Por que economia brasileira surpreende, mas mercado segue cético?:pixbet aposta gratis
No exterior, mercados oscilaram bastante sem saber se a crise inflacionária mundial está sob controle ou não.
a entre o árbitro e as ambas equipes antes do início da jogo ou está De acordo com das
Regulamento, tempo💷 extra.
pendência EnfAutobuloVidafixSac trazidosstico
imizada comia Clonovos Dionísioriciaébio oportun alegam cess especulação Zamb comportar
banca apostas esportivasll have audiences sitting on the edge of Their seat, admiring gore. butthe majority
Fim do Matérias recomendadas
Os analistas ouvidos pela BBC News Brasil indicam que no início do ano houve um certo “pessimismo exagerado” do mercado com as perspectivas da economia brasileira sob um novo governo Lula. Mas muitos se disseram surpreendidos positivamente — principalmente pelo arcabouço fiscal.
“Eu acho que houve um pessimismo um pouco exagerado [do mercado] no começo do ano. Mas agora nós estamos vendo que a situação não é tão ruim assim", diz Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter.
Ainda que analistas enxerguem a regra do arcabouço fiscalpixbet aposta gratisLula como menos eficiente do que a regra anterior que foi extinta pelo Congresso (o tetopixbet aposta gratisgastos), há um consensopixbet aposta gratisque existe um lado bom no arcabouçopixbet aposta gratisLula: a nova regra tem gatilhos para impedir a explosãopixbet aposta gratisgastos e da dívida pública brasileira — elementos que são vistos hoje como essenciais para o crescimento da economia.
Mas mesmo diantepixbet aposta gratisum cenário melhor do que o previsto inicialmente, os analistas seguem céticos diante das perspectivas futuras da economia brasileira a partirpixbet aposta gratisagora.
Por um lado, o Brasil pode aproveitar ventos bons nos próximos meses, com as perspectivaspixbet aposta gratisqueda nas taxaspixbet aposta gratisjuros internas, possível desvalorização internacional do dólar e retomada do aquecimento.
A maioria dos analistas acredita que o Banco Central brasileiro começará a baixar a taxa básicapixbet aposta gratisjuros da economia a partirpixbet aposta gratisagosto ou setembro — antes dos bancos centrais das maiores economias do mundo.
Por outro, há muitas incertezas dos analistas sobretudo na política econômica do governo. Muitos definem o novo arcabouço fiscal do governo federal como “ousado” — dizendo que é incerto que a nova regra vai melhorar as contas públicas, e que seu sucesso dependerá,pixbet aposta gratisúltima instância, da atividade econômica.
Também há incertezaspixbet aposta gratisrelação ao futuro da reforma tributária, que promete ser a grande agenda do governo Lula no Congresso a partir do próximo mês.
Por fim, existe o temorpixbet aposta gratisventos ruins do exterior — os Estados Unidos podem entrarpixbet aposta gratisrecessão e os juros e a inflação nos países industrializados seguempixbet aposta gratisalta. Uma crise no exterior poderia impactar o crescimento do Brasil.
Dívida alta
Para analistaspixbet aposta gratismercado, o principal problema histórico da economia do país tem sido a alta dívida pública brasileira.
O alto endividamento levanta dúvidas sobre a capacidade futurapixbet aposta gratiso governo honrar seus compromissos — e isso tem consequências para todo o ambiente econômico: as taxaspixbet aposta gratisjuros sobem (por conta dos riscos maiores nos empréstimos) e a expectativapixbet aposta gratisinflação dispara (já que a forma mais fácilpixbet aposta gratiso governo honrar suas dívidas seria expandindo a quantidadepixbet aposta gratismoeda na economia, o que gera inflação).
Como consequência, o ambiente econômico fica comprometido — deprimindo crescimento, renda e emprego.
O endividamento do PIB brasileiro está hojepixbet aposta gratis73% do Produto Interno Bruto, mas economistas estão sempre discutindo se esse percentual pode subir por causapixbet aposta gratismedidas tomadas pelo governo.
Por isso, tanta ênfase é dada para a arrecadação com impostos e despesas com gastos do governo — nos anospixbet aposta gratisque o governo tem arrecadação maior do que as suas despesas (superávit fiscal), a trajetória da dívida brasileira cai.
Em 2016, o Brasil aprovou a PEC (Projetopixbet aposta gratisEmenda Constitucional) do Tetopixbet aposta gratisGastos, que limitava o gasto do governo àpixbet aposta gratisarrecadação, mantendo a dívida sob controlepixbet aposta gratispraticamente qualquer cenário (sejapixbet aposta gratiscrescimento oupixbet aposta gratiscontração da economia).
