingbet baixar grátiscavalo sob as vestes."
Quando ela tinha 32 anos, atendendo ao que acreditava ser uma orientação divina, decidiu fazer votossportingbet baixar grátiscastidade. "Obteve o respeito do marido", frisa Lira. "O voto teria sido feito diantesportingbet baixar grátisum bispo."
De acordo com Alves, a decisão foi tomadasportingbet baixar grátiscomum acordo pelo casal. "Passaram a morarsportingbet baixar grátisresidências separadas e só se encontravam por ocasiãosportingbet baixar grátisatos políticos e sociais importantes. Henrique, a exemplo dela, adotou um estilosportingbet baixar grátisvida simples e austero, vestindo-se como monge, despojando-se do ouro. Deixou a barba crescer, à moda dos convertidos, sendo por isso chamadosportingbet baixar grátisHenrique, o Barbudo", comenta ele.
O mosteiro feminino
"Em toda asportingbet baixar grátisvida, Edwiges praticou a caridade. Quando ficou viúva,sportingbet baixar grátis1238, foi morar no mosteirosportingbet baixar grátisTrzebnica, acatando os votos da vida religiosa. Dedicando-se a Deus, à oração e aos mais necessitados, trilhando a estrada que a levou ao paraíso e a constituiu padroeira dos pobres, da família e dos endividados", diz Lira.
"[No mosteiro], continuou a servir os carentes e enfermos", recorda Lima. "Uma vida dedicada à caridade. Ela tinha o dom da profecia e [praticava] milagressportingbet baixar grátisenfermos. Era conhecida por ajudar os mais pobre se carentes, reconhecida por quitar dívidassportingbet baixar grátispessoas que recebiamsportingbet baixar grátisassistência."
A casa religiosa, mantida por monjas da ordem cisterciense, havia sido fundada graças ao empenho dela mesma junto ao marido. Segundo consta o texto do Martirológio Romano, na sinopse biográfica que justificasportingbet baixar grátiscanonização, na ocasião a abadessa era umasportingbet baixar grátissuas filhas, chamada Gertrudes.
Alves conta que o mosteiro, o primeiro feminino da região, foi desde o princípio transformado por Edwigessportingbet baixar grátisum lugar "de caridade,sportingbet baixar grátisesmola esportingbet baixar grátisproteção aos pobres". "Ela não apenas sustentava as monjas, mas ali abrigava numerosos religiosos, doentes, viúvas e crianças desamparadas", afirma o teólogo.

Crédito, Divulgação/Ed. Paulus
Motivaçõessportingbet baixar grátissua popularidade
A devoção a Santa Edwiges foi trazida ao Brasil pela colonização portuguesa. "Quando o Brasil foi 'descoberto', ela tinha pouco maissportingbet baixar grátis230 anossportingbet baixar grátiscanonizada. A divulgação dos santos católicos era muito forte naquela época e Portugal era extremamente católico, logo a devoção deve ter vindo com os primeiros colonizadores e se popularizado por conta do testemunhosportingbet baixar grátisvida dela e da proteção aos endividados", analisa Lira. Aqui, ela se tornou uma das mais famosas santas do catolicismo. Lira acredita que isso se deu devido "ao forte apelo" por contasportingbet baixar grátissua "proteção aos endividados".
Alves observa que a devoção a ela, dentre os católicos brasileiros, cresce "em todas as classes sociais". Como ela é celebradasportingbet baixar grátis16sportingbet baixar grátisoutubro, é comum que sempre no dia 16sportingbet baixar grátiscada mês, "os devotos depositam a seus pés", ou seja, aos pés das imagens alusivas a ela no interiorsportingbet baixar grátisigrejas, "pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas".
"Encontram nela o carinho e a proteção da mãe que, no desespero, acolhe o filho", comenta o teólogo.
"São numerosos os testemunhossportingbet baixar grátispessoas que, na afliçãosportingbet baixar grátisnão conseguir pagar as próprias dívidas, a ela recorreram e, prontamente, foram atendidos", acredita Alves. "Infelizmente,sportingbet baixar grátisum paíssportingbet baixar grátisque o número dos endividados só tende a aumentar a cada dia, é natural que os devotos recorram àquela que passou a vida inteira ajudando os pobres e visitando os prisioneiros que não tinham como pagar suas dívidas."
