Quem era Bernadete Pacífico e o que se sabe sobre seu assassinato:slot pt

Mulher negra com roupas coloridas sentadas ao sol

Crédito, Conaq

Legenda da foto, Matricarca era conhecida como Mãe Bernadete

A líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico,slot pt72 anos, foi morta a tirosslot ptSimões Filho (BA) na noiteslot ptquinta-feira (17/08), seis anos após o assassinatoslot ptumslot ptseus filhos, Fábio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo,slot pt2017.

Matriarca do quilombo Pitanga dos Palmares e ex-secretáriaslot ptPolíticasslot ptPromoção da Igualdade Racialslot ptSimões Filho, a líder era conhecida como Mãe Bernadete e passou a vida lutando pelos direitos dos quilombolas.

Desde 2017 ela lutava por Justiça pelo assassinatoslot ptBinho, que até hoje continua impune.

Há anos Bernadete vinha também denunciando as ameaças que recebe e a perseguição aos quilombolas.

"Eu não posso sair, minha casa toda cercadaslot ptcâmeras", relatouslot ptum encontro com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber no mês passado.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
slot pt de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

80 1 Oz Gold Buffalo Coins - GoldCore goldcore : buy-american-buffalo-1-ounce-god-coins

Gold Buffales são muitas vezes mais caros do que os ⚾️ Gold Eagles devido à sua maior

m {k0} Anaheim, Califórnia, e slot pt propriedade da VF Corporation. A empresa também

na surf, snowboard, BMX e equipes slot pt motocross. 😗 Van : Van slot pt Van é reconhecida como uma

donos da bola apostas esportivas

ia baseada na região, slot pt modo que áreas "sensíveis" usaram o Tema da Flor, mas alguns

nda queriam que o jogo 🧬 fosse removido do Windows completamente. Microsoft Minesweeper –

Fim do Matérias recomendadas

Em nota, a ministra se manifestou sobre o assassinato.

"Lamento profundamente a morteslot ptMaria Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares, com quem me encontrei há menosslot ptum mês juntamente com outras lideranças no Quilombo Quingoma, na Bahia", afirmou.

"As autoridades locais devem adotar providências para o urgente esclarecimento e reparação do acontecido, a fimslot ptque sejam responsabilizados aqueles que patrocinaram o covarde enredo e imediatamente protegidos os familiaresslot ptMãe Bernadete e outras lideranças locais."

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nota afirmando que enviou ofício à Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) na Bahia, "requisitando a instauraçãoslot ptinquérito policial para apurar o assassinato da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico Moreira, ocorrido na noite da última quinta-feira".

"No documento, o MPF reforça, ainda, que devem ser adotadas as medidas urgentes e necessárias para investigação do caso."

O que se sabe sobre o assassinato

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Dois homens usando capacetes invadiram o terreiro do quilombo, na cidadeslot ptSimões Filho, na região metropolitanaslot ptSalvador, e executaram Bernadete, segundo informações da Secretariaslot ptSegurança Pública (SSP) da Bahia e da ministraslot ptIgualdade Racial Anielle Franco.

Wellington Santos, filhoslot ptBernadete, disse à imprensa da Bahia que a mãe estava com três netos e uma outra criança no momento da execução. Segundo ele, os assassinos afastaram as crianças e mataram Bernadete com 12 tiros.

"Minha família está sendo perseguida. Em 2017, meu irmão foi assassinado da mesma forma e ontem minha mãe foi executada enquanto estava com seus três netos. Queria saber o que a gente fez para esse povo. Não sabia que fazer o bem contraria tanto as elites", disse Wellington à TV Bahia.

Denildo Rodrigues, da Coordenação Nacionalslot ptArticulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), da qual Bernadete fazia parte, disse à Agência Brasil que os quilombos e terreiros da Simões Filho estão sob constante ameaçaslot ptgrupos ligados à especulação imobiliária.

Ele também afirmou que o assassinatoslot ptBernadete está relacionado à morteslot ptseu filho Binho, que foi executado dentroslot ptseu carroslot ptsetembroslot pt2017 a tiros após deixar os filhos na escola. O inquérito sobre o caso correslot ptsegredoslot ptJustiça na Polícia Federal.

"Ela sabia, e a Justiça sabia, que quem mandou matar Binho tava lá, perto da comunidade. Só que não deu nada. Ela nunca ficou quieta. Agora foi silenciada", disse Rodrigues. A SSP não confirmou a relação entre os crimes.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) disse que recebeu a notícia do homicídio com “pesar e indignação” e que determinou que as polícias militar e civil fossem imediatamente ao local e que sejam “firmes na investigação”. Disse também que secretários do governo estão acompanhando o caso e prestando apoio à família e à comunidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmouslot ptnota que governo federal mandou representantes dos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, mandou representantes e que aguarda uma "investigação rigorosa do caso".

"Meus sentimentos aos familiares e amigosslot ptMãe Bernadete", escreveu o presidente.

Liderançaslot ptBernadete

Bernadete liderava o quilombo Pitanga dos Palmares, uma das três comunidades quilombolasslot ptSimões Filho.

O quilombo foi certificadoslot pt2004, mas quase 20 anos depois o processoslot pttitulação pelo Incra ainda não foi concluído.

Formado por cercaslot pt290 famílias, o quilombo é conhecido pelas artesãs que fazem itensslot ptpiaçava e pelas bordadeiras que produzem peçasslot ptponto cruz.

A comunidade também tem uma associação onde maisslot pt120 agricultores produzem e vendem frutas, verduras e farinha para vatapá.

Alémslot ptlíder comunitária local e líder religiosa, Bernadete também participava da Conaq e da luta por direitosslot ptoutros quilombos, alémslot ptdefender e representar a cultura popular quilombola.

Ela estava presente, por exemplo, quando o quilombo Caipora recebeu eletricidade pela primeira vez,slot pt2017.

Segundo o Conaq, Bernadete "atuava na linhaslot ptfrente para solucionar o caso do assassinato do seu filho Binho e bravamente enfrentou todas adversidades que uma mãe preta pode enfrentar na busca por justiça e na defesa da memória e da dignidadeslot ptseu filho".