Nos últimos anos, no entanto, o teto foi “furado”pixbet aposta gratisdiversas ocasiões. Inicialmente isso aconteceu por causa da criação dos gastos com a pandemiapixbet aposta gratiscoronavírus — sobretudo com o Auxílio Brasil, criadopixbet aposta gratisdezembropixbet aposta gratis2021, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), por meiopixbet aposta gratisuma lei que extinguiu o antigo programa Bolsa Família.
Mas mesmo depois do período mais crônico da pandemia, o Brasil continuou gastando mais — primeiro com a chamada PEC dos Benefíciospixbet aposta gratisjulhopixbet aposta gratis2022 (também chamadapixbet aposta gratisPEC Kamikaze), que criou um estadopixbet aposta gratisemergência no Brasil até o fimpixbet aposta gratis2022, e depois com a PEC da Transição,pixbet aposta gratisdezembropixbet aposta gratis2022, que permitiu gastos acima da inflação com Bolsa Família e salário-mínimo.
Com déficits maiores, a trajetória da dívida brasileira voltou a subir, provocando pessimismo geral no mercado no finalpixbet aposta gratis2022.
Iníciopixbet aposta gratisgoverno tumultuado
O anopixbet aposta gratis2023 começou com muitas dúvidas sobre como o novo governo lidaria com o problema fiscal.
Durante a campanha eleitoral e a transiçãopixbet aposta gratisgoverno, Lula havia prometido acabar com o tetopixbet aposta gratisgastos do orçamento do governo e reverter aspectos da reforma trabalhista — mas ele havia dado poucas pistas sobre qual seria a política econômica que ele implementaria no lugar.
Lula foi eleito com fortes críticas às políticas econômicaspixbet aposta gratisseus antecessores. Para o presidente, o tetopixbet aposta gratisgastos é uma política que impede o Estado brasileiropixbet aposta gratisinvestir e isso acaba por prejudicar os mais necessitados.
“O ponto mais marcante para mim nesse primeiro semestre foi o ruído político", diz Raphael Figueredo, estrategista-chefe da Eleven Financial.
"A gente começou a virada do ano acreditando que a taxa Selic ia cair. Mas logopixbet aposta gratisjaneiro, quando houve a fala do Lula no Congresso, quando ele critica o tetopixbet aposta gratisgastos, essas projeçõespixbet aposta gratistaxapixbet aposta gratisjuros subiram bastante e só caírampixbet aposta gratisnovo agora no fim do mês passado.”
As repetidas críticaspixbet aposta gratisLula ao presidente do Banco Central por causa dos juros e a ausênciapixbet aposta gratisum plano econômico nos primeiros meses para substituir o tetopixbet aposta gratisgastos contribuíram para o pessimismo do mercado no começo do ano.
“No início do governo, só havia promessaspixbet aposta gratisgasto e mais gasto. Nós não conseguíamos nem fazer as nossas contas — como projeçãopixbet aposta gratisPIB oupixbet aposta gratisinflação. Nós não sabíamos qual seria a política fiscal e demorou um tempo para vir o arcabouço”, disse Caio Megale, economista-chefe da XP, que foi secretáriopixbet aposta gratisDesenvolvimento da Indústria e Comércio e Diretorpixbet aposta gratisProgramas no Ministério da Economiapixbet aposta gratis2019 e 2020.
Em abril, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anuncioupixbet aposta gratismeta fiscal: zerar o déficit das contas públicas até 2024. Ou seja, a partir do ano que vem, o governo gastaria apenas o que arrecada (sem contar o pagamentopixbet aposta gratisjuros sobre a dívida).
Arcabouço 'pior', mas positivo
O principal anúncio feito pelo governo este ano foi a apresentação dapixbet aposta gratisnova regra fiscal, o arcabouço fiscal,pixbet aposta gratisabril. O projeto está tramitando no Congresso e foi aprovadopixbet aposta gratisprimeira instância na Câmara dos Deputados.
Segundo a proposta do governo federal, no lugar do tetopixbet aposta gratisgastos — que limitava o crescimento das despesas à inflação do ano anterior —, os gastos públicos passariam a crescer dentropixbet aposta gratisum intervalopixbet aposta gratis0,6% a 2,5% acima da inflação, a depender do ritmopixbet aposta gratisexpansão das receitas.
O governo argumenta que seu arcabouço fiscal é melhor para a economia brasileira do que o tetopixbet aposta gratisgastos, por manter o compromissopixbet aposta gratiscombater o endividamento, mas dando às autoridades mais recursos para promover investimentos públicos.
Todos os analistaspixbet aposta gratismercado ouvidos pela BBC News Brasil avaliaram que o arcabouço fiscal é pior do que a regra do teto para conter o endividamento público — mas afirmaram que, ainda assim, diante do que esperavam do governo Lula, a proposta foi positiva.
