O que está por trásnordestefutebol bet netnova epidemianordestefutebol bet netdengue no Brasil:nordestefutebol bet net

  • André Biernath
  • Da BBC News Brasilnordestefutebol bet netLondres
Mosquito Aedes aegypti

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Foco na pandemianordestefutebol bet netcovid-19 é um dos fatores por trásnordestefutebol bet netdescontrole nos casosnordestefutebol bet netdengue

nordestefutebol bet net Do inícionordestefutebol bet netjaneiro a 23nordestefutebol bet netabril deste ano, o Brasil contabilizou 542.038 casos prováveisnordestefutebol bet netdengue e 160 mortes pela doença. O volumenordestefutebol bet netcasos nesses poucos meses do ano chegou perto do totalnordestefutebol bet netcasos prováveisnordestefutebol bet netdengue registrados no paísnordestefutebol bet net2021, 544.460.

Os números, disponíveis no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, revelam um aumentonordestefutebol bet net113,7% nas infecções por esse vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti,nordestefutebol bet netrelação ao mesmo períodonordestefutebol bet net2021.

Em alguns locais do país, a situação é pior: no Centro-Oeste, o crescimentonordestefutebol bet netcomparação com o ano passado foinordestefutebol bet net253,8%. Até o momento, a região registrou 920 casos por 100 mil habitantes —nordestefutebol bet netsegundo lugar aparece o Sul, com 427 casos por 100 mil.

Entre as cinco cidades mais atingidas, as duas primeiras estão no Centro-Oeste: Goiânia (31 mil casos) e Brasília (29,9 mil). Completam a lista Palmas (9 mil), no Tocantins; São José do Rio Preto (7,4 mil) e Votuporanga (6,8 mil), ambasnordestefutebol bet netSão Paulo.

"O que se observa neste ano é uma atividade expressiva da denguenordestefutebol bet netalgumas partes do país,nordestefutebol bet netparticular no eixo que vai do Tocantins até Santa Catarina, passando pelo Centro-Oeste e pela porção oestenordestefutebol bet netSão Paulo", interpreta a bióloga e epidemiologista Cláudia Codeço, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Mas o que está por trás desse cenário? E o que pode ser feito para combatê-lo? Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil explicam que uma sérienordestefutebol bet netfatores combinados contribuíram para o aumento da dengue justamente neste período.

Os ingredientesnordestefutebol bet netuma epidemia

"Tivemos um clima especialmente favorável à dengue neste ano, com chuvas intensas e prolongadas", lembra Codeço.

Desde o finalnordestefutebol bet net2021, quando começou o verão, várias cidades brasileiras registraram muitas tempestades, relacionadas a fenômenos como o La Niña e as mudanças climáticas.

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Para o Aedes aegypti, as chuvas são sinônimonordestefutebol bet netágua parada, local onde os ovos do mosquito eclodem e as larvas se desenvolvem até alcançarem a fase adulta.

"Geralmente, quando chega o mêsnordestefutebol bet netdezembro e começamos a notar uma grande concentração do Aedes, já dá para prever que março e abril vão ser ruins, com muitos casosnordestefutebol bet netdengue", observa o infectologista Celso Granato, diretor do Fleury Medicina e Saúde.

Mas, na viradanordestefutebol bet net2021 para 2022, as projeções foram atrapalhadas por outras duas crisesnordestefutebol bet netsaúde.

Nessa mesma época, o Brasil enfrentou uma epidemianordestefutebol bet netinfluenza H3N2, que causou um aumento importantenordestefutebol bet netcasosnordestefutebol bet netgripe, e o espalhamento da variante ômicron do coronavírus, por trásnordestefutebol bet netrecordes nos númerosnordestefutebol bet netinfecção.

"Os sistemasnordestefutebol bet netvigilância da dengue foram muito prejudicados, já que nesses dois últimos anos havia um foco quase absoluto na pandemianordestefutebol bet netcovid-19", acrescenta o médico, que também é professor da Universidade Federalnordestefutebol bet netSão Paulo (Unifesp).

