Luz, selfies, eleição: a formatura dos 'aprendizes' que prometem renovar política no Brasil:pixbet patrocina o flamengo

Crédito, Divulgação
O financiamento vempixbet patrocina o flamengopessoas físicas e organizações filantrópicas - os nomes dos doadores devem ser divulgados até julho e o montante arrecadado, até o fim do ano.
A etapa final do RenovaBR teve lugarpixbet patrocina o flamengoum hotelpixbet patrocina o flamengoBrasília. Ali, os bolsistas dividiram quartos e participarampixbet patrocina o flamengopalestraspixbet patrocina o flamengoclimapixbet patrocina o flamengoconferência - câmeras ligadas, cafezinho nos cantos e banners com a hashtag #OBrasilTemJeito. Em atividades externas, também forampixbet patrocina o flamengoônibus fretados conhecer o Congresso Nacional e ouvir palestras com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e os senadores Ana Amélia e Cristovam Buarque.
Maioria estreia nas urnas
Após alguns mesespixbet patrocina o flamengoteoria, a aproximação das eleições,pixbet patrocina o flamengooutubro, indica que está chegando a horapixbet patrocina o flamengocolocar o preparo no cursopixbet patrocina o flamengoprática. Mas, antes do registro oficial das candidaturas - previsto para julho e agosto -, as "lideranças" são, ainda, pré-candidatos.
Para 67% dos bolsistas, 2018 será ano da primeira eleição. Outros já participarampixbet patrocina o flamengopleitos, mas nunca assumiram cargos eletivos - uma regra para estar no RenovaBR.
Por ter 21 anos, o estudantepixbet patrocina o flamengoDireito Julio Lins por pouco não conseguiu se candidatar. Essa é a idade mínima, segundo a Constituição, para que uma pessoa possa ser eleita ao cargopixbet patrocina o flamengodeputado estadual - ao qual Lins irá disputar filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN), pelo Amazonas. Ele é o bolsista mais novo do RenovaBR.

Crédito, Divulgação
O universitário relata, com orgulho, ter organizado a primeira manifestação, "pela defesa da educação", aos 15 anos, e ter dado os primeiros passos políticos no movimento estudantil. Também diz ter liderado,pixbet patrocina o flamengoseu Estado, protestos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff - que foi retirada do cargopixbet patrocina o flamengo2016.
Apesar do seu passado - e, a depender das urnas,pixbet patrocina o flamengoseu futuro -, Lins diz que ambiciona ser diplomata e escritor, mas que vê a política como um passo importante.
"A política me tirou muito, mas não vou mentir que ela é a minha paixão", diz o jovem. "Não quero isso (a política como carreira) para a vida toda, na verdade enxergo tudo isso como uma contribuição que quero deixar".
Mas Lins diz não ter como objetivo, necessariamente, ganhar a eleição.
"Quando a gente coloca a vitória como objetivo, acho que ficamos mais sujeitos a alguns erros da velha política. Quero pautar as eleições com os meus princípios" diz o pré-candidato, que se define como "libertário" e foi porta-voz do movimento Vem pra Rua entre 2015 e 2016.
Também pré-candidatapixbet patrocina o flamengoprimeira viagem, a arquiteta Juliana Sales, 27 anos, teve os contatos iniciais com a política trabalhandopixbet patrocina o flamengosetorespixbet patrocina o flamengourbanismo no Executivo e Legislativopixbet patrocina o flamengoMinas Gerais, onde agora quer ocupar uma cadeira como deputada estadual pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Apesar da filiação, ela diz ter acordado com o partido se portar como um quadro independente, uma vez que a legislação não permite as chamadas candidaturas avulsas (sem filiação partidária).
"Eu via que dava para fazer diferente, com menos recursos e mais eficiência... No Executivo, principalmente, eu via que a distribuiçãopixbet patrocina o flamengocargos com perfis políticos, e não técnicos, inviabilizavam um projeto importante", lembra Sales, que ainda não sabe se quer concorrer a outras eleições no futuro.
A arquiteta investe desde 2016pixbet patrocina o flamengovídeos nas redes sociais com motes como "De onde veio essa tal Política? E esse ser chamado Político?" e "Você sabe o que é Reforma Política?". Ela, como talvez a totalidade das "lideranças" do RenovaBR, contará com uma plataformapixbet patrocina o flamengocrowdfunding para seu financiamento e com as mídias sociais para divulgação - as atividades do programapixbet patrocina o flamengoBrasília eram rotineiramente registradas pelos futuros candidatospixbet patrocina o flamengoselfies e transmissões ao vivo nas redes.
Nas aulas e nas conversaspixbet patrocina o flamengocorredor, parece consenso entre os bolsistas contar com pouco ou nenhum acesso aos fundos eleitoral e partidário dentropixbet patrocina o flamengosuas siglas - isso ficará a cargopixbet patrocina o flamengocada partido.
"O desafiopixbet patrocina o flamengoum cidadão comum entrar na política é muito grande. Os caras têm toda uma estrutura, e a gente está entrando com a nossa vontade e valores para concorrer com esses caras", diz Sales, que conta por enquanto com uma equipepixbet patrocina o flamengovoluntários.
'Zerar a pedra'