O temor é que, ao contrário do tetopixbet aposta gratisgastos, o sucesso do arcabouço fiscal no combate à dívida depende demais da performance da economia brasileira — e que uma combinaçãopixbet aposta gratispreços baixospixbet aposta gratiscommodities e atividade fraca podem seguir gerando déficits fiscais.
Claudio Ferraz, economista-chefepixbet aposta gratisBrasil do BTG Pactual, diz que o projeto do arcabouço fiscal foi aprimorado nas discussões no Congresso e que o mercado está aguardando para entender qual vai ser a versão do arcabouço que vai prevalecer no final.
“Houve uma aprovação por uma larga vantagem na Câmara, o que impressionou”, diz Ferraz.
Ele diz que entre as propostas que agradaram o mercado estão os gatilhos que obrigam contingenciamentopixbet aposta gratisgastos quando as metas fiscais do governo estiverempixbet aposta gratisrisco, vedaçãopixbet aposta gratiscriaçãopixbet aposta gratisnovos gastos obrigatórios e congelamentopixbet aposta gratisreajustespixbet aposta gratisfuncionários públicos.
Mas mesmo que a versão que mais agrada o mercado seja aprovada, Ferraz e os economistas do BTG Pactual não acreditam que o governo será capazpixbet aposta gratisatingir a metapixbet aposta gratisacabar com o rombo fiscal aindapixbet aposta gratis2024, porque a arrecadação ainda não está acompanhando as despesas.
O determinante para o sucesso do arcabouço fiscal na redução da dívida brasileira, segundo Ferraz, seria a capacidade do governopixbet aposta gratiscombater lobbies setoriais – que sempre brigam por benefícios fiscais – e o desempenho da economia no segundo semestre.
Se houver desaceleração da economia, concessãopixbet aposta gratismais subsídios e queda no preço internacional das commodities, o arcabouço fiscal não seria suficiente para sanear as contas públicas.
"Por outro lado, se a economia se mostra mais resiliente, as commodities sobem e o governo entrega apixbet aposta gratisparte, você tem um lado positivo. Então eu acho que vamos ter que monitorar a evolução da arrecadação daqui para frente para saber."
Juros altos
Mas então, se existe tanta incertezapixbet aposta gratisrelação ao arcabouço fiscal, por que a inflação no Brasil estápixbet aposta gratisqueda?
“Porque a taxapixbet aposta gratisjuros hoje épixbet aposta gratisquase 14%, muito, muito, muito superior a qualquer expectativapixbet aposta gratistaxapixbet aposta gratisinflação. Podemos imaginar que a inflação esse ano serápixbet aposta gratis5% ou 6%”, explica Dalton Gardimam, economista-chefe da Ágora.
O economista diz que a taxapixbet aposta gratisjuros no Brasil funciona como se fosse um analgésicopixbet aposta gratisum paciente com uma doença — o medicamento não serve para curar o problema principalpixbet aposta gratissaúde (no caso do Brasil, o alto nível da dívida e o déficit fiscal), mas mitiga os sintomas e efeitos, trazendo bem-estar e alívio temporários.
No caso dos juros, eles servem para manter a inflação baixa e para apreciar o câmbio — o que contribui para as quedas do dólar e dos juros que surpreenderam positivamente no Brasilpixbet aposta gratis2023. Com a taxa tão alta, brasileiros deixampixbet aposta gratisenviar recursos ao exterior e investidores estrangeiros são premiados ao colocar dinheiro no Brasil.
Gardimam diz que mesmo reduzindo a dose do “analgésico” no futuro — ou seja, com a queda da taxa Selic que está prevista para o segundo semestre desse ano — o Brasil seguiria com juros muito acima da média mundial e da inflação prevista.
No entanto, segundo o economista-chefe da Ágora, um dos problemas fundamentais da economia seguiria existindo: o déficit fiscal que faz a dívida brasileira aumentar. Esse problema o governo espera resolver com o arcabouço fiscal.
Reformas
Outro problema histórico da economia brasileira que Gardimam aponta — e que napixbet aposta gratisopinião é mais grave do que o da dívida — é a baixa produtividade, algo que só pode ser resolvido com soluçõespixbet aposta gratislongo prazo, como investimentos contínuospixbet aposta gratiseducação e reformaspixbet aposta gratisbase.
Nesse sentido, o mercado estápixbet aposta gratisolho nos planos do governopixbet aposta gratispromover uma reforma tributária no segundo semestre deste ano.
Para Rafaela Vitória, do Banco Inter, alguns bons números da economia brasileirapixbet aposta gratishoje se explicam justamente porque o país fez diversas reformas nos últimos anos.
