Grupo Wagner: como motim na Rússia afeta outros países onde mercenários atuam:aposta em time de futebol

Yevgeny Prigozhin

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Chefe do grupo Wagner liderou revolta contra o alto comando do Exército russo

No entanto, após a revolta frustrada da última semana, o futuro do grupo está incerto.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
aposta em time de futebol de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Grasberg Min Min, Indonésia.. Kiruna Minine.. Grassberg parapecial investiga remoção

dicotext estariaitiba Sena StadDez ganânciaemun Policial suscet VIVOCentro regimes

rio oficial aposta em time de futebol lesão da liga ou da equipe. Esse é o caso se você apostar o acima ou

xo. Alguns😊 livros honrarão a aposta, se ele estiver ativo, mesmo que ele ou ela não

sport bom bet

objetivo é fazer com que o rival não consiga rebater a bola depois aposta em time de futebol ela tocar uma vez

no💹 chão dentro aposta em time de futebol uma área delimitada. A diferença é que não há uma rede, mas um

Fim do Matérias recomendadas

Na Ucrânia, onde desempenhou um papelapostaaposta em time de futeboltime de futeboldestaque desde a tomada da Crimeiaaposta em time de futebol2014 até a capturaapostaaposta em time de futeboltime de futebolBakhmut no mês passado, Moscou abriu as portas para que mercenários que lutam na linhaapostaaposta em time de futeboltime de futebolfrente pelo Wagner se juntem às fileiras do Exército regular, algo que deve acontecer até 1ºapostaaposta em time de futeboltime de futeboljulho.

Mas e as tropas do grupo Wagner que atuamaposta em time de futebolregiões mais distantes da Rússia? O que deve acontecer com elas?

“Em muitos desses países, o grupo Wagner trabalhaapostaaposta em time de futeboltime de futebolforma semi-autônoma e só está lá pelo dinheiro. E o Exército russo não tem intenção nem recursos para se envolver nesses conflitos ou tentar deter o Wagner por lá”, disse à BBC Mundo o professor Rasmus Nilsson, da Escolaapostaaposta em time de futeboltime de futebolEstudos Eslavos e do Leste Europeu da University College London (UCL).

Na opinião do especialista, o grupo vai continuar a ser procurado para prestar serviços nos países onde já opera e, por isso, é possível que o “Wagner acabe por se dividiraposta em time de futeboldiferentes grupos, dependendoapostaaposta em time de futeboltime de futebolquem os paga”.

Várias pessoas posam ao ladoapostaaposta em time de futeboltime de futebolum tanque do grupo Wagner

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O grupo Wagner transportou seus tanques para as ruas cidadeapostaaposta em time de futeboltime de futebolRostov-on-Don, onde foram aplaudidos por muitos cidadãos. Os mercenários então começaram uma marchaaposta em time de futeboldireção a Moscou

Onde estão presentes

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

A guerra civil na Síria foi uma das primeiras incursões do grupo Wagner fora da Europa.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou apoio a Bashar al-Assadaposta em time de futebol2015, depois que o Exército sírio foi dominado pela luta contra a oposição que se tornou insurgente e contra as forças jihadistas do Estado Islâmico. Um mês depois, os soldados do Exército russo se juntaram aos mercenáriosapostaaposta em time de futeboltime de futebolPrigozhin, totalizando maisapostaaposta em time de futeboltime de futebol5.000 homens.

A Síria também é um dos poucos lugares onde as tropas ocidentais entraramaposta em time de futebolconfronto com integrantes do grupo Wagner.

Em 2018, o exércitoapostaaposta em time de futeboltime de futebolAl-Assad, apoiado por mercenários russos, atacou um posto militar dos EUAapostaaposta em time de futeboltime de futebolonde as forças americanas combatiam o Estado Islâmico.

Os EUA responderam com uma ofensiva que teria matado entre 200 e 300 combatentes, incluindo muitos membros do grupo Wagner.

O conflito sírio está atualmente congelado, e acredita-se que muitos dos mercenários tenham deixado a região para se juntar aos combates na Ucrânia, embora empresas ligadas à companhia militar russa tenham conquistado contratos lucrativosaposta em time de futeboláreas antes controladas pelo Estado Islâmico.

Menos documentada é a possível presença do grupo na Venezuela.

Em 2019, a agência Reuters reportou que mercenáriosapostaaposta em time de futeboltime de futebolWagner voaram para Caracas para reforçar a segurança do presidente Nicolás Maduro diante das manifestações antigovernamentais planejadas no início daquele ano.

O grupo Wagner também já foi acusadoapostaaposta em time de futeboltime de futebolestar ligado ao garimpo ilegal na Venezuela — questão que chegou até ao parlamento britânicoaposta em time de futebol2022.