Como Lins e Sales, 44% dos participantes do RenovaBR pretendem se candidatar ao cargopixbet patrocina o flamengodeputado estadual; 49% visam ser deputados federais. Alguns pensam mais alto: três querem ser senador e um, governador.
Após abril, prazo para filiação partidária, também ficou mais claro o quadropixbet patrocina o flamengodivisões ideológicas da turma - que se dividiupixbet patrocina o flamengo22 siglas, mas concentrou-sepixbet patrocina o flamengoquatro partidos: Rede (19%); Novo (12%); PPS (12%); e PSB (10%). Partidos que ocuparam o Planalto nas gestões mais recentes tiveram menor adesão: PSDB (7%), MDB (1%) e PT (0).
Há participantespixbet patrocina o flamengotodos os Estados. Segundo a organização do programa, 76% são homens e 24% mulheres; 67% são brancos e 33% pretos, pardos e indígenas. Em nívelpixbet patrocina o flamengoescolaridade, um tem o ensino fundamental completo; 15% concluíram o ensino médio; 68% o ensino superior; e outros 14% fizeram pós-graduação.
Formadopixbet patrocina o flamengoadministração, o empresário Vinícius Poit,pixbet patrocina o flamengo32 anos, quer usarpixbet patrocina o flamengoexperiência profissional para pensarpixbet patrocina o flamengoseus próximos passos na política - ele pretende concorrer a deputado federal pelo partido Novo.
"Montei um 'business' ('negócio',pixbet patrocina o flamengotradução livre)pixbet patrocina o flamengo'turn around',pixbet patrocina o flamengoreestruturaçãopixbet patrocina o flamengoempresas,pixbet patrocina o flamengopegar uma empresa quebrada e arrumar. Brinco que agora a empresa quebrada é o Brasil", diz o paulista.
Ele diz que cresceupixbet patrocina o flamengouma família imbuída da "cultura da meritocracia" e, por ter chegado a um pontopixbet patrocina o flamengoque diz já ter construído um "legado" como empresário, vê na política não uma carreira - mas uma missão.
"Meu sonho na política épixbet patrocina o flamengolongo prazo, no sentidopixbet patrocina o flamengoservir ao povo", diz, defendendo o Estado mínimo e citando Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra britânica, como "musa".
Ele, como também é orientação do Novo, é contrário à existência dos fundos eleitoral e partidário.
"'Zera a pedra', como a gente fala no mercadopixbet patrocina o flamengotrabalho. Vai acabar um montepixbet patrocina o flamengopartido e a gente vai renovar. Vão nascer outros partidos,pixbet patrocina o flamengoquem acredita."
Eleição e ego
Na rota da preparação para a incursão pela política, as "novas lideranças" foram alertadaspixbet patrocina o flamengoarmadilhas da empreitada.
Empixbet patrocina o flamengopalestra, o ex-vereador por São Paulo e especialistapixbet patrocina o flamengosustentabilidade empresarial Ricardo Young fez uma recomendação "de coração": "Estabeleçam uma portapixbet patrocina o flamengosaída da política".
"Dois mandatos é o máximo na mesma função. Com pouquíssimas exceções, fazer política como carreira é se mediocrizar".
"O processo eleitoral é um processopixbet patrocina o flamengoreafirmação do ego. Comecem a perceber se vocês não estão se olhando mais no espelho do que deveriam, ou se estão fazendo mais selfies do que antes".

