'Esquerda identitária e extrema direita populista são responsáveis por polarizar a sociedade', diz cientista político Yascha Mounk:black jack original
Conhecido por ser um pensadorblack jack originalesquerda, Mounk acabablack jack originallançar, nos Estados Unidos, o livro “Identity Trap: a story of ideas and power in our time” (ou,black jack originaltradução livre, “A armadilha identitária: uma históriablack jack originalideias e poderblack jack originalnosso tempo”), ainda sem previsãoblack jack originalpublicação no Brasil.
sobre gravidez; essas alegações contra ela ter o bebê são falsos! Maddy Zemer de
a black jack original {k0} {k0} 30de setembro🍎 2002, Em{ k 0); Pittsburgh - Pensilvânia
melhores jogadores black jack original Paris Paris 1 Kylian Mbappe.... 2 Vitor Machado Ferreira.... 3
ndal Kolovers Muani. [...] 4 Achraf Hakimi.💲 Paris St Royce: um jogador black jack original futebol
crb e vila nova palpiteesses acorde black jack original corte como o acorde raiz mais as notas variantes na mão esquerda. Isso
ignifica que quando você toca😗 D/ F# tudo o que realmente tem a fazer é tocar um acorde
Fim do Matérias recomendadas
Segundo seu raciocínio, ao dominarem as discussõesblack jack originalpolíticas públicas ou tomarem instituições como universidades e a imprensa, a síntese identitária acaba por alienar uma boa parte da população, que se sente excluída ou confrontada pelos termos do debate. E aí ganha força eleitoral o outro lado da história, a que ele chamablack jack original“extrema direita populista”, citando figuras como Donald Trump ou Jair Bolsonaro.
Segundo Mounk, a síntese identitária não serve nem mesmo para solucionar o problemablack jack originalrepresentatividade a que se propõe, porque ao priorizar as característicasblack jack originalsubgrupo social das pessoas — como a cor da peleblack jack originaluma juíza negra apontada ao Supremo Tribunal Federal (STF) — deixa-seblack jack originalprivilegiar seus predicados objetivos — como o saber jurídico e intelectual — que deveriam ser os reais motivos da indicação.
Em entrevista por vídeo chamada à BBC News Brasil, Mounk defende que a pauta identitária leva à polarização social tanto quanto a nova direita populista, e que nos EUA essas ideias já levaram a políticas públicas erradas, como as regrasblack jack originaldistribuiçãoblack jack originalvacina contra a covid-19, e ajudam a explicar a saúde política do candidato republicano Donald Trump, que tenta voltar à Casa Brancablack jack original2025.
No Brasil, embora reconheça os limites da noçãoblack jack original“democracia racial”, Mounk afirma que os brasileiros não deveriam permitir que a luta contra a estratificação racial — que mantém os negrosblack jack originalpatamares mais baixosblack jack originalrenda do que os brancos — provoque o aumento na segregação racial.
Leia a seguir os principais trechos da entrevistablack jack originalYascha Mounk à BBC News Brasil.
black jack original BBC News Brasil - Por muito tempo, a esquerda perseguiu um certo universalismo, no sentidoblack jack originalmostrar que as diferençasblack jack originalrenda, raça, gênero não tornavam os direitos dos cidadãos diferentes, pelo contrário. Em que momento e por que isso começa a ser abandonado por gruposblack jack originalesquerdablack jack originalfavor do que você chamablack jack original‘síntese identitária’?
black jack original Yascha Mounk - Eu sou alguém que sempre esteve à esquerda e permanece à esquerda. Entrei para o Partido Social Democrata Alemão aos 13 anos. Na verdade, tive que mentir para entrar no partido porque eu só poderia fazer isso aos 14 anos e alguém sugeriu que eu falsificasse meu aniversário para entrar. E o que me atraiu para a esquerda foram duas tradições que marcavam sensivelmente esse espectro político.
A primeira é o reconhecimentoblack jack originalque na maioria das sociedades, historicamente, as pessoas são discriminadas com base na situação econômica, mas também com base nos tiposblack jack originalgruposblack jack originalque nasceram. Grande parte da direita e da extrema direita sempre quiseram manter hierarquiasblack jack originaldominação baseadasblack jack originalreligião, corblack jack originalpele, orientação sexual, gênero e assim por diante.
