Por que um imperador da Etiópia foi adorado como deus na Jamaica - influenciando até Bob Marley:vale a pena apostar no sportingbet

Bob Marley

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O músico jamaicano Bob Marley foi o rastafári mais famoso e influentevale a pena apostar no sportingbettodo o mundo

O vínculo entre os dois, na verdade, está relacionado a um grupovale a pena apostar no sportingbetjamaicanos pobres que acreditavam que a coroaçãovale a pena apostar no sportingbetRas Tafari era o cumprimentovale a pena apostar no sportingbetuma profecia e que ele era seu redentor, o messias: o "Rei dos reis, Senhor dos senhores".

Eles acreditavam que seriam libertados pelo imperador, que os tiraria da pobreza no Caribe e os levaria à África, a terra dos seus antepassados e um centro espiritual para os jamaicanos.

Quem era Ras Tafari?

Haile Selassie

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A coroaçãovale a pena apostar no sportingbetHaile Selassie,vale a pena apostar no sportingbet1930, foi um acontecimento global

Tafari era filhovale a pena apostar no sportingbetum colaborador do imperador Menelik 2º, um dos governantes mais importantes da história da Etiópia, e casou-se com umavale a pena apostar no sportingbetsuas filhas, Wayzaro Menen.

Desde a infância,vale a pena apostar no sportingbetinteligência chamou a atenção do imperador, que o ajudou a seguir carreira política. Quando a filhavale a pena apostar no sportingbetMenelik 2º, a imperatriz Zauditu, morreuvale a pena apostar no sportingbet1930, seu protegido foi coroado imperador.

A coroaçãovale a pena apostar no sportingbetHaile Selassie foi um evento esplendido e contou com a presençavale a pena apostar no sportingbetautoridades do mundo todo.

Na época, o jornal The New York Times especulou que as celebrações haviam custado maisvale a pena apostar no sportingbetUS$ 3 milhões (R$ 9,5 milhões,vale a pena apostar no sportingbetvalores atuais). A revista Time dedicou a capa ao novo imperador, que logo se transformouvale a pena apostar no sportingbetum fenômeno global.

Pouco depois da coroação, Selassie encomendou a primeira constituição escrita da Etiópia, que restringiavale a pena apostar no sportingbetgrande medida os poderes do parlamento.

Na prática, ele era o governo da Etiópia.

Segundo a constituição, a sucessão ao trono se restringia somente aos seus descendentes, e a pessoa do imperador era "sagrada,vale a pena apostar no sportingbetdignidade, inviolável e seu poder, indiscutível".

Mas, na Jamaica, Selassie estava se convertendovale a pena apostar no sportingbetalgo mais do que um poderoso imperador.

A profeciavale a pena apostar no sportingbetMarcus Garvey

Marcus Garvey

Crédito, MPI/Getty

Legenda da foto, O jamaicano Marcus Garvey nunca foi um rastafári, mas é considerado um profeta pelos seguidores da religião

"Olhem para a África, onde um rei negro vai ser coroado, anunciando que o dia da libertação estará próximo". Essa é a profecia que deu início a toda história, e foi feita por Marcus Garvey.

Ele era um ativista jamaicano que lutou pela mudança política e socialvale a pena apostar no sportingbetuma ilha que havia sido um centro importante durante o período da escravidão.

Depois da abolição,vale a pena apostar no sportingbet1833, a vida não melhorou muito para os antigos escravos, nem para seus filhos ou para as gerações seguintes.

Ainda não está claro se o "rei negro" a quem Garvey se referia era uma pessoa real, mas o mais provável é que se tratassevale a pena apostar no sportingbetuma figura simbólica.

Mas, quando as notícias da coroaçãovale a pena apostar no sportingbetHaile Selassievale a pena apostar no sportingbet1930 chegaram à Jamaica, muitos dos seguidoresvale a pena apostar no sportingbetGarvey fizeram uma associação que lhes parecia lógica: Ras Tafari era rei, e, portanto, o dia da libertação estaria próximo. Isso significava que eles deveriam se preparar para um êxodo para a África.

Apesarvale a pena apostar no sportingbetMarcus Garvey nunca ter sido um rastafári, ele é considerado um dos profetas do movimento, e suas ideias formaram a filosofia rastafári.

"O 'garveyismo' se converteuvale a pena apostar no sportingbetum tipovale a pena apostar no sportingbetnacionalismo militante que deu aos negros um sentidovale a pena apostar no sportingbetidentidade com o conjunto da África, numa épocavale a pena apostar no sportingbetque a independência estavavale a pena apostar no sportingbetevidência", afirma Jabob Bauman,vale a pena apostar no sportingbetuma publicação da Universidade do Estadovale a pena apostar no sportingbetWashington, nos EUA.

Atualmente, as crenças dos rastafáris são muito diferentes.

Enquanto os primeiros seguidores da religião procuravam um retorno à África, declaravam que seu único deus era Haile Selassie e que a Etiópia era o verdadeiro Sião (sinônimovale a pena apostar no sportingbetterravale a pena apostar no sportingbetIsrael, ou terra prometida), hoje muitos dão mais importância a um retorno "espiritual".

Segundo o autor da Enciclopédia Global das Religiões, Stephen Glazier, o movimento rastafári se converteuvale a pena apostar no sportingbetparte a um estilovale a pena apostar no sportingbetvida, mais que uma religião, e as práticas também variam muito. Entre elas, se destacam o consumo ritual da maconha (ganja) e o reggae.