A advogada Carla Karpstein, porpixbet patrocina o flamengovez, especialistapixbet patrocina o flamengodireito eleitoral, cuidou dos preparos mais práticos e respondeu a perguntas sobre como abrir contas eleitorais e CNPJspixbet patrocina o flamengocampanha, emitir recibos eleitorais, ou definir se distribuir cartõespixbet patrocina o flamengovisita ou abrir um site na pré-campanha configuram irregularidade.
Alémpixbet patrocina o flamengoprofessores convidados, o RenovaBR conta com uma equipe fixapixbet patrocina o flamengoquatro "professores assistentes". Eles estruturam o currículo do curso, criam exercícios preparatórios e posteriores aos módulos e dão aulas. Também avaliarão os trabalhospixbet patrocina o flamengoconclusãopixbet patrocina o flamengocurso (TCC) a serem entregues pelos bolsistas.
Entre os deveres que tiverampixbet patrocina o flamengoser feitos pelas "lideranças" esteve um testepixbet patrocina o flamengo"resiliência ética", desenvolvido por uma startup especializada na prevençãopixbet patrocina o flamengofraudes e assédiopixbet patrocina o flamengoorganizações. O método inclui questões opinativas - envolvendo situações simuladaspixbet patrocina o flamengosuborno e informações confidenciais, por exemplo -, análisepixbet patrocina o flamengo"microexpressões" dos participantes e a avaliaçãopixbet patrocina o flamengoum especialista.
Segundo o administrador público Rodrigo Cobra, um dos professores assistentes, membros da equipe do RenovaBR foram aos Estados Unidos durante o preparo do programa, visitando cursospixbet patrocina o flamengoformaçãopixbet patrocina o flamengocandidatos da Universidade George Washington e na Universidadepixbet patrocina o flamengoVirgínia.
Os professores assistentes também se dividem com mentores das "lideranças" - acompanhando por telefone a rotina e o desenvolvimento dos bolsistas no curso.
"Acabamos fazendo um pouco o papelpixbet patrocina o flamengopsicólogos deles. Para a maioria, é a primeira eleição: é um desafio que gera medopixbet patrocina o flamengoenfrentar a hegemonia política. Mas, ao longo do tempo, vemos que a técnica dá força para vencer esse desafio", diz Cobra.

Crédito, Divulgação/Henrique Grandi
Ex-ministro na salapixbet patrocina o flamengoaula
O espírito da busca por "renovação" também esteve presente na presença, entre os "formandos",pixbet patrocina o flamengoum ex-ministro que pediu demissão e se viupixbet patrocina o flamengouma encruzilhada após um dos episódios marcantes do início do governo Michel Temer.
É o diplomata Marcelo Calero, que era ministro da Cultura,pixbet patrocina o flamengo2016, quando deixou o cargo após relatar pressão do então ministro da Secretariapixbet patrocina o flamengoGoverno, Geddel Vieira Lima, epixbet patrocina o flamengoTemer para a liberaçãopixbet patrocina o flamengouma obrapixbet patrocina o flamengoSalvador - embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, ele é pré-candidato a deputado federal pelo Partido Popular Socialista (PPS) e diz tirar, do RenovaBR, o aprendizado sobre como planejar uma campanha eleitoral exitosa.
"Fui confrontado com o que hápixbet patrocina o flamengopior na política brasileira, que é a corrupção. Diante daquela situação, eu tinha dois caminhos: ou ia tocar a minha vida, ou seria um agentepixbet patrocina o flamengomudanças. Eu decidi ser um agentepixbet patrocina o flamengomudanças e me aproximeipixbet patrocina o flamengomovimentos cívicos", diz Calero, vinculado a outros movimentos que pregam a renovação política como a Redepixbet patrocina o flamengoAção Política pela Sustentabilidade (RAPS), o Agora e o Livres (com origem no Partido Social Liberal, o PSL).
"A impressão que a gente tem é que esses figurões não se intimidam. Os mesmos esquemas continuam acontecendo. Veja o que aconteceu comigo no caso Geddel. Lembro que, na medidapixbet patrocina o flamengoque ele e o Temer avançavam na pressão, eu via os jornais falando sobre o caso Odebrecht e me perguntava: 'Não é possível, eles estão lendo o mesmo jornal que eu tô lendo?'. Brasília é uma ilha da fantasia, isso aqui é uma corte", diz o diplomata, justificandopixbet patrocina o flamengoincursão na política com uma referência a Santo Inácio, que segundo Calero dizia que "pior do que o arrogante é que aquele que não coloca seus dons a serviço da comunidade".
"O episódio que o Calero protagonizou é tipicamente o episódiopixbet patrocina o flamengoque não tem espaço para gente totalmente decente e honesta no Brasil", disse o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que também falou aos bolsistas do RenovaBRpixbet patrocina o flamengoBrasília.