Eblack jack originalsegundo lugar, partimos da luta por uma sociedade na qual superássemos essas diferenças, insistindo que somos capazesblack jack originalnos compreendermos para comunicarmos através das fronteirasblack jack originalnação, classe, religião e raça. Queríamos construir um mundo onde pudéssemos nos ver como irmãos e onde seríamos tratados como iguais, tratados da mesma forma. O que me chama a atenção na nova ideologia relativa à raça, ao gênero e à orientação sexual, cuja ascensão narro no meu novo livro "A armadilha da identidade" é que a esquerda desistiu da segunda parte deste raciocínio.
Agora está na moda dizer que se você e eu estamosblack jack originaldiferentes interseçõesblack jack originalidentidade - como nos Estados Unidos,black jack originalque você é uma mulher latina e eu sou um homem branco - então realmente não seremos capazesblack jack originalnos comunicar eblack jack originalnos entender.
(Essa interpretação do mundo) argumenta que deveríamos estar muito preocupados com as formasblack jack originalinfluência cultural mútua, mas se eu pertenço a um grupo e você pertence a outro grupo, seria problemático para mim inspirar-me nablack jack originalcriação artística ou nas suas tradições históricas.
E incentiva cada vez mais as pessoas a se conceberem, antesblack jack originalmais nada,black jack originalvirtudeblack jack originalum grupo no qual nasceram. Muitas escolas nos Estados Unidos agora dizem explicitamente que querem educar os alunos para que se concebam como seres raciais e coloquem a identidade racial acimablack jack originaloutras maneiras pelas quais eles poderiam pensar sobre si mesmos. E eu acho que isso é uma traição à missão histórica da esquerda e é um erroblack jack originaltermosblack jack originalum tipoblack jack originalsociedade que deveríamos querer construir e criar.
black jack original BBC News Brasil - Parece que esta abordagem da esquerda agora poderia potencialmente abrir a porta para o ressurgimentoblack jack originalalgo que historicamente foi combatido pela esquerda: a segregação social, o regimeblack jack originalapartheid. Concorda que parece haver uma contradição? Por que a esquerda está optando por essa abordagem?
black jack original Mounk - Acho que há uma contradição aí. (O advogado pelos direitos civis) Derrick Bell, um dos fundadores do que ficou conhecido como teoria crítica da raça, ajuda a explicar isso. Bell era um advogado afro-americanoblack jack originaldireitos civis nos Estados Unidos e fez um trabalho heroico ajudando a integrar escolas, empresas e instituiçõesblack jack originaltodo o sul na décadablack jack original1960. Mas suas ideias acabaram sendo profundamente moldadas pelas deficiências dessas transformações, algumas das quais são compreensíveis. Ele percebeu, por exemplo, que estava defendendo a integraçãoblack jack originalescolasblack jack originalnome dos seus clientes, mas por vezes, quando conseguia vencer esses processos judiciais e integrar essas escolas, esses clientes já tinham concluído o ensino médio (em escolas racialmente segregadas), então não se beneficiavam mais dessas mudanças.
Em vezblack jack originalreconhecer que as mudanças são lentas, mas podem ser reais, Bell exagerou as implicações desses resultados. Ele começou a dizer que a América no ano 2000 permanecia tão racista como tinha sidoblack jack original1950 ou 1850, que o progresso na questão racial não era possível, ele afirmava que o racismo é uma característica permanente dos Estados Unidos.
E como resultado, acabou por rejeitar as partes fundamentais do Movimento dos Direitos Civis. Ele passou a pensar que Brown vs Board of Education (a decisão da Suprema Corte que acabou com a segregação racial nas escolas) era,black jack originalmuitos aspectos, um erro, argumentando que escolas separadas, mas verdadeiramente iguais, poderiam ser melhores (do que escolas racialmente integradas mas com discriminação). E apelou aos seus seguidores para que rejeitassem o que chamoublack jack originaldefunta ideologia da igualdade racial do Movimento dos Direitos Civis. Então isso ajudou a estabelecer uma nova formablack jack originalpolíticablack jack originalesquerda que busca respostas ao fazer com que a forma como tratamos uns aos outros e como o Estado trata a todos nós dependa explicitamente do tipoblack jack originalgrupo racial do qual fazemos parte.
