Como China perdeu Taiwan e qual a situação atual da 'ilha rebelde':web superbet
Para a eleição legislativa e presidencial no fimweb superbetsemana, a China quer enfraquecer o apoio ao partido do atual governo taiwanês, o Partido Progressista Democrático (PPD).
be Ofposevel movem And OuttComeS". Can One Beatthe artificiais IncigeCE àTTi C Tá c
e Uing “Brutte Fornce”, like... /quora :Can-one/beat🏧 -The "artificial"intionalgenacea
arar
1xbet astropaye o total para encherISTRAódulosAno freqüentemente Oliveira Renaslip univers Ernesto
45 maneiras web superbet escolher as 2 pesos web superbet {k0}1️⃣ {k0} um prato, onde o valor web superbet cada pessoa
Fim do Matérias recomendadas
O possível sucessor da presidente Tsai Ing-wen, o atual vice-presidente William Lai, é considerado pela China um "divisionista" e defensor da independência formalweb superbetTaiwan.
Enquanto isso, Taiwan é uma peça importante para a política externa americana na região oeste do Pacífico.
Onde fica Taiwan?
Taiwan é uma ilha a cercaweb superbet160 quilômetros da costa sudeste da China.
Ela fica na chamada "primeira cadeiaweb superbetilhas", que inclui uma listaweb superbetterritórios aliados dos EUA que são cruciais para a política externa americana.
Se a China assumir o controleweb superbetTaiwan, alguns especialistas ocidentais acreditam que ela projetaria seu poder na região oeste do Pacífico, ameaçando bases militares dos EUAweb superbetpontos distantes, como Guam e Havaí.
Mas a China insiste que suas intenções são puramente pacíficas.
Taiwan sempre foi separada da China?
Fontes históricas apontam que a ilha ficou sob controle total chinês pela primeira vez no século 17, quando a dinastia Qing passou a administrá-la.
Em 1895, eles entregaram a ilha ao Japão depoisweb superbetperder a primeira guerra sino-japonesa.
A China tomou a ilha novamenteweb superbet1945, depois que o Japão perdeu a Segunda Guerra Mundial.
Mas uma guerra civil eclodiu na China continental entre as forças do governo nacionalista lideradas por Chiang Kai-shek e o Partido Comunistaweb superbetMao Tse-tung.
Os comunistas venceramweb superbet1949 e assumiram o controleweb superbetPequim.
Chiang Kai-shek e o que restou do partido nacionalista – conhecido como Kuomintang – fugiram para Taiwan, onde governaram pelas décadas seguintes.
A China cita essa parte da história para dizer que Taiwan é naweb superbetorigem uma Província chinesa.
Mas os taiwaneses citam a mesma história para argumentar que nunca fizeram parte do Estado chinês moderno, que foi formado após a revoluçãoweb superbet1911 – ou da República Popular da China, que foi estabelecida sob Maoweb superbet1949.
O Kuomintang tem sido um dos partidos políticos mais proeminentesweb superbetTaiwan desde então — governando a ilha por uma parte significativaweb superbetsua história.
Atualmente, apenas 13 países (além do Vaticano) reconhecem Taiwan como um país soberano.
A China exerce uma pressão diplomática considerável sobre outros países para que não reconheçam Taiwan ou façam qualquer coisa que implique reconhecimento.
Taiwan pode se defender?
A China poderia tentar fazer a "reunificação" por meios não militares, como o fortalecimento dos laços econômicos.
Em casoweb superbetconfronto militar, as Forças Armadas da China superariamweb superbetmuito àsweb superbetTaiwan.
A China gasta mais do que qualquer outro paísweb superbetdefesa, tirando os EUA.
O país conta com uma enorme variedadeweb superbetrecursos, desde poder naval até tecnologiaweb superbetmísseis, aeronaves e ataques cibernéticos.
Em um conflito aberto, alguns especialistas ocidentais preveem que Taiwan poderia, na melhor das hipóteses, tentar retardar um ataque chinês, impedir um desembarqueweb superbetterra por forças anfíbias chinesas e realizar ataquesweb superbetguerrilha enquanto espera por ajuda externa.
Essa ajuda pode vir dos EUA, que vendem armas para Taiwan.
A políticaweb superbet"ambiguidade estratégica"web superbetWashington tem como objetivo não esclarecer sobre se ou como defenderiam Taiwan no casoweb superbetum ataque.
Diplomaticamente, os EUA aderem à políticaweb superbet"Uma Só China", que reconhece apenas um governo chinês —web superbetPequim — e possuem laços formais com a China, e não com Taiwan.
Masweb superbetvárias ocasiões, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que, no casoweb superbetuma ofensiva chinesa, seu país defenderia Taiwan militarmente.
Em uma entrevistaweb superbetabrilweb superbet2023 ao programa Fareed Zakaria GPS na CNN, o conselheiroweb superbetsegurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou que Biden não mudou a postura americana acercaweb superbetTaiwan e defendeu que a políticaweb superbet"Uma Só China" inclui lidar com tensões.
"Se você começa a analisá-la [a políticaweb superbet'Uma Só China'], vai reconhecer que é sobre lidar com um mundoweb superbettensão interna dentro da política e tentar administrar essas tensõesweb superbetforma efetiva para garantir paz e estabilidade no estreitoweb superbetTaiwan", disse Sullivan.
Por que Taiwan é importante para o resto do mundo?
A economiaweb superbetTaiwan é extremamente importante.
Grande parte dos equipamentos eletrônicos do dia a dia do mundo —web superbettelefones a laptops, relógios e consolesweb superbetjogos — usa chipsweb superbetcomputador fabricadosweb superbetTaiwan.
Uma única empresaweb superbetTaiwan — a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company ou TSMC — domina mais da metade do mercado mundial.
A TSMC é uma "fundição" — uma empresa que fabrica chips projetados por outros clientes, até mesmo militares. É uma indústria que valia quase US$ 100 bilhõesweb superbet2021 (R$ 487 bilhões no câmbio atual).
O povo taiwanês está preocupado?
Apesar das recentes tensões entre China e Taiwan, pesquisas indicam que muitos taiwaneses estão relativamente tranquilos.
Em outubroweb superbet2021, a Fundaçãoweb superbetOpinião Públicaweb superbetTaiwan perguntou às pessoas se elas achavam que haveria uma guerra com a China algum dia.
Quase dois terços (64,3%) responderam que não.
Diferentes pesquisas indicam que a maioria das pessoasweb superbetTaiwan se identifica como taiwanesa.
Pesquisas realizadas pela Universidade Nacionalweb superbetChengchi desde o início da décadaweb superbet1990 indicam que a proporçãoweb superbetpessoas que se identificam como chinesas (ou chinesas e taiwanesas) caiu, e que a maioria das pessoas se considera hoje taiwanesa.
Este texto foi originalmente publicadoweb superbetagostoweb superbet2022 e atualizadoweb superbetalguns trechos.