Mapanordestefutebol bet netincidêncianordestefutebol bet netdengue no Brasil

Crédito, Ministério da Saúde

Legenda da foto,

Cidades com incidência mais altanordestefutebol bet netdengue no momento estão espalhadas por Centro-Oeste, partesnordestefutebol bet netSão Paulo, Paraná e Santa Catarina

Aindanordestefutebol bet netrelação à pandemia, o menor númeronordestefutebol bet netinfecçõesnordestefutebol bet net2021 também tem a ver com os períodosnordestefutebol bet netmaior isolamento social, que diminuíram a locomoção das pessoas pelas cidades.

"E vale lembrar que tivemos uma grande epidemianordestefutebol bet netdengue no paísnordestefutebol bet net2019, então já era esperado um novo aumento a partirnordestefutebol bet net2022, já que as ondas da doença são cíclicas", diz a médica Melissa Falcão, da Sociedade Brasileiranordestefutebol bet netInfectologia.

Por fim, Codeço destaca que "temos uma população empobrecida, com dificuldadesnordestefutebol bet netmoradia, e vemos a precarização das cidades".

"Tudo isso dificulta o controlenordestefutebol bet netvetores que transmitem a doença", explica a especialista, que coordena o InfoDengue, uma iniciativa da FioCruz e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o monitoramento das doenças relacionadas ao Aedes.

"Também é importante observar o espalhamento da doença para o Sul do país, onde ela era pouco ativa ou quase inexistente. Essa expansão pode estar relacionada às mudanças climáticas e à própria adaptação do mosquito", complementa a epidemiologista.

A tendência,nordestefutebol bet netacordo com o que aconteceu nas temporadas anteriores, é que os casosnordestefutebol bet netdengue continuem a subir no país pelo menos até o meionordestefutebol bet netmaio. A partir daí, com a chegadanordestefutebol bet nettemperaturas mais baixas nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, os registros devem voltar a cair.

"Os números da dengue costumam ser mais elevados durante verão, por causa da alta temperatura e da quantidadenordestefutebol bet netchuvas, mas o períodonordestefutebol bet netascensão da doença começanordestefutebol bet netoutubro e vai até maio. A tendência é uma redução mais acentuada no númeronordestefutebol bet netcasos a partirnordestefutebol bet netjunho", estipula Falcão.

"Mesmo assim, os cuidadosnordestefutebol bet netprevenção contra dengue devem acontecer durante todo o ano", ressalta a infectologista.

Detectadas as causas do problema, o que pode ser feito para lidar com essa epidemia ocultanordestefutebol bet netdengue?

A resposta das autoridades

Como não existe uma vacina aprovada contra a dengue, as ações preventivas mais efetivas envolvem eliminar os criadouros do mosquito transmissor — e o ideal é que esse trabalho se inicienordestefutebol bet netjaneiro ou fevereiro, quando os ovos começam a eclodir.

"Com a pandemia, sobraram menos recursos para combater o Aedes", diz Granato.

Agoranordestefutebol bet netabril, existem menos ações que podem ser feitas. "Resta apostar no fumacê, que ajuda a inibir o mosquito adulto", completa o infectologista.

Outra atitude importante é ampliar e reforçar os serviços públicosnordestefutebol bet netsaúde, para conseguir acolher os pacientes com complicações da dengue.

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde contabiliza neste ano 378 episódiosnordestefutebol bet netdengue grave e outros 4,7 mil com sinaisnordestefutebol bet netalarme.

Granato também se mostra preocupado com a recorrência da denguenordestefutebol bet netregiões que já tiveram surtos e epidemias num passado recente.

"Existem quatro sorotipos do vírus, o que significa que uma mesma pessoa pode pegar dengue quatro vezes. O problema é que ter um segundo ou um terceiro quadro da doença aumenta o risconordestefutebol bet netsofrer com as formas mais graves", explica.

"E temos algumas regiões, especialmente no noroestenordestefutebol bet netSão Paulo, que passam por surtosnordestefutebol bet netdengue desde os anos 1980. Isso representa maior risconordestefutebol bet netmorte nesses locais", continua.

Profissional aplica fumacê contra Aedes

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

No momento, fumacê com inseticidas é uma das únicas opções para controle do mosquito transmissor da dengue

A BBC News Brasil entrounordestefutebol bet netcontato com as Secretarias Estaduaisnordestefutebol bet netSaúdenordestefutebol bet netGoiás, Distrito Federal, Tocantins e São Paulo, locais com as cidades mais atingidas até o momento.

A secretaria do Distrito Federal afirmou que promove sempre açõesnordestefutebol bet netcombate ao Aedesnordestefutebol bet nettodas as regiões administrativas.