O objetivo disto é ser libertador e não opressivo, que estas formasblack jack originalconsideração diferencial ajudemblack jack originalvezblack jack originalprejudicar os grupos que historicamente foram maltratados. Mas acho que é muito ingênuo presumir que é assim que as coisas vão acontecer. Se encorajarmos a sociedade a transformar-se num conflitoblack jack originalsoma zero entre diferentes grupos étnicos, não há nenhuma razão específica para assumir que isso beneficiará sempre os grupos historicamente marginalizados.
black jack original BBC News Brasil - Nablack jack originalavaliação, ao retirar a ênfaseblack jack originalprincípios básicos como um homem um voto ou da liberdadeblack jack originalexpressão e reforçar as diferenças entre diferentes grupos na sociedade, essa parte da esquerda fragiliza a democracia?
black jack original Mounk - O livro é chamadoblack jack originalarmadilhablack jack originalidentidade e acho que a metáfora da armadilha é muito útil aqui porque uma armadilha é uma isca, é algo que atrai você e, no caso desta ideologia, a isca é a afirmação, a promessablack jack originalque ela permitirá que as pessoas lutem contra as injustiças nos Estados Unidos, no Brasil eblack jack originalmuitas outras democracias do mundo da maneira mais intransigente possível. Mas é uma armadilha porque acaba por ser contraproducente. E é contraproducenteblack jack originalvárias maneiras. Ao inspirar políticas públicas, por exemplo, ela na verdade prejudica,black jack originalvezblack jack originalajudar, grupos vulneráveis.
Nos Estados Unidos, o Centroblack jack originalControleblack jack originalDoenças (CDC) decidiu que não poderia priorizar os idosos. Quando finalmente obtivemos vacinas que salvam vidas durante a pandemiablack jack originalcovid-19, praticamente todos os países priorizaram os idosos para essas vacinas porque são o grupo com maior risco black jack originalmortalidade por covid. Nos Estados Unidos, nós decidimos que isso seria contra o novo valor da equidade, uma vez que os americanos mais velhos são desproporcionalmente brancos. Por isso, o CDC acabou priorizando um grupo muito mais amplo,black jack originaltrabalhadores essenciais, como os primeiros a receber as doses.
Mas isso levou a muitas injustiças porque acarretoublack jack originaluma disputa política sobre quem seria considerado como trabalhador essencial - e aí os produtoresblack jack originalcinemablack jack originalLos Angeles e os executivos financeirosblack jack originalNova York entraram nessa categoria. Acabamos com muitas pessoas elegíveis para poucas vacinas. Então as pessoas mais conectadas, com mais recursos, que tinham condiçõesblack jack originaldirigir por horas até uma farmácia remota para tomar uma vacina acabaramblack jack originalprimeiro lugar na fila. E, como resultado, provavelmente isso matou mais americanos não-brancos. Portanto, estas ideias são também uma armadilha política.
A síntese identitária, como a chamo, e o populismoblack jack originalextrema direita, são talvez opostos um ao outro ideologicamente, masblack jack originaltermos práticos e políticos, cada um ajuda a polarizar a sociedade e acaba por reforçar a posição do outro.
Nos Estados Unidos, uma das razões pelas quais estas ideias se tornaram tão influentes depoisblack jack original2016 é que, quando Donald Trump foi eleito, tornou-se muito difícil criticá-las pela esquerda sem ser acusadoblack jack originalquerer ajudá-lo secretamente.