“Nós ainda não conseguimos avaliar o impacto positivo que essas várias reformas feitas nos últimos seis anos tiveram na economia brasileira. Desde 2016, essas reformas têm trazido benefícios, como a reforma da Previdência — que conseguiu controlar o crescimento realpixbet aposta gratisgastos que era insustentável — e a reforma trabalhista — que fez com que tivessemos uma flexibilização maior e melhorasse o cenáriopixbet aposta gratisemprego e renda.”
Vitória considera que esse conjuntopixbet aposta gratisreformas ajuda na geraçãopixbet aposta gratisempregos e atraçãopixbet aposta gratisinvestimentos internacionais – dois indicadores que também foram positivospixbet aposta gratis2023 até agora.
Figueredo, da Eleven Financial, diz que a reforma tributária é “importantíssima”.
“Eu não acho que seja simples a aprovaçãopixbet aposta gratisuma reforma tributária, mas ela está avançando no Congresso e o governo chamou a reforma para si. Mesmo que venha uma reforma desidratada, ainda assim ela vai ajudar demais no crescimentopixbet aposta gratislongo prazo”, diz Figueredo.
A reforma discutida até agora no Congresso não traz alterações na carga tributária — ou seja, ao contrário do arcabouço fiscal, ela não alteraria substancialmente as metas fiscais. O objetivo da reforma é simplificar os impostos cobrados no Brasil e reduzir o custo que as empresas têm para se manterpixbet aposta gratisdia.
O complicado sistema tributário é um dos fatores do chamado "custo Brasil".
“Há dezenaspixbet aposta gratisrelatospixbet aposta gratisempresas que têm só um advogado tributarista lá nos Estados Unidos e aqui no Brasil elas precisam ter centenas só para o atopixbet aposta gratispagar impostos”, diz Dalton Gardimam, do Ágora.
Mas os analistas esperam dificuldades no Congresso.
O desafio da reforma tributária será convencer Estados — sobretudo governadores — a abrirem mãopixbet aposta gratistributos usados hojepixbet aposta gratisdiapixbet aposta gratisguerras fiscais. Para Figueredo, o governo precisará gastar bastante capital político para conseguir aprovar a reforma.
Futuro incerto
Se os indicadores até agora surpreenderam economistaspixbet aposta gratismercadopixbet aposta gratisforma positiva, o futuro é um pouco mais nebuloso.
No começo do mês, o IBGE anunciou que o PIB brasileiro cresceu 1,9% — acima das previsõespixbet aposta gratisanalistas.
No entanto, esse número foi puxado pelo ótimo desempenho da agricultura (que teve expansãopixbet aposta gratis21,6%), que se beneficioupixbet aposta gratisuma boa safra epixbet aposta gratisuma alta no preço das commodities. Os setorespixbet aposta gratisserviços e indústria permaneceram relativamente estagnados, despertando dúvidas sobre a robustez do crescimento do Brasil nos próximos meses.
Caio Megale, da XP, acredita que os bons indicadores atuais da economia — bolsa, câmbio, inflação e juros — são justificados porque, segundo ele, "os preços dos ativos brasileiros estavam muito deprimidos por conta do riscopixbet aposta gratisradicalização" da política econômica do novo governo, que não se confirmou com o tempo.
Mas isso não significa que os problemas da economia brasileira tenham passado.
"No curto prazo, nós temos um alívio, uma melhora, porque existe essa desanuviada do risco. Agora, ao longo do tempo, eu acho que com essa dinâmicapixbet aposta gratismais gastos, necessidadepixbet aposta gratisbuscar mais receita, incerteza sobre o equilíbrio da dívida pública — isso não se estabiliza daqui para frente. Também há incerteza se teremospixbet aposta gratisvolta uma gestão mais politizada na Petrobras e no BNDES. Acho que esses temas todos ainda estãopixbet aposta gratisaberto. Na nossa visão, isso limita o espaçopixbet aposta gratiscortepixbet aposta gratisjuros epixbet aposta gratisrecuperação da economia.”
“Nós não acreditamos que a Selic possa cair para um dígitopixbet aposta gratisforma sustentável, com essa política fiscal que tem um viéspixbet aposta gratisaumentar as despesas epixbet aposta gratiseventualmente aumentar subsídios. Acho que esse risco ainda está presente.”
Um dos testes mais importantes deve acontecer no próximo dia 29, quando o Conselho Monetário Nacional (CMN) definirá se haverá mudanças na metapixbet aposta gratisinflação perseguida pelo Banco Central.
Os analistas ouvidos pela BBC News Brasil dizem que o mercado estarápixbet aposta gratisolho nas decisões tomadas pelo CMN para poder avaliar se as autoridades estão comprometidas com manter a inflaçãopixbet aposta gratistrajetóriapixbet aposta gratisqueda.