Vírus são mais perigososnúmero sorteado da lotofácilmanhã do que à noite, diz estudo:número sorteado da lotofácil

Mulhernúmero sorteado da lotofácilcama com resfriado

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Chancesnúmero sorteado da lotofácilinfecção aumentam se ela ocorrer pela manhã, beneficiada por alterações no relógio biológico

Vírus – ao contrárionúmero sorteado da lotofácilbactérias e parasitas – são completamente dependentesnúmero sorteado da lotofácilsua capacidadenúmero sorteado da lotofácil“sequestrar” o maquinário dentro das células para se replicar. Mas essas células mudam muito como parte desse padrãonúmero sorteado da lotofácil24 horas conhecido como relógio biológico, que influencia, por exemplo, o funcionamento do nosso sistema imunológico e a liberaçãonúmero sorteado da lotofácilhormônios.

No estudo, camundongos foram infectados com o influenza, que causa a gripe, ou com o vírus da herpes. E os animais infectados durante a manhã apresentaram níveis virais dez vezes maior do que aqueles infectados durante a noite.

Os vírus que chegavam mais tarde falharamnúmero sorteado da lotofácilum processo que, metaforicamente, pode ser explicado como se eles estivessem tentando fazer operários reféns dentronúmero sorteado da lotofáciluma fábrica, mas depois que o turno dos operários tivesse terminado.

“Há uma grande diferença”, disse o professor Akhilesh Reddy, um dos pesquisadores, à BBC. “O vírus precisanúmero sorteado da lotofáciltodo o aparato disponível na hora certa (para ser eficaz), mas uma pequena infecção pela manhã pode se desenvolver mais rapidamente e se espalhar pelo corpo.”

Reddy acredita que as descobertas podem ajudar a controlar surtosnúmero sorteado da lotofácildoenças.

“Em uma pandemia, ficarnúmero sorteado da lotofácilcasa durante o dia pode ser importante (para) salvar vidas. Se os testes comprovarem a hipótese, isso pode ter um grande impacto."

Vírus

Crédito, Thinkstock

Relógio biológico

Outros testes mostraram que alterar o relógio biológiconúmero sorteado da lotofácilum animal os deixa “presos”número sorteado da lotofácilum estado que facilita o sucessonúmero sorteado da lotofácilvírus.

“Isso sugere que quem trabalhanúmero sorteado da lotofácilturnos diferentes - quem trabalha às vezesnúmero sorteado da lotofácilmadrugada e às vezes durante o dia e, por isso, tem um relógio biológico desajustado - está mais sujeito a doenças virais”, explica Rachel Edgar, autora principal do estudo.

“Se isso for confirmado, esses trabalhadores podem se tornar candidatos a receber a vacina anual da gripe”, completa.

Os pesquisadores usaram apenas dois tiposnúmero sorteado da lotofácilvírus no estudo.

Mas os dois eram muito diferentes (um era vírusnúmero sorteado da lotofácilDNA e o outronúmero sorteado da lotofácilRNA), o que leva os pesquisadores a acreditar que o princípio se aplica a um grande númeronúmero sorteado da lotofácilvírus.

Cercanúmero sorteado da lotofácil10% dos genes – as instruções para gerenciar o corpo humano – mudam durante o dia, e isso é controlado pelo relógio biológico interno.

A pesquisa focounúmero sorteado da lotofácilum gene chamado Bmal1, que tem o piconúmero sorteado da lotofácilatividade durante a tarde tantonúmero sorteado da lotofácilcamundongos quantonúmero sorteado da lotofácilpessoas.

“É a ligação com o Bmal1 que é importante, já que quando seu nível está baixo (durante a manhã) você fica muito sujeito a infecções”, diz Reddy.

Curiosamente, o Bmal1 fica menos ativonúmero sorteado da lotofácilpessoas durante os mesesnúmero sorteado da lotofácilinverno - sugerindo que ele pode ter um papel no fatonúmero sorteado da lotofácilas pessoas estarem mais sujeitas a infecções nessa época do ano.

Já há outras evidências da ligação entre o relógio biológico e infecções: vacinas contra gripe são mais eficientes se tomadas pela manhã, e o jet lag afeta o desempenho do parasita da malária.