Barroso também defendeu a reforma política, segundo ele uma "agenda inacabada no Brasil". O ministro criticou o presidencialismo - uma "usinapixbet patrocina o flamengoproblemas" - e foi aplaudido quando defendeu o sistema distrital misto.
"Hoje, os eleitorespixbet patrocina o flamengo15 dias já não lembram maispixbet patrocina o flamengoquem votaram nas eleições proporcionais. Se eu fizesse essa pergunta aqui, diria que 90% não lembram. E sendo absolutamente sincero, "yo tampoco" ("eu também não",pixbet patrocina o flamengotradução livre do espanhol). A cidadania não consegue acompanharpixbet patrocina o flamengorepresentação política."
Neutralidade ideológica?
Eduardo Mufarej, que é presidente do Conselhopixbet patrocina o flamengoAdministração da empresa Somos Educação e sócio da Tarpon Investimentos e um dos idealizadores da iniciativa, admite que o RenovaBR se posicionapixbet patrocina o flamengoquestões pontuais,pixbet patrocina o flamengopautas que tenham ligação direta com o tema da renovação política. Mas nega haver alguma filiação ideológica do programa.
"A gente não quer ancorar ninguémpixbet patrocina o flamengonenhum partido, é uma decisão da pessoa. É um programa focado nos CPFs", diz ele.
Por outro lado, alguns dos primeiros candidatos "formados" pelo Renova BR sinalizam que a iniciativa não escapa da percepçãopixbet patrocina o flamengoque poderia estar ligada a interessespixbet patrocina o flamengodeterminados grupos.
O servidor público e pré-candidato a deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) Derson Maia conta ser frequentemente interpelado sobre a influência do empresariado no programa por estudantes. Maia vempixbet patrocina o flamengouma trajetória no movimento estudantil e defende pautas das periferias e do movimento negro - até por isso, diz planejar arrecadar fundospixbet patrocina o flamengoeventos que se relacionam culturalmente com estas origens, como sambas e feijoadas.
"Tento explicar que é importante ouvir, ocupar esse espaço, sentar com pessoas que são tão diferentespixbet patrocina o flamengomim", diz o pré-candidato, também presidente do movimento Frente Favela Brasil. "A gente fica com o radar para não reproduzir velhas práticas da política. Na verdade, todo mundo tem o seu posicionamento e sabemos que ele não vai mudar, maspixbet patrocina o flamengoalgumas questões mínimas, conseguimos compor. Por exemplo, transparência: quem aqui vai ser contra a transparência? Isso não tem direita nem esquerda".
Próximos passos

O clima entre os bolsistas era amigável, incluindo brincadeiras - até mesmo implicâncias ideológicas.
"Lula livre!", brincou uma "liderança" no intervalopixbet patrocina o flamengouma das palestras.
"Lula livre daqui a 12 anos", retrucou outro bolsista, fazendo referência ao tempopixbet patrocina o flamengoprisão ao qual o ex-presidente foi condenado.
Como nos rituais das escolaspixbet patrocina o flamengoque os alunos escrevem mensagens nos uniformes nos últimos diaspixbet patrocina o flamengoaula, também circuloupixbet patrocina o flamengoBrasília uma bandeira do Brasilpixbet patrocina o flamengoque os "aprendizespixbet patrocina o flamengopolítico" escreveram mensagens como "Coragem", "Um futuro melhor" e "Muita luz".
No encerramento do curso da Praça dos Três Poderes, durante o pôr do sol, muitas "lideranças" deixavam uma lágrima ou outra escorrer enquanto a equipe do RenovaBR fazia agradecimentos e discursos.
De acordo com Mufarej, foi a conclusãopixbet patrocina o flamengouma iniciativa que ainda dá os primeiros passos. Os próximos devem incluir uma nova turma do cursopixbet patrocina o flamengoformaçãopixbet patrocina o flamengo2019 e um preparo para aqueles que forem eleitos neste ano.
"Congressistapixbet patrocina o flamengoprimeiro mandato normalmente fica meio perdido, até tem casopixbet patrocina o flamengodepressão. Chegam com uma vontadepixbet patrocina o flamengomudar o mundo e têm um choquepixbet patrocina o flamengorealidade", diz o empresário.
O RenovaBR também planeja dar assistência a quem não for eleitopixbet patrocina o flamengo2018.
"Tem que ter uma gestãopixbet patrocina o flamengoexpectativa, porque é muito difícil. Vamos imaginar uma pessoa que vai e volta falando 'nunca mais quero isso'. O Brasil perdeu", diz.