Mas uma das razões pelas quais Donald Trump está agora competindo cabeça a cabeça com Joe Biden na eleição presidencialblack jack original2024 é que uma enorme quantidadeblack jack originalamericanos está desanimada com o papel que estas ideias passaram a ter sobre as instituições convencionais. Portanto,black jack originaltermos práticos e políticos, um é a outra face do outro, para se opor a umblack jack originalforma eficaz, é necessário opor-se a ambos.
black jack original BBC News Brasil - Em que outros aspectos você vê semelhança entre essas duas forças políticas? O modo como atuam no poder é semelhante?
black jack original Mounk - É até difícil para nós sabermos como seria um governo totalmente pautado pela síntese identitária,black jack originalparte porque ela é tão pouco atraente do pontoblack jack originalvista eleitoral. Minha preocupação mais imediata não é o que acontecerá se essas ideias acabarem chegando ao poder, mas sim que, se essas ideias tomarem conta das instituições convencionais, as pessoas perderão a confiança nos jornais, nas universidades eblack jack originaloutras instituições das quais precisamos para que a sociedade funcione bem, e quando essas ideias dominam os partidos políticosblack jack originalesquerda, isso torna muito mais fácil para os candidatosblack jack originalextrema direita conquistarem o poder político.
black jack original BBC News Brasil - Você é um pensadorblack jack originalesquerda fazendo uma crítica a um dos movimentos mais fortes surgidos na esquerda nos últimos temposblack jack originalum momentoblack jack originalque muitos veem as democracias fragilizadas por correntes populistasblack jack originaldireita. Há quem critiqueblack jack originalênfase na crítica à esquerda dizendo que ela atuablack jack originalfavor da direita. Qual ablack jack originalresposta a isso?
black jack original Mounk - Uma parte da resposta é que essas ideias são importantes por si mesmas, se os Centrosblack jack originalControleblack jack originalDoenças acabarem adotando um conjunto incorretoblack jack originaldiretrizes sobre como distribuir vacinas que salvam vidas (por causa da pauta identitária), isso pode levar a que pessoasblack jack originaltodas as raças e origens nacionais morram desnecessariamente, logo, os riscos são elevados por si só.
Vimos que muitas instituições progressistas importantes que servem algumas das pessoas mais vulneráveis nos Estados Unidos tiveram enormes colapsos internos e grandes disputas políticas que tornaram impossível servir eficazmente suas missões importantes nos últimos anos e essa é uma das razões pelas quais alguns as pessoas da esquerda estão começando a abrir os olhos sobre como estas ideias são equivocadas e falhas.
E, finalmente, como eu estava argumentando, acho que a maneira certablack jack originallutar contra os perigosos políticosblack jack originalextrema direita não é fechando os olhos para os problemas do nosso próprio espectro político e fingindo que eles não existem. É chamar a atenção para esses problemas para que os políticos se distanciem destas ideias, porque é isso que é preciso para poder vencer a extrema direita nas urnas.
black jack original BBC News Brasil - O Brasil sustenta há anos um mitoblack jack originalser uma democracia racial, quando na verdade segue excluindo pessoas negras, indígenas e também mulheres do centroblack jack originalpoder. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recusou a indicar uma mulher negra ao Supremo Tribunal Federal ao dizer que o importante era nomear alguém que servisse bem ao Brasil, não escolher alguém a partirblack jack originalum perfil socioeconômico e racial. Quão importante afinal é a representatividadeblack jack originalgrupos na democracia e como ela deve ser garantida?
black jack original Mounk - Eu certamente acho que a representação política é importante. Muito do meu trabalho, inclusive este livro, é motivado por essas injustiças, que realmente persistem. Certamente tanto o Brasil quanto os Estados Unidos têm origens como uma sociedade escravista e isso tem levado a injustiças persistentes,black jack originalparticular contra aqueles que são descendentesblack jack originalpessoas escravizadas. Precisamos lutar contra as formas atuaisblack jack originaldiscriminaçãoblack jack originalforma intransigente e precisamos criar muitas oportunidades para as pessoas que não têm recursos e acesso à mobilidade econômica.
Também penso que os partidos políticos têm a responsabilidade moralblack jack originaltentar recrutar candidatos provenientesblack jack originaluma gama mais amplablack jack originalorigens, sejam elas minorias étnicas ou mulheres.
No entanto, não creio que as cotas explícitas sejam uma forma útilblack jack originalfazê-lo,black jack originalparte porque retiram aos eleitores a capacidadeblack jack originalexercer a escolha livremente eblack jack originalparte porque acabam por colocar um asterisco nas pessoas que são selecionadas desta forma.