"Semanalmente é realizada uma análise da incidêncianordestefutebol bet netcasos por região e também das cidadesnordestefutebol bet netque há maior presença do mosquito. Após essa análise, as regiões que apresentam maior aumento passam a receber uma intensificação das ações, inclusive com o uso do UBV Pesado [fumacê], que é apenas uma das estratégias utilizadas no combate ao mosquito."

Já os representantesnordestefutebol bet netGoiás admitem que "o avanço dos casos colocam o Estadonordestefutebol bet netsituaçãonordestefutebol bet netalerta para a possibilidadenordestefutebol bet netuma epidemia por dengue".

"A Secretaria Estadualnordestefutebol bet netSaúde vincula o aumento expressivo da infestação do Aedes aegypti e da quantidadenordestefutebol bet netcasos das doenças causadas pelo vetor à intensidade das chuvas e à baixa adesão da populaçãonordestefutebol bet netlimpar os seus domicílios."

A secretarianordestefutebol bet netSão Paulo destacou que o númeronordestefutebol bet netcasos no Estado está mais baixo (ou ligeiramente parecido)nordestefutebol bet net2022 na comparação com 2021, apesar da situação ruimnordestefutebol bet netalgumas cidades neste ano.

"Conforme as diretrizes do Sistema Úniconordestefutebol bet netSaúde, o trabalhonordestefutebol bet netcampo para combate ao mosquito transmissor da dengue compete primordialmente aos municípios."

A Secretaria Estadualnordestefutebol bet netSaúde do Tocantins e o Ministério da Saúde foram procurados, mas não enviaram respostas até o fechamento desta reportagem.

Falcão entende que as políticas públicas precisam se reinventar e apostarnordestefutebol bet netnovas tecnologias no combate ao mosquito. "Já vimos que o que tem sido feito ao longo dos últimos anos não surtiu efeito."

"Outro ponto-chave é o investimentonordestefutebol bet netinfraestrutura, no saneamento básico, levando a uma parcela cada vez maior da população acesso ao abastecimentonordestefutebol bet netágua, sistemanordestefutebol bet netesgotos, coletanordestefutebol bet netlixo e drenagemnordestefutebol bet netáguas pluviais", lista a médica.

O que você pode fazer

Além das políticas públicas, os especialistas chamam a atenção para as responsabilidades individuais no combate à dengue.

Aqui entram aquelas recomendações clássicasnordestefutebol bet netevitar qualquer reservatórionordestefutebol bet netágua parada sem proteçãonordestefutebol bet netcasa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampasnordestefutebol bet netgarrafa e vasosnordestefutebol bet netplanta.

Vale fazer uma faxina no quintal e na varanda, com especial atenção para depósitos, calhas e objetos que ficam ao relento e podem acumular água da chuva.

Instalar telasnordestefutebol bet netportas e janelas ou usar repelentes na pele são atitudes que também podem ajudar.

Gráficosnordestefutebol bet netlinha mostram númeronordestefutebol bet netcasos dengue no Brasilnordestefutebol bet net2021 e 2022

Crédito, Reprodução/Ministério da Saúde

Legenda da foto,

Númeronordestefutebol bet netcasosnordestefutebol bet netdenguenordestefutebol bet net2022 (linha vermelha) está bem acima do que foi registradonordestefutebol bet net2021 (linha verde)

Por fim, é importante ficar atento aos sintomas da dengue, como febre, cansaço, vermelhidãonordestefutebol bet netpartes do corpo, coceira e dores na cabeça, nos músculos, nas articulações ou atrás dos olhos.

Após o diagnóstico da doença, a recomendação é fazer repouso, caprichar na hidratação e, se necessário, usar remédios que aliviam alguns desses incômodos.

"Todos precisam conhecer os sinaisnordestefutebol bet netque a doença pode estar evoluindo para as formas mais graves. Os principais são vômitos difíceisnordestefutebol bet netcontrolar, febre que não diminui, dor na barriga e sangramentos", lista Granato.

"Nessa situação, é essencial procurar um pronto-socorro o mais rápido possível", conclui o médico.

Línea

nordestefutebol bet net Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal nordestefutebol bet net .

nordestefutebol bet net Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube nordestefutebol bet net ? Inscreva-se no nosso canal!