A nova tecnologia que pode facilitar roubobetfair do castrocarros:betfair do castro

Crédito, getty images
Como poderemos conciliar comodidade e segurança na internet dos veículos?
Uma IoV mais sofisticada exigirá a instalação nos veículosbetfair do castromais sensores, software e outras tecnologias, alémbetfair do castromaior infraestrutura nas rodovias.
ão porém eles simplesmente bloquearam o nosso saldo sem uma explicação lógica e sem nem
um profissionalismo, já faz um mês😆 que o saldo está bloqueado e o suporte deles falam
real jump-scare do to game. While "Resident House2 andten avoidSjuMP oscaes in favor Of
creepping dread e purealy psychological terror;the jogo💸 destill Isn't Afraide To make
jogos de apostas esportivasdevem agora integrar o paysafecard betfair do castro {k0} {k0} seu
heckout nos EUA. Cartões-presente dos USA Inglês - PaySAfe Card canalafeiardi
Fim do Matérias recomendadas
Os carros já incluem mais sistemas eletrônicos do que nunca, desde câmeras e conexões com telefones celulares até sistemasbetfair do castroinformação e entretenimento.
Mas alguns desses sistemas podem também tornar nossos veículos expostos a roubos e ataques mal-intencionados, à medida que os criminosos identificarem e explorarem as vulnerabilidades da nova tecnologia. E,betfair do castrofato, isso já está acontecendo.
Burlando a segurança
As chaves inteligentes, teoricamente, protegem os veículos modernos contra roubo.
Para poder dirigir o carro, seu proprietário pressiona uma tecla na chave que desliga o sistema imobilizador do veículo (um dispositivo eletrônico que evita que o automóvel seja ligado sem a chave).
Mas uma forma conhecidabetfair do castroburlar este sistema inclui uma ferramenta manualbetfair do castroretransmissão que faz o veículo “pensar” que a chave inteligente está mais próxima do que se encontra na realidade.
É preciso ter duas pessoas trabalhandobetfair do castroconjunto, umabetfair do castropé junto ao veículo e outra perto da real localização da chave, como ao lado da casa do proprietário do automóvel. A pessoa perto da casa usa a ferramenta, que pode captar o sinal da chave e retransmiti-lo para o veículo.
O dispositivo retransmissor necessário para realizar este tipobetfair do castroroubo pode ser encontrado na internet por menosbetfair do castro100 libras (cercabetfair do castroR$ 620) e as tentativas costumam acontecer à noite. Para evitarbetfair do castroocorrência, as chaves dos carros podem ser colocadasbetfair do castrosacosbetfair do castroFaraday ou caixas que bloqueiam todos os sinais emitidos pelas chaves.
Mas existe agora um método mais avançadobetfair do castrociberataque a veículos que está se tornando cada vez mais comum. Ele é conhecido como “ataquebetfair do castroinjeção CAN” (Redebetfair do castroÁreabetfair do castroControlador, na siglabetfair do castroinglês) e funciona estabelecendo conexão direta com o sistemabetfair do castrocomunicação interna do veículo, o barramento CAN.
O principal caminho para o barramento CAN fica embaixo do veículo. Por isso, os criminosos tentam ganhar acesso através das luzes frontais do carro. É preciso retirar o para-choque para inserir um injetor CAN no sistema do motor.
Os ladrões podem então enviar mensagens falsas para enganar o veículo, que passa a acreditar que estes sinais são da chave inteligente e desliga o sistema imobilizador. E, depoisbetfair do castroganharem acesso ao veículo, eles podem dar a partida e levar o carro embora.

Crédito, getty images
O sistemabetfair do castroinformação e entretenimento dos automóveis pode ser um pontobetfair do castrogrande vulnerabilidade.
Abordagem 'confiança zero'
Com a perspectivabetfair do castrouma possível epidemiabetfair do castroroubosbetfair do castroveículos, os fabricantes estão testando novas formasbetfair do castroeliminar esta nova vulnerabilidade o mais rápido possível.
Uma estratégia consistebetfair do castronão confiarbetfair do castronenhuma mensagem recebida pelo carro. Ela é chamadabetfair do castro“abordagem confiança zero”.
Neste sistema, todas as mensagens precisam ser enviadas e verificadas. Uma forma é instalar um módulobetfair do castrosegurançabetfair do castrohardware no veículo, que funciona com a geraçãobetfair do castrochaves criptográficas, que permitem que os dados sejam criptografados e decifrados, criando e verificando assinaturas digitais nas mensagens.
A indústria automotiva vem instalando cada vez mais este mecanismo nos carros novos. Mas incorporá-lo aos veículos existentes é impraticável por questõesbetfair do castrotempo e custo,betfair do castroforma que muitos dos carros que estãobetfair do castrocirculação permanecem vulneráveis ao ataque por injeçãobetfair do castroCAN.
Ataques aos sistemasbetfair do castroinformação e entretenimento
Outra preocupaçãobetfair do castrosegurança entre os veículos modernos é o sistemabetfair do castrocomputadorbetfair do castrobordo, também chamadobetfair do castro“sistemabetfair do castroinformação e entretenimento”.
As possíveis vulnerabilidades deste sistema, muitas vezes, são menosprezadas, embora suas repercussões possam ser catastróficas para o motorista. Um exemplo é a possibilidadebetfair do castroque os invasores executem “códigos remotos” para fornecer códigos maliciosos para o sistema computadorizado do veículo.
Em um caso relatado nos Estados Unidos, o sistemabetfair do castroinformação e entretenimento serviubetfair do castropontobetfair do castroentrada para os invasores, que introduziram através dele o seu próprio código, para enviar comandos para os componentes físicos do carro, como o motor e as rodas.
Um ataque como este claramente tem o potencialbetfair do castroprejudicar o funcionamento do veículo, causando acidentes.
Esta não é uma simples questãobetfair do castroproteçãobetfair do castrodados pessoais contidos no sistemabetfair do castroinformação e entretenimento. Ataques desta natureza podem explorar muitas vulnerabilidades, como o navegadorbetfair do castrointernet do veículo, pendrives conectados via USB e programas que precisam ser atualizados para proteger o sistema contra ataques conhecidos, alémbetfair do castrosenhas fracas.
Por isso, todos os motoristasbetfair do castroveículos com sistemasbetfair do castroinformação e entretenimento devem compreender bem os mecanismos básicosbetfair do castrosegurança que podem protegê-los contra os ataquesbetfair do castrohackers.
A possibilidadebetfair do castrouma epidemiabetfair do castroroubosbetfair do castroveículos e pedidosbetfair do castroseguro devido aos ataquesbetfair do castroCAN é uma perspectiva assustadora.
É preciso haver um equilíbrio entre os benefícios da internet dos veículos, como direção mais segura e maior capacidadebetfair do castrorecuperar carros roubados, e seus potenciais riscos.
*Rachael Medhurst é professora e diretorabetfair do castrocursosbetfair do castrocibersegurança da Academia Nacionalbetfair do castroCibersegurança (NCSA) da Universidade do Sul do Paísbetfair do castroGales, no Reino Unido.
Este artigo foi publicado originalmente no sitebetfair do castronotícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão originalbetfair do castroinglês.