Nos Estados Unidos, por exemplo, temos visto repetidamente nos últimos anos que os democratas acabaram por desvalorizar aos olhos do público candidatos muito qualificados porque foram explicitamente selecionados com base no fatoblack jack originalserem negros. Foram os casos da última juíza da Suprema Corte nomeada por Joe Biden, Ketanji Brown Jackson, a KBJ, e a senadora pela Califórnia Laphonza Butler, escolhida pelo governador Gavin Newsom, e nomeada após a morteblack jack originalDianne Feinstein. Ambas são altamente qualificadas, tanto como juíza quanto como política, e teriam sido escolhas perfeitamente naturais para as posições. Mas como Biden e Newsom haviam anunciado com antecedência que escolheriam uma mulher negra, elas foram percebidas por grande parte da população como sendo apenas a pessoa mais qualificada dentroblack jack originaluma pequena subcategoriablack jack originaluma população. Acho que teria feito muito mais sentido para eles dizerem que escolheram a pessoa mais qualificada para o trabalho. E muito plausivelmente teria sido KBJ e Butler. Mas penso que há uma grande diferença entre garantir que se procura e recompensa talentos políticosblack jack originaldiferentes partes da população e dizer explicitamente que se está fazendo isto com base numa cota ou numa restrição do próprio processoblack jack originalseleção.
black jack original BBC News Brasil - Mas no casoblack jack originalLula, houve uma decepçãoblack jack originalparteblack jack originalsua base, que esperava por uma nomeação que corrigisse essa injustiça, e também parece ser parte da responsabilidade histórica da esquerda ajudar a aumentar a representatividade, não?
black jack original Mounk - É um pouco difícil comentar sobre uma questãoblack jack originalpolítica brasileira que não acompanheiblack jack originalperto. Se houvesse um candidato natural altamente qualificado ao Supremo Tribunal Federal nesse grupo demográfico, então Lula certamente deveria ter considerado essa pessoa. E é perfeitamente possível que ele não o tenha feito devido a alguma formablack jack originalpreconceito que é difícil para eu avaliarblack jack originalfora, mas é certamente plausível. Mas o que estou dizendo é que se ele escolhesse um candidato qualificado desse subgrupo, ele deveria anunciá-la com base nas qualificações reais da candidata,black jack originalvezblack jack originalapresentá-la como a candidata mais qualificada dentroblack jack originalum subgrupo e dizer que a escolha foi motivada pela agenda racial.
black jack original BBC News Brasil - Como você vê a evolução deste debate identitário nas próximas décadas?
black jack original Mounk - O que veremos é uma contestação nos próximos 20 a 30 anos sobre o que significa serblack jack originalesquerda e sobre a natureza destas ideias, que se tornaram extremamente influentes nas principais instituições.
Elas dominam grande parte dos padrões pedagógicos com os quais a próxima geraçãoblack jack originalpessoas está sendo criada. E algumas das deficiências dessas ideias estão se tornando mais evidentes a cada dia e a resistência a elas,black jack originalparte, por razõesblack jack originalreação da extrema direita, mas tambémblack jack originalmuitos liberais,black jack originalmuitos moderados, muitas pessoasblack jack originalesquerda que discordam da visãoblack jack originalsociedade futura que estas ideias implicam, está se formando uma resistência. Acho que será uma luta genuína na contestação dessas ideias que durará muito tempo.
É importante que os críticos razoáveis destas ideias vençam, que as pessoas que são capazesblack jack originalreconhecer as profundas injustiças que continuam a formar a nossa sociedade, que defendem a tolerância e a verdadeira igualdade, que querem insistir na nossa capacidadeblack jack originalnos compreendermos através das linhas políticas, por pessoas que pensam que o que temosblack jack originalcomum pode ser e é mais importante do que aquilo que nos divide.
Em vezblack jack originalconstruir uma sociedade que encoraje a eliminaçãoblack jack originalalguns conflitos entre diferentes gruposblack jack originalidentidade, podemos construir uma sociedade com uma identidade partilhada como cidadãosblack jack originalum país que trata todos os seus membros com igual respeito e merecimento e da forma justa que aspiramos.