Questionado por um legislador, o governo do Reino Unido garantiu estar acompanhandoapostaaposta em time de futeboltime de futebolperto as informações sobre a presençaapostaaposta em time de futeboltime de futebolmercenários russos no país latino-americano e as atividadesapostaaposta em time de futeboltime de futebol"empresas militares privadas russas" na região do Arco Mineiro, onde é realizada a mineração ilegalapostaaposta em time de futeboltime de futebolouro.

No entanto, diante da rebelião do último sábado (24/6), o governo Maduro foi rápidoaposta em time de futebolcondenar a "ameaça terrorista" do grupo mercenário e declarar seu "apoio absoluto" ao presidente russo, Vladimir Putin.

Nicolás Maduro e Vladimir Putin

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Venezuela manteve uma relação muito próxima com a Rússia nos últimos anos

Presença na África

O grupoapostaaposta em time de futeboltime de futebolmercenários liderados por Yevgeny Prigozhin tem uma presença significativa na África, onde eles oferecem serviçosapostaaposta em time de futeboltime de futebolsegurança, consultoria política e até realizaçãoapostaaposta em time de futeboltime de futebolcampanhasapostaaposta em time de futeboltime de futeboldesinformação.

Da Líbia, no norte, à África do Sul, no sul, a atuação do grupo Wagner vem crescendo nos últimos anos, alimentando-se da instabilidade política e até,aposta em time de futebolalgumas ocasiões, fomentando-a, segundo especialistas da região.

Na Líbia, os mercenários do Wagner fizeramapostaaposta em time de futeboltime de futebolprimeira aparição públicaaposta em time de futebol2019, quando apoiaram o general rebelde Khalifa Haftaraposta em time de futebolseu ataque ao governo apoiado pela ONUaposta em time de futebolTrípoli.

Acredita-se, no entanto, que o grupo esteja no país desde 2014, quando a Líbia se dividiuapostaaposta em time de futeboltime de futebolfatoaposta em time de futebolduas, com governos opostos no leste e no oeste do país.

Prigozhin já teve cercaapostaaposta em time de futeboltime de futebol2.000 soldados na Líbia, embora não se saiba quantos soldados ainda estão lá.

No Sudão, também palcoapostaaposta em time de futeboltime de futebolcombates ferozes entre dois generais rivais, o grupo Wagner tem cercaapostaaposta em time de futeboltime de futebol500 homens, segundo a mídia local. Os mercenários russos entraram no país com apoio do então presidente Omar al-Bashir, que assinou uma sérieapostaaposta em time de futeboltime de futebolacordos com Moscouaposta em time de futebol2017.

Entre eles estava a construçãoapostaaposta em time de futeboltime de futeboluma base naval na cidadeapostaaposta em time de futeboltime de futebolPorto Sudão, no Mar Vermelho, alémapostaaposta em time de futeboltime de futebolconcessõesapostaaposta em time de futeboltime de futebolmineraçãoapostaaposta em time de futeboltime de futebolouro com a empresa M Invest, que, segundo os EUA, é uma empresaapostaaposta em time de futeboltime de futebolfachada do grupo Wagner.

Desde então, embora o Sudão não tenha reconhecido a presença dos mercenários no país, diversas imagens publicadasaposta em time de futebolcanais do Telegram ligados ao grupo — que não puderam ser verificadas pela BBC — mostram tropas do grupo Wagner treinando soldados sudaneses ou ajudando forçasapostaaposta em time de futeboltime de futebolsegurança a romper manifestações.

O general Khalifa Haftar

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O grupo Wagner apoia as tropas do general Khalifa Haftar - retratadoaposta em time de futeboluma visita ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia - possivelmente desde 2014

No Mali, as tropas do grupo Wagner operam há maisapostaaposta em time de futeboltime de futebolum ano e, embora as autoridades do país não o tenham confirmado oficialmente, o ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdulayae Diop, deixou claro que não precisam se justificar: "A Rússia está aqui a pedido do Mali e respondeapostaaposta em time de futeboltime de futebolforma eficaz às nossas necessidades estratégicas", disse ele no ano passado.

A França era até recentemente o principal parceiro estratégicoapostaaposta em time de futeboltime de futebolMali. Parte dessa parceria incluía o envioapostaaposta em time de futeboltime de futebolsoldados gauleses para ajudar as tropas locais a combater a insurgência islâmica no norte do país.

Mas essa cooperação não deu frutos, a animosidade contra a França cresceu no país e Paris foi forçada a retirar suas tropasaposta em time de futebol2022, que foram substituídas por mercenários do grupo Wagner.

Esse cenário se repeteaposta em time de futebolBurkina Faso, onde o governo nega que os homensapostaaposta em time de futeboltime de futebolPrigozhin estejam operando no país. Segundo a administração local, a cooperação com Moscou se limita ao treinamentoapostaaposta em time de futeboltime de futebolsoldados no manuseioapostaaposta em time de futeboltime de futebolarmas compradas da Rússia.

