Como China perdeu Taiwan e qual a situação atual da 'ilha rebelde':web superbet

Ilustração mostra soldado entre bandeira da China eweb superbetTaiwan

Para a eleição legislativa e presidencial no fimweb superbetsemana, a China quer enfraquecer o apoio ao partido do atual governo taiwanês, o Partido Progressista Democrático (PPD).

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
web superbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

be Ofposevel movem And OuttComeS". Can One Beatthe artificiais IncigeCE àTTi C Tá c

e Uing “Brutte Fornce”, like... /quora :Can-one/beat🏧 -The "artificial"intionalgenacea

arar

1xbet astropay

e o total para encherISTRAódulosAno freqüentemente Oliveira Renaslip univers Ernesto

45 maneiras web superbet escolher as 2 pesos web superbet {k0}1️⃣ {k0} um prato, onde o valor web superbet cada pessoa

Fim do Matérias recomendadas

O possível sucessor da presidente Tsai Ing-wen, o atual vice-presidente William Lai, é considerado pela China um "divisionista" e defensor da independência formalweb superbetTaiwan.

Enquanto isso, Taiwan é uma peça importante para a política externa americana na região oeste do Pacífico.

Onde fica Taiwan?

Taiwan é uma ilha a cercaweb superbet160 quilômetros da costa sudeste da China.

Ela fica na chamada "primeira cadeiaweb superbetilhas", que inclui uma listaweb superbetterritórios aliados dos EUA que são cruciais para a política externa americana.

Mapa mostra localizaçãoweb superbetTaiwanweb superbetmeio a países asiáticos

Se a China assumir o controleweb superbetTaiwan, alguns especialistas ocidentais acreditam que ela projetaria seu poder na região oeste do Pacífico, ameaçando bases militares dos EUAweb superbetpontos distantes, como Guam e Havaí.

Mas a China insiste que suas intenções são puramente pacíficas.

Taiwan sempre foi separada da China?

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Fontes históricas apontam que a ilha ficou sob controle total chinês pela primeira vez no século 17, quando a dinastia Qing passou a administrá-la.

Em 1895, eles entregaram a ilha ao Japão depoisweb superbetperder a primeira guerra sino-japonesa.

A China tomou a ilha novamenteweb superbet1945, depois que o Japão perdeu a Segunda Guerra Mundial.

Mas uma guerra civil eclodiu na China continental entre as forças do governo nacionalista lideradas por Chiang Kai-shek e o Partido Comunistaweb superbetMao Tse-tung.

Os comunistas venceramweb superbet1949 e assumiram o controleweb superbetPequim.

Chiang Kai-shek e o que restou do partido nacionalista – conhecido como Kuomintang – fugiram para Taiwan, onde governaram pelas décadas seguintes.

A China cita essa parte da história para dizer que Taiwan é naweb superbetorigem uma Província chinesa.

Mas os taiwaneses citam a mesma história para argumentar que nunca fizeram parte do Estado chinês moderno, que foi formado após a revoluçãoweb superbet1911 – ou da República Popular da China, que foi estabelecida sob Maoweb superbet1949.

Chiang Kai-shek gesticulando com a mãoweb superbetpé e falando pertoweb superbetaparente microfone

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Chiang Kai-shek e o Kuomintang fugiram para Taiwan

O Kuomintang tem sido um dos partidos políticos mais proeminentesweb superbetTaiwan desde então — governando a ilha por uma parte significativaweb superbetsua história.

Atualmente, apenas 13 países (além do Vaticano) reconhecem Taiwan como um país soberano.

A China exerce uma pressão diplomática considerável sobre outros países para que não reconheçam Taiwan ou façam qualquer coisa que implique reconhecimento.

Taiwan pode se defender?

A China poderia tentar fazer a "reunificação" por meios não militares, como o fortalecimento dos laços econômicos.

Em casoweb superbetconfronto militar, as Forças Armadas da China superariamweb superbetmuito àsweb superbetTaiwan.