Padre Lima destaca que,sportingbet baixar grátis"tempos difíceis na economia", a santa "continua sendo invocada com muita fé pelos devotos". "Ela que, sendosportingbet baixar grátisfamília nobre, fez-se pobre para assistir aos necessitados, não deixasportingbet baixar grátisser uma referência para tantas pessoas que suplicamsportingbet baixar grátisproteção e ajuda", destaca ele.
"Basta sairmossportingbet baixar grátisnossas casas, sobretudo nas grandes cidades, e enxergarmos um cenáriosportingbet baixar grátismuita miséria: tropeçamossportingbet baixar grátispessoas que vivem nas ruas, nas praças, debaixo dos viadutos,sportingbet baixar grátistendas… Elas não têm com quem contar, a não ser suplicar aos céus, por intercessãosportingbet baixar grátisSanta Edwiges, para que surja uma 'luz no fim do túnel' para teremsportingbet baixar grátisvolta asportingbet baixar grátisdignidadesportingbet baixar grátisfilhos e filhassportingbet baixar grátisDeus resgatada", afirma Lima.
O cenáriosportingbet baixar grátispobreza favorece esse tiposportingbet baixar grátisdevoção, sobretudo quando o poder público não cumpre o necessário para dar condições dignassportingbet baixar grátisvida aos mais pobres. "Os nossos políticos, ainda mais agorasportingbet baixar grátistemposportingbet baixar grátiseleição, falam bonito e prometem o impossível. Na verdade, os despossuídossportingbet baixar grátisvida e dignidade continuam povoando as ruas por não terem as condições mínimas que a Constituição prescreve e lhes garante", diz ele. "Quando não se pode contar com os seus governantes e nem com o poder público, recorre-se aos céus. E, especificamente, a Santa Edwiges."
Na opinião dos especialistas, a mensagem que a vidasportingbet baixar grátisSanta Edwiges deixa para o mundo contemporâneo é asportingbet baixar grátisque todos podem fazer o bem. E, assim, ajudar a transformar o mundo.
"Ela nos ensina que devemos ter um olhar compassivo e misericordioso para com todas as pessoas, sobretudo aquelas que perderam tudo, tambémsportingbet baixar grátisdignidade como ser humano, e ajudá-las concretamente", pontua Lima. "Apenas comover-se com a realidadesportingbet baixar grátismiséria, pobreza e endividamento que assolam o nosso Brasil não vai resolver a questão. São necessárias políticas concretas para ajudar essa massasportingbet baixar grátisanônimos e invisíveis da nossa sociedade."
"Santa Edwiges nos ensina, com a própria vida, a passarmos das boas intenções e bons propósitos a atitudes concretas", acrescenta o padre. "Ela, sendo nobre, não desprezou os pobres e necessitados. Servia-se dos seus bens materiais e dinheiro para aliviar o sofrimento das pessoas que estavam sobrevivendo à margem da vida. Ela nos pede para deixarmossportingbet baixar grátislado os nossos palavrórios vazios e inúteis e partirmos para ação concreta."
Para o professor Lira, a vida dessa santa é a provasportingbet baixar grátisque "ser da nobreza e rica não impede uma pessoasportingbet baixar grátispraticar a caridade, desenvolver o amor a Deus e a ele confiarsportingbet baixar grátisexistência auxiliando àquelas que mais necessitam material e espiritualmente".
"A mensagemsportingbet baixar grátisSanta Edwiges vai além das preocupações financeiras, do endividamento monetário que, durante algum tempo, podem nos tirar o sono e nos fazer entrarsportingbet baixar grátisdesespero", argumenta Alves.
"Sua vida nos ensina que a dívida maior a ser resgatasportingbet baixar grátisnossa vida é a do amor a Deus e aos nossos irmãos e irmãs. Mostra que cada umsportingbet baixar grátisnós é devedor do amor e da misericórdiasportingbet baixar grátisDeus. Todos temos uma dívida impagávelsportingbet baixar grátisamor para com Jesus que, por amor, deusportingbet baixar grátisvida por nós e pelo próximo. Temos também uma imensa dívidasportingbet baixar grátisamor para com o próximo, a quem podemos amar e por ele ser amados."
- Este texto foi publicadosportingbet baixar grátishttp://www.mi-rob.com/geral-63264547

sportingbet baixar grátis Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal sportingbet baixar grátis .
sportingbet baixar grátis Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sportingbet baixar grátis ? Inscreva-se no nosso canal!