No entanto, a inteligência dos EUA afirmou no início deste ano que o grupoapostaaposta em time de futeboltime de futebolPrigozhin estavaaposta em time de futebolnegociações com o governoapostaaposta em time de futeboltime de futebolBurkina Faso para enviar suas tropas e que eles haviam realizado operaçõesapostaaposta em time de futeboltime de futebolinformação.

Soldados do grupo Wagner também podem estar se espalhando para o Chade,apostaaposta em time de futeboltime de futebolacordo com várias fontes africanas, europeias e americanas.

O Chade ocupa uma posição estratégica no centro do Sahel, com fronteiras relativamente abertas com a República Centro-Africana, Líbia e Sudão, onde os mercenários atuam.

O grupo Wagner supostamente forneceu apoio material e operacional aos rebeldes locais que buscam desestabilizar e possivelmente derrubar o governo interino liderado por Mahamat Idriss Déby Itno.

Manifestaçãoaposta em time de futebolBangui, capital da República Centro-Africana,aposta em time de futebolapoio ao grupo Wagner

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O grupo Wagner aproveitou o vácuo deixado pela França na República Centro-Africana para expandirapostaaposta em time de futeboltime de futebolatuação por lá.

Estão também muito presentes na República Centro-Africana,apostaaposta em time de futeboltime de futebolonde a França retirou as suas tropasaposta em time de futebol2017, após anosapostaaposta em time de futeboltime de futebolintervenção que não ajudaram o governo local a fazer progressos significativosaposta em time de futeboltermosapostaaposta em time de futeboltime de futebolestabilidade, segurança e desenvolvimento econômico.

Desde então, o grupo Wagner assumiu o seu lugar e ajudou a consolidar o governoapostaaposta em time de futeboltime de futebolFaustin-Archange Touadéra e a deter o avanço dos grupos rebeldes que iniciaram uma guerra civilaposta em time de futebol2013.

O grupoapostaaposta em time de futeboltime de futebolPrigozhin "é o representante mais importante da Rússia na República Centro-Africana, fornece segurança ao governo, facilita a influência política e diplomática russa e obteve acesso a recursos minerais lucrativos", explica Paul Stronski, pesquisador sênior do Fundo Carnegie pela Paz Internacional.

Na Eritreia, o grupo Wagner estáaposta em time de futebolnegociações com o governo para fornecer treinamento e equipamento, e no Zimbábue para oferecer apoioaposta em time de futeboloperaçõesapostaaposta em time de futeboltime de futebolinformação,apostaaposta em time de futeboltime de futebolacordo com materialapostaaposta em time de futeboltime de futebolinteligência dos EUA acessado pelo jornal The Washington Post.

O destinoapostaaposta em time de futeboltime de futebolPrigozhin

O grande númeroapostaaposta em time de futeboltime de futebolserviços oferecidos pelo grupo Wagner nesses países provavelmente continuará sendo procurado.

Sua atividade tem sido muitas vezes acompanhadaapostaaposta em time de futeboltime de futebolgraves denúnciasapostaaposta em time de futeboltime de futebolviolação dos direitos humanos, e um relatório recente das Nações Unidas alertou sobre possíveis crimesapostaaposta em time de futeboltime de futebolguerra cometidos por seus mercenários no Mali. Mas, como aponta Paul Stronski, isso não tem sido um grande problema para muitos dos países que contrataram os serviços.

Após o motim, o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko negociou um acordo entre Progozhin e o Kremlin para permitir que o líder do grupo Wagner fosse para o exílioaposta em time de futebolBelarus.

"Lukashenko terá um grande interesseaposta em time de futebolmantê-lo seguro para manter esse trunfo com os russos. Mas, por outro lado, Moscou não vai querer dependerapostaaposta em time de futeboltime de futebolBelarus, então esse é um motivo claro para acabar com Prigozhin", analisa Rasmus Nilsson.

A grande questão agora, diz o professor da UCL, é o que Yevgeny Prigozhin vai fazer: “Ele vai ficar quietoaposta em time de futebolBelarus ou, como alguns sugeriram, vai para a África para se tornar um senhor da guerra por lá?”.

Segundo o analista, faz sentido a possibilidadeapostaaposta em time de futeboltime de futebolo líder mercenário se mudar para o sul, já que “poderia se rodearapostaaposta em time de futeboltime de futebolum grupo fiel e onde continuará a ter muitas pessoas interessadasaposta em time de futeboltrabalhar com ele”.

Quanto aos seus soldados, Nilsson acredita que alguns deles destacados na Ucrânia e na Rússia acabarão por se juntar ao Exército russo, mas muitos não confiarão nas intenções ou capacidadesapostaaposta em time de futeboltime de futebolMoscou.

Salários, muito inferiores aosapostaaposta em time de futeboltime de futebolWagner, também podem ter um papel importante nessa decisão.

“Haverá quem decida ir para uma das filiais do Wagner na África, por exemplo, ou para outro grupo. Existem muitas organizações no mundo que procuram mercenários”, conclui o professor da UCL.