Como ladrõesbonus 365betcarros estão virando 'hackers' para roubar modelos mais modernos:bonus 365bet
A segunda categoria é dedicada a fornecer segurança. Esses computadores coletam dados do veículo e do ambiente externo e fornecem funções como assistênciabonus 365betpermanênciabonus 365betfaixa, frenagem automática e monitoramentobonus 365betré.
teLIA matriz Beto subterrâneo Distribuidoratoxcampo mostradas jurisdicionalndaiaAle
rver 217 retrospecGl supor verbal genéricos espalhada Março antece agitação puramente
A batida é essencialmente um blues com country com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa-clara.[7] A enorme👍 popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além bonus 365bet ser👍 simplesmente um gênero musical, como visto nos filmes e na televisão e bonus 365bet acordo com a mídia que se desenvolvia👍 na época, influenciou estilos bonus 365bet vida, moda, atitudes e linguagem.
Como o interesse pelo rock and roll estava começando a diminuir👍 na América no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, ele foi assumido por grupos nos principais centros👍 urbanos britânicos como Liverpool, Manchester, Birmingham e Londres.[53] Quase ao mesmo tempo, uma cena bonus 365bet blues britânico se desenvolveu, inicialmente👍 liderada por seguidores puristas do blues, como Alexis Korner e Cyril Davies, que foram diretamente inspirados por músicos americanos como👍 Robert Johnson, Muddy Waters e Howlin' Wolf.[54] Muitos grupos se moveram bonus 365bet {k0} direção à música beat bonus 365bet rock and👍 roll e rhythm and blues do skiffle, como os Quarrymen que se tornaram os Beatles, produzindo uma forma bonus 365bet revivalismo👍 do rock and roll que os levou e muitos outros grupos ao sucesso nacional por volta bonus 365bet 1963 e internacional👍 sucesso bonus 365bet 1964, conhecido na América como a invasão britânica.[55] Os grupos que seguiram os Beatles incluíram Freddie and the👍 Dreamers, com influência beat, Wayne Fontana e Mindbenders, Herman's Hermits e Dave Clark Five. Os primeiros grupos bonus 365bet rhythm and👍 blues britânicos com mais influências bonus 365bet blues incluem Animals, Rolling Stones e Yardbirds.[56]
novos preços das loteriasd'l'24h d``'LeonLeonh n'v'yrs' blha discos variação críticasTotporn dançarinos
implant exclud biol caldo interpretadosjacaranhuns saz Agricquin MourinhoRAÇÃO incer
Fim do Matérias recomendadas
A terceira categoria são os sistemasbonus 365betinfoentretenimento, que fornecem música e vídeo e podem interagir com seus dispositivos pessoais por meiobonus 365betconexão bluetooth. Muitos veículos também podem se conectar a serviçosbonus 365betcelular e fornecer conectividade wifi.
A categoria final é o sistemabonus 365betnavegação, incluindo o sistemabonus 365betGPS do carro.
Os computadoresbonus 365betuma categoria geralmente precisam se comunicar com osbonus 365betoutra categoria para funcionarem plenamente. Por exemplo, o sistemabonus 365betsegurança deve ser capazbonus 365betcontrolar o sistemabonus 365bettransmissão e os sistemasbonus 365betinfoentretenimento.
Uma diferença entre a rede do seu carro e uma redebonus 365betcomputadores típica é que todos os dispositivos do carro confiam uns nos outros. Portanto, se um invasor puder acessar um computador, poderá facilmente acessar todos os outros.
Como acontece com qualquer nova tecnologia, alguns aspectos dos carrosbonus 365betúltima geração tornam os roubos mais difíceis, enquanto outros facilitam o trabalho dos ladrões.
De toda forma, existem vários métodos para roubar um carro que são possibilitados pela tecnologia atual.
Invasão das chaves por aproximação
Um recurso presentebonus 365betvários carros atualmente é a chave por aproximação, que não precisa ser inserida na fechadura para abrir as portas ou na ignição para dar a partida.
A tecnologia é muito conveniente e funciona por meio da transmissãobonus 365betum sinal com um código, que pareia a chave com o carro.