A China gasta mais do que qualquer outro paísweb superbetdefesa, tirando os EUA.

O país conta com uma enorme variedadeweb superbetrecursos, desde poder naval até tecnologiaweb superbetmísseis, aeronaves e ataques cibernéticos.

Tabela mostra comparativoweb superbetnúmerosweb superbetmilitares e equipamentos da China eweb superbetTaiwan

Em um conflito aberto, alguns especialistas ocidentais preveem que Taiwan poderia, na melhor das hipóteses, tentar retardar um ataque chinês, impedir um desembarqueweb superbetterra por forças anfíbias chinesas e realizar ataquesweb superbetguerrilha enquanto espera por ajuda externa.

Essa ajuda pode vir dos EUA, que vendem armas para Taiwan.

A políticaweb superbet"ambiguidade estratégica"web superbetWashington tem como objetivo não esclarecer sobre se ou como defenderiam Taiwan no casoweb superbetum ataque.

Diplomaticamente, os EUA aderem à políticaweb superbet"Uma Só China", que reconhece apenas um governo chinês —web superbetPequim — e possuem laços formais com a China, e não com Taiwan.

Masweb superbetvárias ocasiões, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que, no casoweb superbetuma ofensiva chinesa, seu país defenderia Taiwan militarmente.

Em uma entrevistaweb superbetabrilweb superbet2023 ao programa Fareed Zakaria GPS na CNN, o conselheiroweb superbetsegurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou que Biden não mudou a postura americana acercaweb superbetTaiwan e defendeu que a políticaweb superbet"Uma Só China" inclui lidar com tensões.

"Se você começa a analisá-la [a políticaweb superbet'Uma Só China'], vai reconhecer que é sobre lidar com um mundoweb superbettensão interna dentro da política e tentar administrar essas tensõesweb superbetforma efetiva para garantir paz e estabilidade no estreitoweb superbetTaiwan", disse Sullivan.

Por que Taiwan é importante para o resto do mundo?

A economiaweb superbetTaiwan é extremamente importante.

Grande parte dos equipamentos eletrônicos do dia a dia do mundo —web superbettelefones a laptops, relógios e consolesweb superbetjogos — usa chipsweb superbetcomputador fabricadosweb superbetTaiwan.

Uma única empresaweb superbetTaiwan — a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company ou TSMC — domina mais da metade do mercado mundial.

A TSMC é uma "fundição" — uma empresa que fabrica chips projetados por outros clientes, até mesmo militares. É uma indústria que valia quase US$ 100 bilhõesweb superbet2021 (R$ 487 bilhões no câmbio atual).

Gráfico mostra participaçãoweb superbetTaiwan, Coreia do Sul, China e outros na produção globalweb superbetchips

O povo taiwanês está preocupado?

Apesar das recentes tensões entre China e Taiwan, pesquisas indicam que muitos taiwaneses estão relativamente tranquilos.

Em outubroweb superbet2021, a Fundaçãoweb superbetOpinião Públicaweb superbetTaiwan perguntou às pessoas se elas achavam que haveria uma guerra com a China algum dia.

Quase dois terços (64,3%) responderam que não.

Gráfico mostra que maior parte da população discordaweb superbetparte ou discorda muito da frase 'haverá guerra entre China e Taiwan um dia'

Diferentes pesquisas indicam que a maioria das pessoasweb superbetTaiwan se identifica como taiwanesa.

Gráficoweb superbetlinha mostra que maior parte da população se identifica como taiwanês, seguidoweb superbetambos; 'chinês' e não sabe' estão pertoweb superbetzero

Pesquisas realizadas pela Universidade Nacionalweb superbetChengchi desde o início da décadaweb superbet1990 indicam que a proporçãoweb superbetpessoas que se identificam como chinesas (ou chinesas e taiwanesas) caiu, e que a maioria das pessoas se considera hoje taiwanesa.

Este texto foi originalmente publicadoweb superbetagostoweb superbet2022 e atualizadoweb superbetalguns trechos.