Visita à Jamaica

Selassie

Crédito, AFP

Legenda da foto, Selassie abandonou a Etiópia após a invasãovale a pena apostar no sportingbetMussolini e passou quase seis anos exilado

Poucos anos após a coroaçãovale a pena apostar no sportingbetHaile Selassie, a Etiópia se envolveuvale a pena apostar no sportingbetuma guerra terrível. Em 1935, o líder italiano Benito Mussolini invadiu o país e Selassie partiu para o exílio.

Ele ficou cinco anos fora do país e somentevale a pena apostar no sportingbet1941 foi restituído como imperador, com a ajuda da Grã-Bretanha.

Em 21vale a pena apostar no sportingbetabrilvale a pena apostar no sportingbet1966, ele finalmente visitou a Jamaica - e mesmo 36 anos depoisvale a pena apostar no sportingbetsua coroação, o entusiasmo dos rastafáris seguia intacto, com uma nova geraçãovale a pena apostar no sportingbetadeptos que cultivavam a ideiavale a pena apostar no sportingbetum êxodo para a o continente africano.

Selassie foi tomado pela recepção eufórica, e não fez nada para dispersar crenças sobrevale a pena apostar no sportingbetsuposta condição divina. Garvey já estava morto, e suas críticas a Selassie por deixar o paísvale a pena apostar no sportingbettemposvale a pena apostar no sportingbetguerra já haviam sido esquecidas na Jamaica.

Mas no resto do mundo o julgamento sobre ele não foi unânime - embora Selassie quisesse projetar uma imagemvale a pena apostar no sportingbetum imperador progressista, ele também enfrentou acusaçõesvale a pena apostar no sportingbetser um ditador ganancioso.

Entre a multidão que apareceu para honrar e receber seu "Redentor", estava a esposavale a pena apostar no sportingbetum músico jamaicanovale a pena apostar no sportingbet21 anos, que tinha acabadovale a pena apostar no sportingbetformar uma banda chamada The Wailers.

Seu nome era Robert Nesta Marley.

O rasta mais influente

Rastafaris

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Selassie doou 200 hectaresvale a pena apostar no sportingbetterra a membros do movimento rastafári para que se estabelecessem na África; a comunidade ainda existe

Bob Marley foi o rastafári mais influente da história.

Ele nunca se classificou como profeta, embora muitas suas canções fossem consideradas com um caráter profético, e também nunca foi um líder, embora os seguidores o tratassem como tal.

Dois dos discos mais importantes da carreiravale a pena apostar no sportingbetMarley - Catch a Fire,vale a pena apostar no sportingbet1973, e Natty Dread,vale a pena apostar no sportingbet1975, foram sucessovale a pena apostar no sportingbetvendas e estavam cheiosvale a pena apostar no sportingbetsímbolos e motivos do rastafarianismo.

Na época do lançamentovale a pena apostar no sportingbetRastaman Vibration,vale a pena apostar no sportingbet1976, havia rastafárisvale a pena apostar no sportingbetquase todas as cidades britânicas evale a pena apostar no sportingbetmuitas partes dos Estados Unidos.

Jovens negros usavam o cabelo com os mesmos dreadlocksvale a pena apostar no sportingbetMarley e vestiam roupas com as cores da bandeira etíope: verde, amarelo e vermelho.

Enquanto seus pais eram na maioria cristãos, jovens negrosvale a pena apostar no sportingbetcidades como Londres começaram a ser atraídos por uma teologia diferente, que incorporava a crítica política.

'Mentirasvale a pena apostar no sportingbetBabilônia'

Selassie

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Selassie foi uma figura controversa - era venerado, mas também criticado por "ganância"

Enquanto isso, as coisas se complicavam para Selassie na Etiópia. Em 1973, uma forte crisevale a pena apostar no sportingbetfome matou cercavale a pena apostar no sportingbet200 mil etíopes.

Um ano depois, um grupovale a pena apostar no sportingbetmilitares do Exército com uma agenda marxista chamado Derg destronou o imperador após um golpe militar. Ele morreuvale a pena apostar no sportingbet1975, doente e encarcerado.

Sua morte dele foi descrita por seus seguidores como uma "desaparição", já que eles se negavam a acreditar que Selassie havia morrido.

E quando se falava sobre ele, a comunidade rastafári usava frequentemente a frase "mentirasvale a pena apostar no sportingbetBabilônia". Muitos acreditavam que a estrutura dominada por brancos - chamada por elesvale a pena apostar no sportingbet"Babilônia", havia espalhado uma mentira para tentar debilitar o crescente movimento rastafári.

Outros simplesmente rechaçaram a notícia afirmando que Jah, o nome rastafári para Deus, havia apenas ocupado temporariamente o corpovale a pena apostar no sportingbetSelassie. A morte "corporal" do imperador era tida como um sinalvale a pena apostar no sportingbetque Jah não era apenas um ser humano, mas também um ente espiritual.

Uma terceira interpretação - e a mais aceita entre os rastafáris - se refere ao conceitos sobre a unidade essencialvale a pena apostar no sportingbettoda a humanidade. Segundo esse princípio, ainda que habitemos corpos distintos, todos estamos unidos espiritualmente.

Pode ser que Haile Selassie já tivesse partido, mas vê-lo como um único deus é uma interpretação errônea do significado do rastafári: seu espírito estávale a pena apostar no sportingbettodos nós e não pode ser extinto.

Segundo eles, desde que nascemos, somos todos corpos efêmeros, mas nossas almas seguem vivendo.