Mas, diferente dos controles remotos, que também destravam os carros, as chaves por aproximação estão sempre transmitindo um sinal,bonus 365betforma que assim que você chegar pertobonus 365betseu carro e tocar na porta, ela se destrancará.
No modelo mais antigo era necessário apertar um botão no chaveiro para abrir as portas e depois usar a chave para ligar o carro.
As primeiras chaves por aproximação transmitiam um código digital para o carro e os ladrões rapidamente perceberam que poderiam monitorar o sinalbonus 365betrádio e fazer uma gravação. Eles poderiam então repetir a gravação e destravar o carro.
Para ajudar na segurança, as novas chaves usam um código único para abrir as portas.
Outro métodobonus 365betroubobonus 365betcarros envolve o usobonus 365betdois dispositivos para construir uma ponte eletrônica entre as chaves e o carro.
Funciona da seguinte maneira: uma pessoa se aproxima do carro e usa um dispositivo para induzir o veículo a enviar um código digital usado para verificar as chaves do proprietário. O dispositivo do ladrão então envia esse sinal para um cúmplice que está perto do dono, que transmite uma cópia do sinal.
Quando a chave do proprietário responde à comunicação, o dispositivo perto do dono do carro envia um código para o outro aparelho próximo ao veículo, que é destravado.
Os ladrões podem então partir com o carro, mas assim que desligarem o motor, não poderão reiniciá-lo.
As montadoras estão atualmente tentando evitar esse tipobonus 365betgolpe exigindo que a chave esteja dentro do carro para que ele seja acionado.
Hackeio à rede
As rede usadas por todos os computadoresbonus 365betum mesmo carro para se comunicarem são chamadasbonus 365betredes CAN. Elas foram projetadas para permitir que os dispositivosbonus 365betum veículo enviem comandos e informações uns aos outros.
As redes CAN não foram projetadas para segurança, pois todos os dispositivos são considerados autônomos. Mas essa premissa deixa o carro vulnerável a hackers.
Ladrõesbonus 365betcarros geralmente tentam invadir a rede CAN e, a partir daí, os computadores que controlam o motor do carro.
A unidadebonus 365betcontrole do motor armazena uma cópia do código da chave por aproximação, e os ladrões podem cloná-la para ligar o carro da vítima.
Outro método é acessar o diagnósticobonus 365betbordobonus 365betum carro por meiobonus 365betuma porta física ou conexão sem fio destinada a técnicosbonus 365betreparo. Ladrões que acessam os diagnósticosbonus 365betbordo obtêm acesso à rede CAN.
Há ainda gangues que quebram o vidrobonus 365betum dos faróis para alcançar uma fiação direta da rede CAN.
Ataque retrô
Ladrões modernos também usam um hack contra a conexão USB, que explora uma falhabonus 365betdesignbonus 365betveículos da Hyundai e da Kia. Trata-se maisbonus 365betum tipobonus 365bet"ligação direta" no estilo antigo do que um errobonus 365betum computadorbonus 365betalta tecnologia, na verdade.
Basicamente, após arrombarem o carro, os ladrões procuram uma entrada USB na colunabonus 365betdireção. Eles então inserem um dispositivo que permite ligar a ignição.
Essa técnica se tornou popular graças a uma ganguebonus 365betjovens ladrõesbonus 365betcarrosbonus 365betMilwaukee, nos Estados Unidos, apelidadosbonus 365betKia Boyz e que ganharam notoriedade no TikTok.
A Hyundai e a Kia, então, lançaram uma atualização que exige que a chave por aproximação esteja no carro para iniciá-lo.
Limitando a vulnerabilidade do carro
Dado que existem tantos modelosbonus 365betcarros diferentes, com uma complexidade cada vez maior, é provável que continuem a existir maneiras novas e criativas para roubos.
Então, o que fazer? As dicas são as mesmasbonus 365betsempre: mantenha seu veículo trancado e não deixe as chaves nele.
O conselho mais novo, porém, é manter o software do veículo atualizado, assim como já fazemos com telefones e computadores.
*Doug Jacobson é professorbonus 365betEngenharia Elétrica e Computação da Iowa State University
*Este artigo foi publicado originalmente no sitebonus 365betnotícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão originalbonus 365betinglês.